Dicas Actividade Convectiva

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Como somos só ainda dois poder-seá ficar por aqui
As variáveis de análise acima mencionados terãó de ter mais ou menos os seguintes valores:

SBCAPE ( Surface Based Convective Available Potential Energy ):
>500j/kg - atmosfera instável (>1000j/kg - atmosfera extremamente instável) - quanto mais alto este valor for maior energia potencial existe para uma actividade convectiva.
CAPE é essencialmente importante quando uma determinada massa de ar é capaz de atingir o LFC (Level free Convection) que não é mais do que o preimeiro nível um área na atmosfera, onde o aumento da temperatura dessa massa de ar é superior ao da área envolvente, isto significa que essa parcela de massa de ar é livre para continuar a subir (pq é mais quente que o ar em redor) sem a necessidade de existir alimentação de energia proveniente de outras fontes.
http://img92.imageshack.us/img92/768...dinglfc9bk.gif
SBCAPE é o CAPE que é calculado pelas cartas da wetterzentrale por exemplo, e existem outros tipos de CAPE incluindo MLCAPE and DCAPE.

Lifted Index: -2C (>-5C)
LI como melhor terminologia é uma variável bastante complexa mas, é essencialmente derivada da conjunção da quantidade de humidade a baixo nível, que geralmente é acompanhada pela sondagem atmosférica do CAPE.
Um valor negativo do LI indica a potencialidade de actividade convectiva, poderemo ter como ponto de partida -2C actividade significativa, para baixo de -5C representaria uma instabilidade extrema.

Boas Mário