Complexo Vulcânico de Lisboa

Tópico em 'Sismologia e Vulcanismo' iniciado por inlandsis 8 Fev 2008 às 14:08.

  1. inlandsis

    inlandsis
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Jan 2008
    Mensagens:
    11
    Local:
    lisboa
    Li em alguns sites de geologia que terá existido em remotos milhões de anos, um complexo vulcânico em Lisboa. É vulcanismo muito antigo, ao contrario do vulcanismo mais recente das ilhas, e o terreno já alterou muito desde então.

    Mas ao que parece ainda existem vestígios de chaminés e escoadas tais como o Cabeço de Montachique, a torre da vesueira em Loures ou o Penedo do Lexim, em Sintra.

    Gostava de visitar estes locais,:confused: mas ao que me parece ficam em lugares ermos, alguem me sabe indicar como se pode ir para lá?
     
  2. Luis França

    Luis França
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Mai 2006
    Mensagens:
    1,467
    Local:
    Hades
    Ainda se podem ver filões cruzados na praia do Abano (Guincho), na praia da Ursa (Cabo da Roca), em Negrais. E ainda temos o complexo vulcânico de Benfica que vai até, salvo erro, Mafra e zona Oeste (Óbidos).
    No caso de Lisboa, em Monsanto, seria o cone principal e a cadeia de Monsanto está construída em cima da cratera. No dia em que a dita cadeia começar a abrir rachas e a abater seria um mau sinal. Erupção à vista??

    http://www.georoteiros.pt/georoteir...=Título/nome&ITEM=GLOSSÁRIO&SUBITEM=&pLetra=c

    Se não me engano, existem umas monografias desses complexos da autoria de Galopim de Carvalho com esses estudos. Ou então, procurar no antigo IGM (Instituto Geológico e Mineiro).
     
  3. psm

    psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2007
    Mensagens:
    1,509
    Local:
    estoril ,assafora
    O georoteiros é de facto muito bom, mas não tem tudo lá.vou dar exemplos:a soleira de traquitos em odrinhas(estrada que vai da terrugem para ericeira),são rochas raras em portugal continental;todo o cortejo filoniano que se vê na costa entre oeiras e guincho,vão desde traquibasaltos,microdioritosbasaltos,lamprófiros,etc...;a soleira de riolito em bicesse;as soleiras de montelavar e cabrela são de traquitobasaltos;chaminé vulcanica na praia do guincho(muito pequena de basalto)e muito mais.

    Já lá está no georoteiros, e é muito importante de se ver para compreender o complexo vulcanico de lisboa (já pus um post em sismologia e vulcanogia)a soleira da lomba dos pianos(è complicado de là ir sò para quem conheça bem a regiâo)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. beitez

    beitez
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    4 Mai 2012
    Mensagens:
    1
    Local:
    Lisboa
    Se queres um conselho, vai á praia do guincho e vê os filões básicos que lá existem. É o melhor sitio para veres o CVL. Em Montachique, só se souberes o que estás à procura é que encontras. A Sintra, nunca o fui ver...
     
  5. Zé Carapau

    Zé Carapau
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    23 Mai 2014
    Mensagens:
    46
    Local:
    Galamares
    Vale a pena ver este documentário sobre o complexo vulcânico de Lisboa

     
    #5 Zé Carapau, 8 Jun 2014 às 19:06
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:57
    CptRena gostou disto.
  6. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,049
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    já é velhinho , apesar de um ritmo e locução bem tugas é interessante e quantas destas perolas estão a ganhar pó numa prateleira ou que já desapareceram
     
    CptRena gostou disto.

Partilhar esta Página