Detector de Trovoada - blitzortung



Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Depende... :) do sistema que queres construir, mas uma resposta genérica à tua pergunta está uns tópicos atrás (página 3).
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Eis alguns dados dos dois primeiros dias de funcionamento com uma E-field de 15cm. Que acham os mais experientes?

Station Cercal, Cadaval (Portugal)
◾Record longtime data since: 2014-06-20 17:16:10 UTC
◾Strokes detected: 11,669
◾Station active: 2.1 days
◾Station inactive: 0.0 days (0.7 hours without GPS)
◾Max stroke count per hour: 616
◾Minimum distance: 30.8km
◾Maximum distance: 4,933.3km
◾Signals detected: 1,317,549
◾Stroke ratio: 32.6%
◾Locating ratio: 0.9%
◾Max signal count per hour: 36,200
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Curiosamente a vossa rede de detetores não apanhou quase nenhum raio em terra, ou melhor no site http://www.lightningmaps.org/realtime?lang=en& só apareceu um raio em Terra se não me engano. O que se passou?


Refiro-me às trovoadas desta madrugada na zona de Lisboa e Setúbal.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não sei se os contactos do ecobcg permitem suportar uma máquina destas ali por Lagoa (Algarve). Pelo tráfego atmosférico intenso dos últimos anos, até se justificava.

A RTA não vale a pena... a estação já há muito tempo que deixou de funcionar.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Tenho uma duvida, este sistema ainda não apanha os raios todos que ocorrem em Portugal pois não? Pergunto isso porque aqui em Bragança ouviram-se alguns trovões há cerca de 1h e eles não apareceram no mapa. A cobertura ainda não é suficiente, ou o sistema só apanha os raios mais potentes?
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Tenho uma duvida, este sistema ainda não apanha os raios todos que ocorrem em Portugal pois não? Pergunto isso porque aqui em Bragança ouviram-se alguns trovões há cerca de 1h e eles não apareceram no mapa. A cobertura ainda não é suficiente, ou o sistema só apanha os raios mais potentes?

Só se consegue os mais fortes pois são precisos 8 detectores para validar, os alemães tem dezenas de detectores consegue os mais fracos, mas neste momento já apanhamos muita coisa, o que a poucos meses atrás era impossível termos o que temos agora.

Agora se tivesse-mos mais detectores era o ideal, alguns a norte e a sul, o centro ja esta a ficar bem servido :D e se depois os nossos amigos espanhóis meterem mais, ficávamos todos muito bem servidos.

Abc
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Só se consegue os mais fortes pois são precisos 8 detectores para validar, os alemães tem dezenas de detectores consegue os mais fracos, mas neste momento já apanhamos muita coisa, o que a poucos meses atrás era impossível termos o que temos agora.

Agora se tivesse-mos mais detectores era o ideal, alguns a norte e a sul, o centro ja esta a ficar bem servido :D e se depois os nossos amigos espanhóis meterem mais, ficávamos todos muito bem servidos.

Abc

Pois bem me parecia que só apanhavam as mais fortes, é pena que Espanha seja um "deserto" ao nível de detectores. :(

A tendência deve ser para um aumento do nível de estações e dentro de algum tempo não se vai deixar escapar nenhuma descarga eléctrica. ;)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Só se consegue os mais fortes pois são precisos 8 detectores para validar, os alemães tem dezenas de detectores consegue os mais fracos, mas neste momento já apanhamos muita coisa, o que a poucos meses atrás era impossível termos o que temos agora.

Agora se tivesse-mos mais detectores era o ideal, alguns a norte e a sul, o centro ja esta a ficar bem servido :D e se depois os nossos amigos espanhóis meterem mais, ficávamos todos muito bem servidos.

Abc

Agora sim!!! :D

Capturar_zps56e3812f.jpg



É impressionante a rapidez! Poucos segundos depois do relâmpago aparece logo no site. :thumbsup:

Está a apanhar apenas os mais fortes, cerca de 1/4 dos raios, mas com mais alguns detectores e ficava no ponto! :)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Pois bem me parecia que só apanhavam as mais fortes, é pena que Espanha seja um "deserto" ao nível de detectores.

Estou nisto hà muito pouco tempo, mas já deu para reparar, e com grande surpresa, que Espanha é realmente um deserto em termos de detectores. Apenas 8 registados para um país daquele tamanho. O pessoal de lá está a trabalhar pouco na divulgação do sistema em fóruns, comunidades de radio-amadores, etc, etc.
Parece-me que para a deteção de trovoadas em Portugal, dava bastante jeito mais umas estações lá pelas terras de sua majestade, o Rei Felipe, pois as deles são maioritariamente detectadas pelos nossos detectores em conjunto com os dos franceses.

Por cá acredito que possam vir a surgir ainda mais umas quantas... especialmente se vir a ser posssível entregarem os kits já montados.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Agora sim!!! :D


É impressionante a rapidez! Poucos segundos depois do relâmpago aparece logo no site. :thumbsup:

Está a apanhar apenas os mais fortes, cerca de 1/4 dos raios, mas com mais alguns detectores e ficava no ponto! :)

Esta rede é realmente impressionante. O que o trabalho conjunto consegue fazer... já diz o ditado: A união faz a força
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e MSantos

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não sei se os contactos do ecobcg permitem suportar uma máquina destas ali por Lagoa (Algarve). Pelo tráfego atmosférico intenso dos últimos anos, até se justificava.

A RTA não vale a pena... a estação já há muito tempo que deixou de funcionar.

Está nos planos...:D Estou em fase de convencer quem de direito... e arranjar a verba necessária... Depois dou novidades...;) Não sei é se avance para o litoral (Carvoeiro) ou para o Sitio das Fontes... 6km também não deve ter muita influência... o que acham?