Detector de Trovoadas (faça você mesmo)

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Ola pessoal,

Alguém já ouviu falar deste detector de trovoada?

Link

Fica por cerca de 60€, tem um site onde se junta toda a informação e se consegue fazer a triangulação dos dados, dando o local exacto dos mesmo. Pelo sul da Europa só temos um equipamento em Espanha, no norte da Europa esta bem cheio deles.

Link para site com os dados on-line : http://www.blitzortung.org/DF/Webpages/

O que tem a dizer disto????? ;)
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Achado interessante. Quando vi o tópico pensei que fosse daqueles normais cujos circuitos "caseiros" já tinha visto, mas este é para injectar o som no PC e permite depois fazer triangulações em rede.

A fiabilidade não deve ser muita, afinal isto funciona apenas com o sinal a ser analisado pela placa de som do PC. Mas se calhar com muitas "engenhocas" destas espalhadas pelo país daria para fazer boas triangulações. Certamente que não substitui um equipamento profissional tipo Boltek mas pelo baixo custo seria muito mais fácil construir uma rede para triangulações, pois com os boltek duvido que a médio/longo prazo haja muita gente em Portugal a investir num ptofissional dado o custo elevado do mesmo.

Vou pedir a opinião de algumas pessoas sobre os componentes eléctrónicos e tentar arranjar testemunhos práticos de quem tem isto construído.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Algumas fotos das montagens que encontrei:

lrelectronics1te0.jpg

lrelectronics3xq6.jpg

antenne1rg3.jpg

antenne2ih8.jpg

http://www.calahonda-info.net/blitze/


antenna2xl8.jpg

amp1np0.jpg

http://users.edpnet.be/DanielV37/Detecteur3/



A placa e componentes eléctronicos do amplificador (para comprar feito ou fazer):
http://members.home.nl/fkooiman/lightning/Manuals/LightningRadarSystem.pdf
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
boas

já tinha visto esta página quando encontrei o blitzortung e fiquei também de tentar construir um, mas o projecto está na gaveta por não ser assim tão simples de construir.

tenho notado também desde que temos o nosso strikealert, que a afinação de qualquer aparelho que detecte trovoada tem de ser o mais perfeito possível, posso dizer que por exemplo se ligar o carro o strikalert apita e diz que está a trovejar mesmo sobre a minha cabeça :D se ligar uma ficha a tomada e ela der faisca o detector apita tal é a sensibilidade do aparelho.

mas é sempre de tentar.

abraços
 

Breitling

Cirrus
Registo
13 Abr 2008
Mensagens
44
Local
Espanha
Desculpem meu mal português....

O projeto Lightning Radar tem cada vez mais seguidores no mundo inteiro. Não são necessários conhecimentos em eletrônica, mas se se têm ajudam bastante para fazer a posta a ponto. Faz falta também saber soldar componentes eletrônicos em uma placa, assim como fazer pequenos você ajuste. O detector além disso necessita um PC com cartão de áudio e um software especial gratuito.

Um só detector não é capaz de determinar a posição das descargas elétricas (Boltek sim o há, mesmo que com alguns erros na distância). Fazem falta duas estações bem separadas para poder determinar o lugar das descargas. Este detector tem como vantagem que pode usar estações muito distantes entre si. A dia de hoje se estão fazendo provas entre detectores na Europa e a Nova Zelândia, conseguindo detectar raios na Austrália e Indonésia. Contra se pode dizer que para que funcione, ambas estações devem estar em contato direto para intercambiar dados. Se não há contato não há triangulação.

A vantagem de poder usar estações muito distantes não é tal se se leva em conta que em muitas ocasiões os sinais recebidas são de você rebata na ionosfera, por isso as distâncias não é possível calcular bem se não é com uma terceira estação.

No entanto, o sob preço para sua construção faz com que cada vez existam mais, proporciona um bom entretenimento. Acho sinceramente que Boltek dá mais precisão e menor margem de erro, mesmo que o custo seja mais elevado.
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Desculpem meu mal português....

Acho sinceramente que Boltek dá mais precisão e menor margem de erro, mesmo que o custo seja mais elevado.

boas

nem mais, para ter mais vale ter um em condições, estou de acordo.

mas a afinação vai sempre ser um problema, mesmo fazendo a tal triangulação das antenas, dados.

estamos a falar de que margem de erro? com o sistema boltek

abraços
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Breitling, obviamente que o equipamento profissional Boltek deve ser muito melhor, mas a pergunta que coloco, será que se tivermos 5, 6, 7 ou 8 sensores destes "amadores" a fiabilidade não acabará por ser superior do que ter por exemplo apenas um ou dois Boltek ? O que achas ?


PS: Se tiveres problemas ou se te der demasiado trabalho escrever em português, escreve em castelhano, nós compreendemos perfeitamente. Ou então se souberes escreve em galego, do verdadeiro, porque dizem que esse é mais português do que o nosso português, portanto melhor ainda :D Estou a brincar, escreve conforme te dê menos trabalho que nós entendemos.
 

Breitling

Cirrus
Registo
13 Abr 2008
Mensagens
44
Local
Espanha
estamos a falar de que margem de erro? com o sistema boltek

O problema de construir um detector por um mesmo é que se podem cometer muitos erros. Por exemplo: que ambos laços não estejam bem alinhados a 90º, que o material (cabos, componentes, etc) não sejam de qualidade, permitindo que entrem interferências ao sistema. Boltek dá isto resolvido, com as tolerâncias exigidas em fábrica.

Boltek dá um erro em direção de 1 grau. Em distância depende muito das condições, pode ser de até 150 km. Por isso o melhor é sempre triangular dois ou mais detectores. Aqui você tem um exemplo:

storm4.jpg
 

Breitling

Cirrus
Registo
13 Abr 2008
Mensagens
44
Local
Espanha
Breitling, obviamente que o equipamento profissional Boltek deve ser muito melhor, mas a pergunta que coloco, será que se tivermos 5, 6, 7 ou 8 sensores destes "amadores" a fiabilidade não acabará por ser superior do que ter por exemplo apenas um ou dois Boltek ? O que achas ?

Sim claro, quantos mais melhor, mas levando em conta as limitações que expus no post anterior. Se você tem 10 detectores construídos com defeitos, será muito pior que ter dois ou três Boltek.

De todas formas não quero dizer que o sistema Lightning Radar seja mau. Ao invés, se se tem a destreza adequada, seguro que por pouco dinheiro se pode ter muita diversão construyéndolo, ajustándolo e fazendo com que funcione adequadamente.
 

Breitling

Cirrus
Registo
13 Abr 2008
Mensagens
44
Local
Espanha
E o projecto do meteoclimatic já é publico? Qual o link para vermos o mapa que colocas-te? Quantos Boltek estão a ser utilizados agora?

Não, ainda não é público. Temos alguns problemas quando aparecem intersecções múltiplas. Estamos trabalhando nisso, assim como na detecção de raios individuais, muito parecido ao que teneis vós no IM.

Agora mesmo temos 8 detectores na rede, distribuídos da seguinte forma:

detectores.jpg
 

Breitling

Cirrus
Registo
13 Abr 2008
Mensagens
44
Local
Espanha
Graças Hotspot, tentamos falar com ele em várias ocasiões, mas não obtemos nenhuma resposta. É uma pena dado que está em uma localização perfeita para cobrir a zona centro da Espanha e Portugal.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Já "matei" a cabeça a pensar nisto :confused:.

Penso nisto como se fosse uma maratona: Tenho tudo para chegar ao fim, mas aquando da partida os pés estão atados ao chão.
Por outras palavras, já pensei em tudo, as triangulações, um bom dispositivo mais programação para fazer o calculo das distâncias, etc... mas há um problema. Sempre que me imagino a fazer isto (triangulação) no "meio" de uma trovoada, surgem perguntas ás quais não tenho resposta: será que estão todos a "retirar" dados do mesmo trovão que eu? No meio de tantos trovões, como dar atenção a um ou dois?

Estes são os problemas que me têm prendido...

Qualquer incentivo é bem vindo :D.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Ressuscitando este tópico.

Entretanto o sistema blitzortung já evoluiu bastante e agora já existe um equipamento que envia dados sem necessidade de PC.

Tudo custa cerca de 180 EUR. O que continua a ser chato é que a montagem (incluindo soldar componentes) tem que ser feita por quem adquire o equipamento.

Mais info:

http://www.blitzortung.org/Webpages/index.php?lang=en&page=2&subpage_0=13

A precisão já é muito aceitável para a península ibérica mas podia ser excelente com a instalação de alguns detetores por cá.

Vou pensar no assunto :D