Concurso De Jovens Cientistas 2007

Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
Estou a iniciar o meu segundo tópico aqui no fórum, esperando que tenha algum interesse.

Hoje cheguei a casa, vindo da escola (frequento o 12º ano, de Ciências e Tecnologias), liguei o PC, abri o Outlook Express e vi que tinha um mail. O nome do remetente chamou-me a atenção. Alguém com quem tive que falar ao telefone para pedir uns esclarecimentos, há umas semanas atrás, a propósito da minha participação, em conjunto com mais dois colegas, no Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores 2007.

"O Concurso Jovens Cientistas e Investigadores 2007 destina-se a premiar trabalhos/projectos realizados por jovens estudantes portugueses, com idade compreendida entre os 15 e os 21 anos. Podem ser apresentados trabalhos nas seguintes áreas de estudo : Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciência dos Computadores, Matemática e Química."
(O nosso projecto integra-se no tema Ciências do Ambiente).

Continuando a ler o e-mail, apercebi-me de que o nosso trabalho tinha sido seleccionado para integrar a exposição, no MUSEU DA ELECTRICIDADE, EM LISBOA, NOS DIAS 27 E 28 DE MAIO. Estão todos convidados a aparecer, naturalmente.

Para mais informações sobre o concurso, trabalhos seleccionados(o nosso é o nº47 da actual lista, e tem o título de Condições Ambiente nas Salas de Aula; Níveis Conforto) e programa da exposição/mostra de ciência, vão a: http://www.fjuventude.pt/home_pt.html
e seleccionem a área do consurso jovens cientistas.

Se tiverem um tempinho, no Domingo, dia 27, de tarde, dêm um saltinho por lá!

Continuando a narrativa, mas saltando para o início deste ano lectivo. O 12º tem, actualmente, uma disciplina de nome Área Projecto, na qual os alunos desenvolvem, em grupo, um projecto a executar durante o ano lectivo, em áreas que estejam, de algum modo, relacionadas com a sua carreira. Inicialmente tinha pensado, com mais um colega (que não vai para meteo.) , montar uma estação meteorológica, registar dados devidamente e depois compará-los com as normais mateorológicas e concluir alguma coisita (pouco). Mas depois surgiu a ideia de analizarmos os níveis de conforto nas salas de aula da escola. Fizemos muitas recolhas de temperatura e humidade (com um termohigrógrafo) e ruído sonoro (com um sonómetro analógico), para além de um inquérito aos alunos do secundário, para podermos comparar as opiniões dos colegas com as conclusões a que tínhamos chegado. Assim, pudémos questionar (um pouco) os chamados níveis padrão de conforto (ou talvez tenham outro nome). Segundo as nossas pesquisas, consideram-se confortáveis os seguintes intervalos: 18ºC a 24ºC e 35% a 75% de HR. Para o ruído sonoro, dentro de uma sala de aula, para o bem de todos, os níveis não devem exceder os 55dB (chegámos a obter 70db!:shocking: , o que é uma falta de respeito). Isto é apenas um resumo de breves linhas. Mais tarde, soubémos então da existência do consurso e fizémos uma maratona para fazer os resumos atempadamente e com alguma qualidade, para enviar para o concurso, que terminou a 20 de Abril.
Talvez disponibilize o relatório final do projecto, ou partes dele, se acharem interessante. Para mais informações também podem passar no nosso stand, lá no museu da electricidade, no dia da exposição! Infelizmente não terei disponibilidade para vir aqui ao fórum fazer muitas dissertações sobre o tema, mas tentarei.

E para introdução acho que este texto serve o propósito.

73's(Cumprimentos),
Rui MR.
 


Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Parabens Rui, deves ter feito um excelente trabalho:thumbsup:
O tema foi bem interessante e bem escolhido, de certeza que não há mta investigação sobre isso, foi um trabalho interdisciplinar: juntou a educação à fisica, sociologia, meteo. É deste tipo de trabalhos k eu gosto.
 
Última edição:

Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
Boa noite, de novo.

Vou colocar, no servidor do meu site (http://omac.no-ip.org), amanhã, para consulta de todos, o nosso artigo de uma página, em inglês (deve ter alguns erros, pois foi uma missão diabólica fazer tudo em tão pouco tempo). Para concorrer, fizemos dois resumos de 20 pags cada um (um em inglês, outro em português) e um artigo de 1 pag em inglês, muito sintético.
Foi uma missão impossível porque o nosso trabalho de AP inclui análises detalhadas das duas fases de recolha de dados de temperatura, humidade relativa e ruído sonoro, para além de muitos anexos com dados, e a arte esteve em resumir isso tudo para 10 pags de texto dactilografado e 10 de anexos mais importantes.

Depois coloco aqui o link.

Vou assim divulgando, progressivamente, mais pormenores.


nota - O servidor e, consequentemente, o site OMAC, só funcionam das 9 às 21h, todos os dias, para poupar energia.
 

Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
Bom dia.

Parece que ninguém achou graça ao evento... :sad: (só uma pessoa se manifestou).
Mas estão todos convidados para aparecerem, das 16:30 às 19, no Domingo, dia 27, ou das 14 às 16, na Segunda, dia 28, no Museu da Electricidade, em Lisboa!!! Estarei por lá a representar o meu trabalho(com + 2 colegas), entre mais uns 50 que também serão expostos :D .
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Ok...
É só pra dizer que ficámos com um 2º lugar ex-aequo.

O tópico certamente já não tem interesse. Peço que, em breve, o fechem.

Parabéns! :thumbsup:
Isso foi renhido pelos vistos :hehe:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Ok...
É só pra dizer que ficámos com um 2º lugar ex-aequo.

O tópico certamente já não tem interesse. Peço que, em breve, o fechem.

Parabéns:thumbsup: Os tópicos por cá tem sempre interesse...:D
Bem não fui ao evento porque... moro um pouco longe, só isso:D