Duvida!

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por ]ToRnAdO[ 19 Jan 2009 às 12:37.

1. ]ToRnAdO[

]ToRnAdO[
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2006
    Local:
    Vila Real de Sto António
    Tenho tido uma duvida ao fim de uns tempos em que se calhar voces sabem-me dizer...

Como posso eu converter neve em mm de precipitação acumulada?

Ex: Se neva cerca de 10cm como o pluviometro mede a quantidade de 'agua' caida??

:thumbsup:

Collapse Signature Expand Signature
  2. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Há uns dias o Brigantia fez a mesma questão no Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

As respostas foram as seguintes: ;)

Collapse Signature Expand Signature
  3. Luis França

Luis França
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Mai 2006
    Local:
    Hades
    Espreita aqui ou então googla - "how to measure snowfall"

4. ALBIMETEO

ALBIMETEO
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    25 Abr 2008
    Local:
    CASTELO BRANCO (382m)
    Há dias na TVE na apresentação do EL TIEMPO não falho nenhum dia há mais de trinta anos que vejo o tempo,a apresentadora disse para converter a neve em mm é tirar a neve que acumula no pluviómetro até ao cimo e depois deitá-la para um recipiente até derreter e depois é fazer a medição,mas ha maioria da rapaziada o penico está lá nas alturas como é o meu caso.:thumbsup:

5. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Lisboa
    Pois, neve é água, parece-me óbvio que a resposta da medida em mm de precipitação é simplesmente pegar na neve caída no pluviómetro e derretê-la! :D

Agora claro surgem os problemas de evaporação, perda, ou mesmo da forma do pluviómetro recolher fielmente a neve caída por metro quadrado.. Aí deve haver muito por discutir.. Parece-me complexo..

A outra questão claro é distinta, do volume.. Depende da densidade e forma da neve claro, e sim como disseram também sempre ouvi que em termos "médios" 1mm de chuva dá mais ou menos 1cm de neve em altura..

6. rossby

rossby
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Mar 2007
    Local:
    Ponta Delgada - São Miguel
    Oi!

Nada melhor do que consultar os manuais dos profissionais:p:

http://www.wmo.int/pages/prog/www/I... Guide 7th Edition, 2008/Part I/Chapter 6.pdf

(pag. 15)

Partilhar esta Página