Diversidade climática em Espanha

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2010

jajajajaja + jajajajajaja tu que vivies a 600km me vas a decir a mi lo que pasa aqui jajajaja por favor....en fin sigue con tus cuentos.
Cualquiera esta invitado a venir en invierno aqui.


No lo digo yo, :lmao: lo dice AEMET:

http://www.aemet.es/es/elclima/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?k=cle

Segovia 1005 metros 4,0ºC

Avila 1130 metros 2,8ºC

Navacerrada a 1894 metros -0,6ºC
http://www.aemet.es/es/elclima/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?l=2462&k=mad

Nao ha nada igual de quente no resto de Europa. O mellor nalguma estaçao de Sicilia ou Creta muito mal situada podese atopar algo assim.
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Re: Seguimento Europa 2010

Es lo último que diré sobre este tema:

TODOS, ABSOLUTAMENTE TODOS LOS DATOS QUE HE OFRECIDO EN MIS ÚLTIMAS INTERVENCIONES SON DATOS OFICIALES DE AEMET. Las dos fuentes que he utilizado son :

- 1. ftp://ftpdatos.aemet.es/series_climatologicas/ Para el caso de los días inferiores a -4,5 ºC en la última década

- 2. Libro (o publicación, como se prefiera) oficial de la Consejería de Medio Ambiente de la Comunidad Autónoma de Madrid en colaboración con el Ministerio de Medio Ambiente y AEMET sobre la climatología de la región madrileña, para todo lo demás. No hay enlace porque es un libro y NO ESTÁ ONLINE. El libro es más que grueso y tiene más información oficial que cualquiera de las webs que uno se pueda imaginar habidas y por haber de la región madrileña y su entorno. Ya he ofrecido imágenes del mismo para garantizar la veracidad de mis palabras. Si alguien no se lo cree, ya sabe...

Punto y Final

P.D.1: Madrid NO es una ciudad fría (al menos yo no lo considero) y sus estaciones van, en función de su localización exacta y de la mayor o menor influencia de la isla de calor, en temperaturas medias del mes más frío de unos 4 ºC (en Puerta de Hierro) a unos 6 ºC (en Retiro). Pero sí es una ciudad que puede sorprender a cualquiera. Este pasado invierno sin ir más lejos en el barrio madrileño de Sanchinarro (donde resido algunas temporadas) hubo 8 nevadas que cuajaron en el suelo y la nieve duró cubriendo el suelo de parques y jardines (de los otros lados la quitan) no menos de 15 días (en los barrios más céntricos no dura tanto). De otras zonas de la Comunidad mejor ni hablo, ni de Algete (que aumenta esas últimas cifras con creces), y menos aún de mi pueblo. Por cierto, definir la frialdad de un sitio por lo que nieva es un ERROR, ya que hay multitud de lugares en el planeta absolutamente gélidos pero también muy secos en que nieva poquísimo.

P.D. 2: Lo que ha pasado estos días hasta el momento en Iberia NO es una ola de frío, pero ni de lejos, vamos. Hablemos con propiedad que cada vez parace esto más un medio de comunicación sensacionalista que hace noticia de lo no noticiable.

P.D.3: Los datos climatológicos que ofrece AEMET en su web NO SON SUFICIENTES para definir el clima de región alguna (y menos en un país de la variedad de España incluso a escala muy local, como ha quedado plenamente constatado). Son pocos, y encima muchos de ellos poco a nada representativos de la generalidad del territorio en que se encuentran (más allá de los 5 m2 que SÍ puede representar con claridad). No es ningún secreto que las estaciones de Ávila, Soria, Segovia... están colocadas en los peores sitios posibles y que un cambio de ubicación mínimo de la estación de referencia generaría una diferencia muy grande (eso ya ha sucedido como hemos explicado. Véase el caso de Ávila que ya he comentado en anteriores posts con sus -27,6 ºC en la estación de Ávila "Aerodromo" ya desaparecida) El día que ofrezcan online en su web los datos de TODAS las estaciones y series climatológicas de que disponen en la gran red que tienen empezaré a cambiar de opinión (incluyendo las series de las estaciones desaparecidas y las series y estaciones de los restantes organismos oficiales, claro está), y ahí más de uno se llevará una sorpresa. Ah, y vuelvo a insistir CADA ESTACIÓN SE REPRESENTA A SÍ MISMA Y A NINGÚN LUGAR MÁS. Todo esto está suficientemente explicado con datos y pruebas por parte de unos cuantos foreros (no sólo yo). No intervendré más en este sentido ni en esta ridícula discusión con un absoluto lego en la materia.

Feliz Navidad
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Re: Seguimento Europa 2010

Uno de esos sitios de Iberia en que nieva una miseria cuando hay una entradita de norte y en que apenas dura la nieve...Roncesvalles (950 m). Fonte: forero danielrojillo223 http://www.climaynievepirineos.com/foro/viewtopic.php?t=2092

Un coche

burguete81foro.jpg


burguete108foro.jpg


burguete129foro.jpg


burguete130foro.jpg



A 920 m más al sur

burguete29foro.jpg



Burguete (850 m)

burguete150foro.jpg



No demasiado lejos (también en Navarra), en Remendía (1093 m) están a las 21:00 (hora portuguesa) con -12,2 ºC. Es un dato oficial de MeteoNavarra.
 

Snark

Cumulus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
181
Local
Villalba (Madrid 917mtr 60.000habitantes)
Re: Seguimento Europa 2010

Que ridiculo comparaçao. Belgrado está a 100 metros de altitude. Segóvia Ávila e Soria para mais de 1000 metros. E ainda assim Belgrado é muito mais fria que qualquer das tres :).

O mesmo para Snjeka. A 1000 metros è muito mais fria que Navacerrada a quase 2000.

E isso que o Inverno está a ser mais temperado do que o normal pelos Balcãs.

jeje tardaste en contestar amigo Galego! jeje voy a tomar un reloj para ver el tiempo que tardas en mostrar el clima español como si de marruecos hablaramos.

Quizás se te olvida decir que Serbia es un continente y España y Portugal es una Peninsula que está casi pegada con áfrica....
Pero no lo has visto amigo, no has visto lo que tanto te gusta ver?

17,2º en diciembre a 1000 metros!!!! en Serbia, en un continente con un congelador muy cerca.

Un detalle que quizás olvidas, El Puerto de Navacerrada está a 1800 metros no 2000 metros. Amigo...faltaste al colegio de geografía de niño?
Un saludo Ferreiro.

Mirar esto es Irlanda a nivel del mar....el mar congelado!

http://foro.meteored.com/meteorologia+general/10ordmc+a+nivel+del+mar+en+galway+isla+de+irlanda-t127733.0.html
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2010

17ºC em Dezembro a 1000 metros na Sérvia. Parece certo. Mas compensados por muitos dias com temperaturas máximas de -7º C -6º C ou -5ºC. O final a média do mês de dezembro ou janeiro en Servia a 1000 metros fica muito abaixo de 0ºC. Na Espanha os 19º C deste Dezembro em Ávila e Segóvia somente se compensam com temperaturas máximas de 1º C 2º C a 3ºC
http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=08213&ano=2010&mes=12&day=25&hora=18&min=0&ndays=30

Por isso, a média de Ávila e Segóvia e Navacerrada é tão alta. Não o digo eu. O diz AEMET. Segovia 4º C em Janeiro 5,1ºC en dezembro!!!!!!
http://www.aemet.es/es/elclima/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?l=2465&k=cle

Navacerrada está a 1894 metros. Por isso disse quase 2000 metros
http://www.aemet.es/es/elclima/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?k=mad

Como dizemos na minha terra. De onde não há não se pode tirar (sacar).

Tudo isso abúrrelle aos nossos vizinhos.
Deixai as comparações ridiculas com a Europa. Espanha sempre vai sair perdendo.
 

Snark

Cumulus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
181
Local
Villalba (Madrid 917mtr 60.000habitantes)
Re: Seguimento Europa 2010

Sabes una cosa Ferreiro 1+1=2, me aburres ya bastante con tus cosas. Pienso que eres un troll que solo se ha metido en este foro para molestar a los españoles, no te veo en el foro de meteorología español diciendo estas cosas...por qué será?
Además hablas por los portugueses del foro, aquí ningún compañero portugués dice nada, eres tú la única persona que está todo el rato molestando y diciendo cosas estúpidas que solo demuestra tu poco conocimiento sobre el clima y la meteorología.


Temperatura actual en Villalba (60.000 habitantes, Madrid, 900msnm): -3,7º
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2010

Uno de esos sitios de Iberia en que nieva una miseria cuando hay una entradita de norte y en que apenas dura la nieve...Roncesvalles (950 m).
No demasiado lejos (también en Navarra), en Remendía (1093 m) están a las 21:00 (hora portuguesa) con -12,2 ºC. Es un dato oficial de MeteoNavarra.

Não conhecia essa estação meteorologica. Pelo que vejo é oficial. Não como essas medições de aficionados de Cantalojas e Peralejos competindo entre eles. No fórum que voce diz nao se tomam a sério os dados de Cantalojas e Peralejos. Remendia parece um bom lugar para baixas temperaturas. Está perto da fronteira da França. Hoje a máxima lá foi de 3,2ºC. A média de janeiro é de 1,4ºC segundo Meteonavarra. Nada especial.
É normal que em Roncesvalles na mesma fronteira com França neve mais. Mas não acho dure muito essa neve. A essa altitude em Espanha nao dura muito!!!!!!!!!
 

Snark

Cumulus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
181
Local
Villalba (Madrid 917mtr 60.000habitantes)
Re: Seguimento Europa 2010

Não como essas medições de aficionados de Cantalojas e Peralejos competindo entre eles. No fórum que voce diz nao se tomam a sério os dados de Cantalojas e Peralejos

sinceramente, por qué mientes? dónde están competiendo?

http://www.meteoclimatic.com/perfil/ESCLM1900000019275A
Estación con sello Meteoclimatic de calidad destacada

Meteoclimatic en Espanha es una institución muy seria, deja de insultar por favor.

Ésto es Cantalojas
ESCLM1900000019275A_1.jpg
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2010

sinceramente, por qué mientes? dónde están competiendo?

http://www.meteoclimatic.com/perfil/ESCLM1900000019275A
Estación con sello Meteoclimatic de calidad destacada

Meteoclimatic en Espanha es una institución muy seria, deja de insultar por favor.

Ésto es Cantalojas
ESCLM1900000019275A_1.jpg

Eu não minto. Não é uma instituição. É uma rede de aficionados onde qualquer pessoa pode colocar seus dados. E não têm nenhum tipo de controle por parte de nenhuma organização meteorológica nacional ou regional. As suas dados no são aceitos por AEMET nem por nenhuma outra agencia de meteorologia nacional no regional.

Neste outro fórum de meteorologia espanhola se ríen dos dados de Peralejos e Cantalojas:
http://www.climaynievepirineos.com/foro/viewtopic.php?t=463&start=60

O que é uma vergonha e que vocês venham a este fórum de Portugal tentando impressionar com dados que não são aceitos por nenhuma instituição oficial de meteorologia.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Re: Seguimento Europa 2010

1 - Eu não minto. Não é uma instituição. É uma rede de aficionados onde qualquer pessoa pode colocar seus dados.
2 - O que é uma vergonha e que vocês venham a este fórum de Portugal tentando impressionar com dados que não são aceitos por nenhuma instituição oficial de meteorologia.

1 - Não vejo nada de mal em dados colhidos por organizações particulares\amadoras, uma vez que a seriedade pode ser a mesma de organizações institucionais. O facto é este: há critérios de qualidade mínimos para fazer parte destas organizações. Muitas vezes as estações meteorológicas são de grande qualidade (profissional até).
Até por isso estamos cá nós entusiastas\amadores a disponibilizar os nossos dados, muitas vezes de zonas sem cobertura por parte das organizações oficiais.

2 - Não é vergonha tentar impressionar os membros e leitores deste fórum. De facto o que é vergonhoso é andarmos nesta lenga-lenga dias e dias a fio, situação caricata até...
Os dados que vão sendo colocados obedecem ao espírito do fórum. Podem ser de estações amadoras mas não significa que sejam falsos. Todos temos que entender que estes dados nos dão o clima aproximado destas zonas que, volto a frisar, não tem cobertura das entidades oficiais.
São os amadores, mais ou menos entusiastas, mais ou menos "profissionais" na meteorologia, que procuram preencher os espaços vazios na impossibilidade de existirem estações meteorológicas oficiais em cada espaço, em cada zona.

Por favor: tornem este espaço mais salutar!:(
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2010

1 - Não vejo nada de mal em dados colhidos por organizações particulares\amadoras, uma vez que a seriedade pode ser a mesma de organizações institucionais. O facto é este: há critérios de qualidade mínimos para fazer parte destas organizações. Muitas vezes as estações meteorológicas são de grande qualidade (profissional até).
Até por isso estamos cá nós entusiastas\amadores a disponibilizar os nossos dados, muitas vezes de zonas sem cobertura por parte das organizações oficiais.

2 - Não é vergonha tentar impressionar os membros e leitores deste fórum. De facto o que é vergonhoso é andarmos nesta lenga-lenga dias e dias a fio, situação caricata até...
Os dados que vão sendo colocados obedecem ao espírito do fórum. Podem ser de estações amadoras mas não significa que sejam falsos. Todos temos que entender que estes dados nos dão o clima aproximado destas zonas que, volto a frisar, não tem cobertura das entidades oficiais.
São os amadores, mais ou menos entusiastas, mais ou menos "profissionais" na meteorologia, que procuram preencher os espaços vazios na impossibilidade de existirem estações meteorológicas oficiais em cada espaço, em cada zona.

Por favor: tornem este espaço mais salutar!:(

Se vostede pensa que os dados de Cantalojas sao certos está no seu dereito. Eu nao penso assim. O que no me podo calar e que venha a dicirme que eu estou mentindo. A rede Meteoclimatic nao é uma instituçao oficial de meteorología.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Re: Seguimento Europa 2010

Se vostede pensa que os dados de Cantalojas sao certos está no seu dereito. Eu nao penso assim. O que no me podo calar e que venha a dicirme que eu estou mentindo. A rede Meteoclimatic nao é uma instituçao oficial de meteorología.

Eu não estou a assumir os dados aqui colocados como os correctos do ponto de vista oficial.
Assim como os dados que eu coloco no fórum são os dados colhidos por mim, a partir da informação que a minha estação Oregon WMR200 me dá, não sendo oficiais, são os mais aproximados à realidade que tenho, uma vez que a estação oficial mais próxima fica a 30 km de distância, também os dados colhidos em estações amadoras em Cantalojas serão o mais aproximados à realidade daquela zona.

E é isto que nutre o fórum. Nós recorremos aos dados oficiais do IM e da AEMET, e juntamos os dados recolhidos nestas estações amadoras para termos um percepção melhorada do clima na Península Ibérica.

Que importa se a estação amadora tem uma precisão de +/- 0,5ºC, +/- 1ºC, +/- 1,5ºC relativamente a uma estação profissional usada pelo IM\AEMET?
Se por acaso der uma temperatura mínima 1,5ºC inferior à realidade não será mesmo assim importante analisar este dado? Qual é a diferença se uma estação amadora der -25ºC e uma estação profissional der -23,5ºC? Será assim de descartar o valor da 1ª estação para nós amadores? A diferença afinal não será assim tanta...

Desculpem-me mas esta é a verdade dos factos: Uma estação amadora é afinal uma forma de sabermos mais sobre o clima de determinada região. E quantas estações amadoras tem melhores condições em relação às oficiais...
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2010

Eu não estou a assumir os dados aqui colocados como os correctos do ponto de vista oficial.
Assim como os dados que eu coloco no fórum, são os dados colhidos por mim a partir da informação que a minha estação Oregon WMR200 me dá, não sendo oficiais são os mais aproximados à realidade que tenho, uma vez que a estação oficial mais próxima fica a 30 km de distância, também os dados colhidos em estações amadoras em Cantalojas serão o mais aproximados à realidade daquela zona.

E é isto que nutre o fórum. Nós recorremos aos dados oficiais do IM e da AEMET, e juntamos os dados recolhidos nestas estações amadoras para termos um percepção melhorada do clima na Península Ibérica.

Que importa se a estação amadora tem uma precisão de +/- 0,5ºC, +/- 1ºC, +/- 1,5ºC relativamente a uma estação profissional usada pelo IM\AEMET?
Se por acaso der uma temperatura mínima 1,5ºC inferior à realidade não será mesmo assim importante analisar este dado? Qual é a diferença se uma estação amadora der -25ºC e uma estação profissional der -23,5ºC? Será assim de descartar o valor da 1ª estação para nós amadores? A diferença afinal não será assim tanta...

Desculpem-me mas esta é a verdade dos factos: Uma estação amadora é afinal uma forma de sabermos mais sobre o clima de determinada região. E quantas estações amadoras tem melhores condições em relação às oficiais...


Comprendo. O problema è que a estaçao de Cantalojas marcou a primeiros de dezembro -20ºC e Peralejos -18ºC e as estaçaos profissionais e oficiais do resto da provincia marcaron entre -10ºC e -13ºC. Iso é muita diferenza. Eu remato co tema de Cantalojas. Cada um que pense o que queira.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Re: Seguimento Europa 2010

Amigos de Espanha, não sou moderador mas que já chega insultos e discussões inúteis:mad:

Os dados das estações amadoras de Espanha são muito bem vindos neste fórum, a AEMET não consegue pôr estações em todo lado e é normal as estações não estarem nas zonas mais interessantes em termos meteorológicos.

Caro Ferreiro em Portugal também temos muitas estações amadoras, muitos membros deste fórum possuem as suas estações e colocam o seus valores aqui. Não são oficiais?... Não. E qual é o problema de não serem oficiais?

Não tenho duvida que as pessoas que possuem estações em Espanha são pessoas sérias e que não têm interesse nenhum em inventar valores falsos;)
 

Snark

Cumulus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
181
Local
Villalba (Madrid 917mtr 60.000habitantes)
Re: Seguimento Europa 2010

Comprendo. O problema è que a estaçao de Cantalojas marcou a finais de novembro -20ºC e Peralejos -18ºC e as estaçaos profissionais e oficiais do resto da provincia marcaron entre -10ºC e -13ºC. Iso é muita diferenza. Eu remato co tema de Cantalojas. Cada um que pense o que queira.


No sabes nada del clima de Espanha y hablas como si sabes algo....lo primero dudo mucho que seas espanhol, lo segundo dudo mucho que seas aficionado a la meteorología y lo tercero estoy seguro que eres un troll que ha venido a este foro a molestar a los espanholes.

Cantalojas, Peralejos y muchos más sitios son puntos fríos en Espanha, ¿ has estado alguna vez allí?

Comparas temperaturas de Guadalajara ciudad y demás localidades que no tienen nada que ver con Cantalojas.


Desculpem-me mas esta é a verdade dos factos: Uma estação amadora é afinal uma forma de sabermos mais sobre o clima de determinada região. E quantas estações amadoras tem melhores condições em relação às oficiais..

Totalmente de acuerdo.

2 - O que é uma vergonha e que vocês venham a este fórum de Portugal tentando impressionar com dados que não são aceitos por nenhuma instituição oficial de meteorologia.

Eres un poco pesado ya, Quién está impresionando a quién?, es querer impresionar poner datos de estaciones reales?.

Eu não minto. Não é uma instituição. É uma rede de aficionados onde qualquer pessoa pode colocar seus dados. E não têm nenhum tipo de controle por parte de nenhuma organização meteorológica nacional ou regional. As suas dados no são aceitos por AEMET nem por nenhuma outra agencia de meteorologia nacional no regional.

Muchas veces en la TV de España dan datos de estaciones de Meteoclimatic, en España eso es una institución seria, y tú vienes aqui y tan tranquilo dices que es falso, cuando tu problema esque no sabes y no entiendes el clima de Espanha.


Un ejemplo sencillo para que puedas entender:

Datos a las 07:45

Villalba (900msnm, Madrid, 60.000 habitantes)
Temperatura: -5,1º

Segovia (970msnm)
Temperatura: 1,1º

La Cañada (ávila 1400msnm)
Temperatura: -1,7º


Ésto es el clima del centro de Espanha, diferencias muy grandes en pocos kilometros. ¿Vas entendiendo ya? o vas a seguir molestando a los foreros espanholes?.