Complexo Vulcânico de Lisboa

inlandsis

Cirrus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
11
Local
lisboa
Li em alguns sites de geologia que terá existido em remotos milhões de anos, um complexo vulcânico em Lisboa. É vulcanismo muito antigo, ao contrario do vulcanismo mais recente das ilhas, e o terreno já alterou muito desde então.

Mas ao que parece ainda existem vestígios de chaminés e escoadas tais como o Cabeço de Montachique, a torre da vesueira em Loures ou o Penedo do Lexim, em Sintra.

Gostava de visitar estes locais,:confused: mas ao que me parece ficam em lugares ermos, alguem me sabe indicar como se pode ir para lá?
 


Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Ainda se podem ver filões cruzados na praia do Abano (Guincho), na praia da Ursa (Cabo da Roca), em Negrais. E ainda temos o complexo vulcânico de Benfica que vai até, salvo erro, Mafra e zona Oeste (Óbidos).
No caso de Lisboa, em Monsanto, seria o cone principal e a cadeia de Monsanto está construída em cima da cratera. No dia em que a dita cadeia começar a abrir rachas e a abater seria um mau sinal. Erupção à vista??

http://www.georoteiros.pt/georoteir...=Título/nome&ITEM=GLOSSÁRIO&SUBITEM=&pLetra=c

Se não me engano, existem umas monografias desses complexos da autoria de Galopim de Carvalho com esses estudos. Ou então, procurar no antigo IGM (Instituto Geológico e Mineiro).
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
O georoteiros é de facto muito bom, mas não tem tudo lá.vou dar exemplos:a soleira de traquitos em odrinhas(estrada que vai da terrugem para ericeira),são rochas raras em portugal continental;todo o cortejo filoniano que se vê na costa entre oeiras e guincho,vão desde traquibasaltos,microdioritosbasaltos,lamprófiros,etc...;a soleira de riolito em bicesse;as soleiras de montelavar e cabrela são de traquitobasaltos;chaminé vulcanica na praia do guincho(muito pequena de basalto)e muito mais.

Já lá está no georoteiros, e é muito importante de se ver para compreender o complexo vulcanico de lisboa (já pus um post em sismologia e vulcanogia)a soleira da lomba dos pianos(è complicado de là ir sò para quem conheça bem a regiâo)
 

beitez

Cirrus
Registo
4 Mai 2012
Mensagens
1
Local
Lisboa
Li em alguns sites de geologia que terá existido em remotos milhões de anos, um complexo vulcânico em Lisboa. É vulcanismo muito antigo, ao contrario do vulcanismo mais recente das ilhas, e o terreno já alterou muito desde então.

Mas ao que parece ainda existem vestígios de chaminés e escoadas tais como o Cabeço de Montachique, a torre da vesueira em Loures ou o Penedo do Lexim, em Sintra.

Gostava de visitar estes locais,:confused: mas ao que me parece ficam em lugares ermos, alguem me sabe indicar como se pode ir para lá?

Se queres um conselho, vai á praia do guincho e vê os filões básicos que lá existem. É o melhor sitio para veres o CVL. Em Montachique, só se souberes o que estás à procura é que encontras. A Sintra, nunca o fui ver...