Dados

CSAB

Cirrus
Registo
7 Abr 2010
Mensagens
11
Local
lisboa
Boa tarde.
Necessito saber os seguintes dados, para um trabalho escolar:
1) altitude minima de portugal
2) area de portugal que esta 300metros acima dessa altitude
3) quantidade de chuva que cai por ano nessa area

Alguem me pode ajudar, por favor?
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Boas,

Estou a trabalhar num projecto de oceanografia que estuda a pluma do Rio Douro. Nesta fase, preciso de estudar a sua variabilidade com o vento. O IM tem esses dados, mas infelizmente cobram-nos. Assim, se alguém com uma estação amadora me puder fornecer intensidades e direcções do vento em certos dias com um grau razoável de fiabilidade, agradecia imenso. De preferência alguém do litoral norte...

Cumps
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas,

Estou a trabalhar num projecto de oceanografia que estuda a pluma do Rio Douro. Nesta fase, preciso de estudar a sua variabilidade com o vento. O IM tem esses dados, mas infelizmente cobram-nos. Assim, se alguém com uma estação amadora me puder fornecer intensidades e direcções do vento em certos dias com um grau razoável de fiabilidade, agradecia imenso. De preferência alguém do litoral norte...

Cumps

Estudo interessante..já vi umas modelações acerca da pluma de aguas doces no estuario do Douro, e achei interessante o facto do rio ser "poderoso" o suficiente para ejectar a água doce varios km´s mar adentro, especialmente em regime de cheia, quando chega a contrariar o fluxo de enchente:)
Dados sobre o vento na zona só mesmo os do joão soares, de gaia ( suponho que ele tenha anemo. e vane..:unsure:), mas ele anda offline devido a problemas com o pc.
:thumbsup:

PS- agora lembrei-me!
Tens a estação, muito fiavel, do ISEP: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPORTUGA71
na página tens tambem um mapa onde podes ver todas as amadoras da area metropolitana do porto :)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Muito obrigado Stormy, esse site é realmente muito útil e assim consigo retirar dados do vento pelo menos este ano (ainda não estive à procura a ver se encontrava mais anos). E uma boa parte das grandes plumas do Douro que encontrei na última década são deste ano. A primeira quinzena de Abril, quando houve aqueles dias limpos de nuvens, foi muito rica em grandes imagens de satélite, com plumas que ultrapassam seguramente os 100 km de comprimento!

Naturalmente, também tive de retirar dados dos caudais do Douro, mas isso foi fácil pois estão bem disponiveis no Snirh. Com o vento tenho tido mais dificuldades, e estar a pagar ao IM...

Se quiseres posso-te enviar por e-mail algumas das melhores imagens, é só pedir.

Um abraço