Converter mm p/ m3 em l p/m2



camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Não. A unidade mm/m^2 não existe. 1 mm corresponde à elevação de uma coluna de água de 1L num metro quadrado. Os cálculos encontram-se bem explicados aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva

meu amigo estas a dar-me razão a medida é estimativa do volume percipitado em mm num metro quadrado portanto mm/m^2 que como já foi referido é igual a 1lt/m^2 então estas a dizer que (http://www.yr.no/place/Germany/Bavaria/Munich/) do instituto metereologica ao apresentar a percipitação em mm esta errado e se li bem é o que esta na wikipedia
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
eu acho que é mm/m^2 todas as estações o usam o ipma usa e cada mm equivale a 1litro

meu amigo estas a dar-me razão a medida é estimativa do volume percipitado em mm num metro quadrado portanto mm/m^2 que como já foi referido é igual a 1lt/m^2 então estas a dizer que (http://www.yr.no/place/Germany/Bavaria/Munich/) do instituto metereologica ao apresentar a percipitação em mm esta errado e se li bem é o que esta na wikipedia

camrov8,

Que confusão!

Se caírem 10mm de precipitação, vais ter 10mm em 1cm^2, 10mm em 1m^2 e 10mm em 1km^2.

Daí a unidade de precipitação ser mm, e não mm/qualquer coisa. Ou seja, a medida da precipitação é feita em altura e não em volume.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
camrov8,

Que confusão!

Se caírem 10mm de precipitação, vais ter 10mm em 1cm^2, 10mm em 1m^2 e 10mm em 1km^2.

Daí a unidade de precipitação ser mm, e não mm/qualquer coisa. Ou seja, a medida da precipitação é feita em altura e não em volume.

Não é confuso e não é qualquer coisa é m^2 não sei onde esta a confusão é um volume por unidade de área voces nem sabem como funciona um higrometro moderno e eles medem volume que cai no reservatorio que tem uma área conhecida
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não é confuso e não é qualquer coisa é m^2 não sei onde esta a confusão é um volume por unidade de área voces nem sabem como funciona um higrometro moderno e eles medem volume que cai no reservatorio que tem uma área conhecida

Higrometro? Estás a falar de precipitação ou de humidade?

Então, tendo em conta que os pluviometros não têm 1m^2 de área, mas 100 ou 200 cm^2, como é que calculas a precipitação?

E já agora, supondo que na cidade do Porto caíram 5mm de precipitação na última hora, o que é que isso significa?
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Higrometro? Estás a falar de precipitação ou de humidade?

Então, tendo em conta que os pluviometros não têm 1m^2 de área, mas 100 ou 200 cm^2, como é que calculas a precipitação?

E já agora, supondo que na cidade do Porto caíram 5mm de precipitação na última hora, o que é que isso significa?

pluviometro (my bad) vou responder o mais claro possivel:
1 não sei as áreas dos pluviometros mas digamos que 1dm^2 para facilitar se cair 1mm é 1mm/m^2 ,Km^2 o que for. o nosso pluviometro é 100 vezes menor que 1m^2 no nosso equipamento caiu 0.01lts (área = l*l*l= 1*1*0.01) isto vezes 100 e 1lt portanto 1lt/m^2.
2 significa que no espaço de uma hora cairam 5mm/m^2 ou 5 litros numa hora num ano o Porto recebe perto de 1200mm ou 1.2m^3 ou 1000lts.
se continuas com duvidas avisa mas acho elocidativo
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
2 significa que no espaço de uma hora cairam 5mm/m^2 ou 5 litros numa hora num ano o Porto recebe perto de 1200mm ou 1.2m^3 ou 1000lts.
se continuas com duvidas avisa mas acho elocidativo

Era exactamente aqui que eu queria que chegasses.

Se numa hora caírem 5mm na cidade do Porto, não significa que caíram 5 litros no Porto.
Se o Porto tiver uma área de 40km^2, cinco litros nesses espaço todo nem dá para uns borrifos. :p

Daí a precipitação ser medida em altura. (milímetros).
E porquê?

Imagina que tens, lado a lado, um dado com 1cm2 de superficie; uma caixa com 200cm2 e uma piscina com 150m2.
Nesse mesmo lugar tens um pluviometro que registou 5mm. O que é que isso significa?
Significa que se pegares numa régua, verás que a água no dado está a meia altura (0,5cm = 5mm), que a caixa tem 5mm de altura de água, e a piscina também tem 5mm de altura de água.

No entanto, o dado terá 5ml de água (0,005L), a caixa 100ml de água (0,1L) e a piscina 750 litros de água.

Agora imagina quantos litros de água são 5mm na cidade do Porto (~40km^2).
Ou os tais 1200mm de que falas. eheh!

Isto só para reforçar o porquê da unidade de precipitação ser em milimetros (mm) e não outra qualquer.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Era exactamente aqui que eu queria que chegasses.

Se numa hora caírem 5mm na cidade do Porto, não significa que caíram 5 litros no Porto.
Se o Porto tiver uma área de 40km^2, cinco litros nesses espaço todo nem dá para uns borrifos. :p

Daí a precipitação ser medida em altura. (milímetros).
E porquê?

Imagina que tens, lado a lado, um dado com 1cm2 de superficie; uma caixa com 200cm2 e uma piscina com 150m2.
Nesse mesmo lugar tens um pluviometro que registou 5mm. O que é que isso significa?
Significa que se pegares numa régua, verás que a água no dado está a meia altura (0,5cm = 5mm), que a caixa tem 5mm de altura de água, e a piscina também tem 5mm de altura de água.

No entanto, o dado terá 5ml de água (0,005L), a caixa 100ml de água (0,1L) e a piscina 750 litros de água.

Agora imagina quantos litros de água são 5mm na cidade do Porto (~40km^2).
Ou os tais 1200mm de que falas. eheh!

Isto só para reforçar o porquê da unidade de precipitação ser em milimetros (mm) e não outra qualquer.

é 5lt/m^2 por hora, mas olha pelo o que dizes a altura tambem não serve pelo facto de, na cedofeita pode cair 1mm e na baixa 2mm. Usa-se o metro quadrado como amostra, tipo nas eleições com a previsões é impossivel perguntar a toda a gente em quem vai votar por isso analisam uma população representativa e extrepolam para o país, na chuva é igual nunca se sabe o valor exacto em todos os m^2 da cidade eles medem 1mt^2 e fazem uma extrapolação com erros isso acontece muito em ciência uma vez que impossivel fazer tais medições eu sei doque falo pois estudei nessa área.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
é 5lt/m^2 por hora, mas olha pelo o que dizes a altura tambem não serve pelo facto de, na cedofeita pode cair 1mm e na baixa 2mm. Usa-se o metro quadrado como amostra, tipo nas eleições com a previsões é impossivel perguntar a toda a gente em quem vai votar por isso analisam uma população representativa e extrepolam para o país, na chuva é igual nunca se sabe o valor exacto em todos os m^2 da cidade eles medem 1mt^2 e fazem uma extrapolação com erros isso acontece muito em ciência uma vez que impossivel fazer tais medições eu sei doque falo pois estudei nessa área.

Nesse caso tens 5l naquele metro quadro. Porque no metro quadrado ao lado já só caíram 4,99l.

A unidade de medida de precipitação é o milimetro, como te disse e expliquei.
Aliás, em lado nenhum vês l/m^2. E mm^m2 = mm^km2 = mm^cm2 = ... etc
É uma norma internacional.

Ah, e não é por hora, é numa hora. Se fosse por hora, o que tinhas era uma taxa e não um acumulado.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Nesse caso tens 5l naquele metro quadro. Porque no metro quadrado ao lado já só caíram 4,99l.

A unidade de medida de precipitação é o milimetro, como te disse e expliquei.
Aliás, em lado nenhum vês l/m^2. E mm^m2 = mm^km2 = mm^cm2 = ... etc
É uma norma internacional.

Ah, e não é por hora, é numa hora. Se fosse por hora, o que tinhas era uma taxa e não um acumulado.

e e na rua ao lado pode nem cair nada e como sabes que é 5 mm como os medes?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
ok pelo que estou a ver a tua duvida tem a ver com escala as unidades são sempre corrigidas , olha a densidade da água 1kg/litro tambem pode ser 1g/mml

Eheh! No que diz respeito a esta matéria, não tenho dúvidas.

Sobre a tua comparação: 1l = 1dm3.
Se fores comprar uma garrafa de 1,5l de água, pedes uma garrafa de 1,5dm^3?
E os pacotes de leite, também são aos dm^3?


e e na rua ao lado pode nem cair nada e como sabes que é 5 mm como os medes?

Medes com um pluviometro. Que pode muito bem ser este:

konn.png
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Eheh! No que diz respeito a esta matéria, não tenho dúvidas.

Sobre a tua comparação: 1l = 1dm3.
Se fores comprar uma garrafa de 1,5l de água, pedes uma garrafa de 1,5dm^3?
E os pacotes de leite, também são aos dm^3?




Medes com um pluviometro. Que pode muito bem ser este:

konn.png

Posso porque são a mesma coisa e não compras coisas com 1000ml é um litro
já vi admito que são medidas mais usadas em laboratorio e não tanto no dia a dia mas o pluviometro que mostras da-me razão pois eles teem medidas padrão http://en.wikipedia.org/wiki/Rain_gauge para poderem ser comparados o facto de não aparecer m^2 nas leituras é por ser uma medida fixa não muda so o volume que cai e como convertes em mm num pluviometro que mede a massa da água percipitada