Criado LED 100% eficiente

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Rog 20 Abr 2007 às 12:07.

  1. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Criada a lâmpada perfeita, um LED com 100% de eficiência

    Cientistas da Universidade do Arizona, Estados Unidos, afirmaram ter conseguido criar um LED orgânico que apresenta 100% de eficiência quântica. Isso significa que cada elétron que entra no dispositivo gera um fóton. É algo como a "lâmpada perfeita".

    Ao invés de desenvolver novas arquiteturas, a equipe do Dr. Ghassan Jabbour optou pela simplicidade no projeto e na sintetização dos materiais que emitem luz. O novo LED apresenta uma estrutura muito mais simples do que outros dispositivos do mesmo tipo já feitos em escala de laboratório.

    Lâmpada mais eficiente do mundo

    "Não há desperdício de eletricidade," diz Jabbour. "Toda a corrente que você injeta no dispositivo é utilizada para gerar luz. É a primeira vez que algo desse tipo é demonstrado. Ninguém havia demonstrado uma eficiência quântica interna de 100 por cento em dispositivos de iluminação utilizando um único dopante molecular para emitir luz branca."

    A grande vantagem dos LEDs orgânicos é justamente a simplicidade de fabricação, o que significa que eles potencialmente chegarão ao mercado custando muito menos. Essa vantagem ganha um novo impulso com a simplicidade do material sintetizado agora.

    O novo LED com 100% de eficiência ainda está em fase inicial de pesquisas e não há previsão de quando ele deverá chegar ao mercado.

    Fonte: Inovação Tecnológica
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. Z13

    Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    2,870
    Local:
    Bragança - 690m
    :thumbsup:

    Sabendo que os LED's têm uma durabilidade bem acima das lâmpadas incandescentes e mesmo das fluorescentes, só podemos aguardar com satisfação a utilização em massa dessa tecnologia!;)

    Vamos ver é como os fabricantes de lâmpadas vão reagir!!! Nenhum fabricante gosta que o seu produto dure eternamente!:lmao:
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página