Duvida na temp. exterior

migmor

Cirrus
Registo
30 Out 2008
Mensagens
54
Local
Lordelo-Paredes
Boa tarde a todos.

Tenho 2 termómetros exteriores

O 1º está colocado numa parede virada a norte com um pequeno telhado . Está a cerca de 1 metro do chão mas nunca recebe nem sol e dificilmente o vento lhe dá. Está super-protegido.

O 2º está num mastro sem qualquer tipo de protecção, com sol directo e possíveis ventos. Este dista 2 metros do solo. Bem sei que este durante a altura de sol nem vale a pena seguir a temp. indicada. Mas dá para ver a minima durante a noite não?

Estes 2 termómetros distam 5 metros um do outro


Aqui vai a duvida:

Para eu vêr a temperatura minima pois a maxima no 2º termometro é deturpada qual dos 2 devo seguir?

Posso dizer que o 1º mede uma minima +-5ºC superior ao 2º

Ambos medem correctamente porque já utilizei um 3º termometro no mesmo local e verifiquei que estavam a medir bem.

Só para exemplificar, esta noite o 1º deu-me a temp. min de 12,2ºC e o 2º de 6,8ºC.
Nos dias mais frios consigo algo do tipo: -1ºC no 1º e -5ºC no 2º.

Será que a temp. correcta é como a virtude e está no meio? Ou seja entre as temp. dos dois? Tipo uma média.

Ajudem-me sff

Obrigado
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Durante a noite é bem provável que seja o termómetro que está no mastro a medir a temperatura correcta. O que está na parede pode estar influenciado pela temperatura superior dentro de casa. Durante a noite, com dois termómetros igualmente calibrados, o que indica a temperatura mais baixa é geralmente o que está correcto, pois existem vários focos quentes que podem deturpar a temperatura medida, mas não há qualquer factor que origine uma temperatura mais baixa que a real.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Compra um radiation shield e mete o termómetro lá dentro e assim já não terás problemas com deturpações nem o sol.

RadiationShieldAssembled.jpg
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Boa tarde a todos.

Tenho 2 termómetros exteriores

O 1º está colocado numa parede virada a norte com um pequeno telhado . Está a cerca de 1 metro do chão mas nunca recebe nem sol e dificilmente o vento lhe dá. Está super-protegido.

O 2º está num mastro sem qualquer tipo de protecção, com sol directo e possíveis ventos. Este dista 2 metros do solo. Bem sei que este durante a altura de sol nem vale a pena seguir a temp. indicada. Mas dá para ver a minima durante a noite não?

Estes 2 termómetros distam 5 metros um do outro


Aqui vai a duvida:

Para eu vêr a temperatura minima pois a maxima no 2º termometro é deturpada qual dos 2 devo seguir?

Posso dizer que o 1º mede uma minima +-5ºC superior ao 2º

Ambos medem correctamente porque já utilizei um 3º termometro no mesmo local e verifiquei que estavam a medir bem.

Só para exemplificar, esta noite o 1º deu-me a temp. min de 12,2ºC e o 2º de 6,8ºC.
Nos dias mais frios consigo algo do tipo: -1ºC no 1º e -5ºC no 2º.

Será que a temp. correcta é como a virtude e está no meio? Ou seja entre as temp. dos dois? Tipo uma média.

Ajudem-me sff

Obrigado

Uma vez que já confirmaste que ambos termometros medem o mesmo, nas mesmas condições, eu diria que para melhorares as condições de medição poderias colocar ambos a 1.5m de altura do chão. Desta forma, normalizas a medição dado que se trata da altura normal usada nas medições (justificação: 1.5m do solo é a altura standard, quando se trata de medir a temperatura sentida pelas pessoas no seu dia a dia).

Dadas as condições que referiste e após colocares ambos a 1.5m do solo, usaria:
- Temperatura mínima no local do 2o caso, dado tratar-se de um local arejado (uma estação padrão deve estar no centro de um espaço quadrado com 100m2, ie 10m de lado).
- Temperatura máxima no local do 1o caso, dado que está protegido da radiação solar, medindo efectivamente a temperatura máxima à sombra (embora não seja condição padrão, mas mesmo uma estação padrão que está ao sol, está protegida da radiação).

Quanto mais baixo colocares os termometros, tanto maior a amplitude térmica obtida:
- Ao nível do solo, obtém-se a menor temperatura mínima e a maior temperatura máxima.
- A 1.5m do solo, mede a temperatura a que nós humanos estamos expostos, e é portanto ideal.
- Acima de 1.5m do solo até 20 ou 30m de altura, a mínima é maior (sobe) e a máxima (desce) pois estão mais longe do solo que se comporta como fonte de irradiação de calor.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Ainda bem que o Mário Barros falou do radiation shield, eu não mencionei dado que nas condições que referiste no 1o caso, o termômetro não está exposto ao Sol, pelo que serve para medir temperaturas durante o dia. Mas esqueci de referir algo importante e que o radiation shield resolve muito bem: não deixes os termômetros ou sensores à chuva! Um termômetro molhado não mede a temperatura real, mede uma temperatura assim algo mais próxima da temperatura de orvalho (em especial das máximas, logo com um termômetro molhado obtens uma temperatura inferior à real)!

Com um radiation shield, para além de teres o termômetro protegido contra radiação directa do sol, obtens temperaturas reais de termômetro seco.

Não encostes os termômetros à parede da casa. Mesmo durante a noite, se a casa estiver 10C mais quente que lá fora vai irradiar suficiente calor como para te subir o termometro em +1 (com vento) a +3C (sem vento) dependendo aqui de outro factor: o vento que transporta o calor irradiado pela casa, minorando mais ou menos o problema de afectar a medição do termometro.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Queres medir a temperatura de forma standart? Só há uma fora, tudo o resto é sci-fi.

Local Arejado dentro de um Radiation Shield a 1,5-1,75m do solo.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ok entendi. Mas mesmo de noite o Radiation Shield é fundamental para obter uma temperatura correcta?

Sim, porque protege o sensor de tudo, mantém-no seco ;)