Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Daniel tenho sempre uma diferença 1 e 1.5ºc em dias de sol e quentes.
Eu moro num bairro nos limites da cidade virado para sul e a estação do IM fica virada para norte com vista para serra e num alto com um campo de visão de meter inveja e fora da cidade e tem um espaço enorme com residencias para os funcionários.
Mesmo assim ao proximo FS ainda vou por aquilo a 1cm para ver a diferença:thumbsup:

E será que essas diferenças não ocorrem na realidade ?
Será que a tua zona não aquece mesmo dessa forma ?
Não me parecem valores, de todo, descomunais que se ponham imediatamente de parte.
Eu não conheço a zona, mas que tal se confirmasses se a tua zona é mesmo mais quente ?
Seria um trabalho de campo interessante; ultimamente temos feito investigações dessas em estações e vamos continuar/aumentar ainda mais o número de experiências, investigar os possíveis locais mais quentes, mais frios, etc. ;)
 


Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Aqui estao algumas fotos da construçao do meu Radiation Shield:


Foraçao para a colocaçao dos varoes roscados...


Corte do fundo dos pratos...




Pratos apos o corte do fundo...



montagem...

as fotos finais estao com o meu colega,ver se amanha as coloco aqui!!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Convem os pratos ficarem o mais junto possivel.

1 cm no máximo, se ficar mais junto não faz mal nenhum. E estejam descansados que não se coloca o problema da circulação de ar dentro do RS, o ar circula sempre mesmo com os pratos muito juntos.

Acardoso: Grande obra de engenharia. Muito bom.
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Convem os pratos ficarem o mais junto possivel.

1 cm no máximo, se ficar mais junto não faz mal nenhum. E estejam descansados que não se coloca o problema da circulação de ar dentro do RS, o ar circula sempre mesmo com os pratos muito juntos.

Acardoso: Grande obra de engenharia. Muito bom.

obrigado...

eu coloquei 1.5cm...sera por isso que tou a ter valores um pouco altos?
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

obrigado...

eu coloquei 1.5cm...sera por isso que tou a ter valores um pouco altos?

Nada como testar mas mais juntos ficam melhores. 1 regra é de fora do RS não conseguires ver a "camara" onde fica o sensor. Se ainda fores a tempo junta mais os pratos, uma obra de arte dessas merece estar mais "apertadinha".
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Acardoso, o teu RS está uma perfeição ! :w00t:
Parabéns; o corte é rigoroso, a montagem é perfeita, o que realmente irá definir essa fiabilidade irá ser a distância entre os pratos e, o mais importante de tudo, a localização.
De resto, esse trabalho está excelente, parabéns ! ;)
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Acardoso, o teu RS está uma perfeição ! :w00t:
Parabéns; o corte é rigoroso, a montagem é perfeita, o que realmente irá definir essa fiabilidade irá ser a distância entre os pratos e, o mais importante de tudo, a localização.
De resto, esse trabalho está excelente, parabéns ! ;)

obrigado...:thumbsup: pois,vou ter que reduzir a distancia para 1cm entao...e em relaçaom a localizaçao tenh que estudar bem o caso...o que nao esta nada facil!!!
inicialmente tinha td preparad para colocar na antena...mas como estoua obter valores elevados ja nao sei...o que me esta a dificultar a coisa e o comprimento dos cabos,com os 10m nao consigo um bom lugar!!:angry:
tou farto de dar voltas a cabeça:trovao:
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

E será que essas diferenças não ocorrem na realidade ?
Será que a tua zona não aquece mesmo dessa forma ?
Não me parecem valores, de todo, descomunais que se ponham imediatamente de parte.
Eu não conheço a zona, mas que tal se confirmasses se a tua zona é mesmo mais quente ?
Seria um trabalho de campo interessante; ultimamente temos feito investigações dessas em estações e vamos continuar/aumentar ainda mais o número de experiências, investigar os possíveis locais mais quentes, mais frios, etc. ;)

Eu estou a uma cota de 382m mas daqui a 2km fico logo a 200m de cota com vales fundos (falando em altura dia 20 nas lojas do lidl temos um relógio digital com varias funçoes que dá bastante jeito há rapaziada do termómetro:lol:custo 39 aéreos eu vou comprar um )vou admitir que esta zona seja mais quente Daniel em relação há zona do IM,acredito que há zonas da cidade que sejam muito mais que esta onde eu moro isso há de certeza.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Aproveito este tópico para também deixar links úteis para a construção de abrigos, pois para além dos RS, os abrigos também podem ser uma opção a quem tenha espaço e se ajeite com carpintaria. Há de todo o tipo, pequenos, grandes, dos simples aos sofisticados com dupla persiana e chaminé.

DIY Stevenson Screen
This is Set by set on how to Put together a Stevenson Screen

http://www.hereford-weather.co.uk/html/StevensonScreendiy.htm


CONSTRUCCIÓN DE UNA GARITA METEOROLÓGICA
http://www.meteored.com/ram/1600/construccin-de-una-garita-meteorolgica-artesanal/
http://foro.meteored.com/tecnica+in...do+mi+nueva+garita+meteorologica-t9961.0.html


WEATHER SHELTER
Este é um pequeno, embora tenha sido construído para colocar lá dentro um RS Davis, talvez seja uma opção intermédia para meter um sensor e não tenha espaço para abrigos.
http://www.weather.ricksturf.com/shelter.php
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Aquele braço da camisa ás cores é que trabalha bem :D.
Nem tudo é mau, depois de construirmos o Radiation Shield o Acardoso passou a ter min. iguais ás minhas(estamos a uns 2km de distância). Antes os valores dele ficavam sempre 1.5 a 2ºC acima da minha minima, talvez porque o sensor estava encostado à parede da casa e agora com o radiation não o está.
Realmente Acardoso penso que temos de seguir as dicas e reduzir essa distância para 1 cm. Mãos à obra isso tem de ficar impecável ;)
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Boa noite malta...

Como sabem não estou a obter os resultados esperados com o RS...mas tenho andado a procura de um produto qualquer para aplicar nos pratos contra os raios UV, infelizmente não encontro...alguém sabe se existe alguma coisa deste tipo?

Um abraço:thumbsup:
 

Breitling

Cirrus
Registo
13 Abr 2008
Mensagens
44
Local
Espanha
Os problemas destas RS são causados a maioria das vezes pelo próprio prato. Os pratos brancos costumam ser finos, não valem. Você necessita um prato no qual ao olhar à luz através dele não se transparente muito. Se a luz é capaz de traspassá-lo, a radiação solar infravermelha também. Você necessita pratos mais grossos.

A radiação UV pouco tem a ver com o aquecimento do sensor, é a infravermelha a que afeta seu funcionamento, e é a que é preciso bloquear com pratos de seção grossa.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Bom dia

Aqui deixo duas fotos do meu radiation e do Acardoso.

O meu


Apesar de viver num prédio e conseguir por o anemometro na antena do prédio, não tive autorização para colocar mais nada, portanto arranjei esta situação para o sensor. O sensor está isolado da parede com espuma isolante.
O pluviómetro também ficou num sitio porreiro, o problema era mesmo o sensor.


O Radiation do Acardoso :thumbsup:




Estamos a 2 km em linha recta e a diferença nas temperaturas têm sido de 0.1ºC.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
E continua a saga do Radiation Shield.
Construí mais um, este vai ser para ficar cá em Moscavide e será instalado bem alto, no mastro do anemómetro.
Vai servir de unidade comparativa com os dados da Davis e assegurar a continuidade dos dados da estação no caso de surgir algum problema com a recepção do sinal da Davis ou avaria, algo que felizmente nunca aconteceu e espero que nunca aconteça.
Sempre vai ser mais uma unidade de dados ao nosso dispôr e que vai servir para certificar os dados da Davis e observar a relatividade dos dados da temperatura consoante o local.
Os dados convencionais que disponibilizo são sempre os da Davis, pois este «ponto de apoio» apenas servirá para fazer comparações de local para local.



Cá vão algumas fotografias da obra no seu actual estado, ainda antes de ser instalado.









---


Os pratos foram pintados com uma tinta bastante espessa e opaca, para que a opacidade dos pratos seja a maior possível, de modo a construir o melhor RS artesanal feito até hoje nesse aspecto, já que os anteriores não protegiam o sensor da radiação solar tão bem quanto este.


Brevemente notícias da instalação... :D
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
E a instalação já foi feita, com a base do RS a ficar cerca de 2,40m acima do telhado principal. :D

Estou extremamente satisfeito com os resultados, os dados de temperatura em relação à Davis têm sido bastante próximos, com diferenças em torno dos 0,5 ºC e, por vezes, com leituras iguais, tal é a exposição do novo RS.