Duvidas sobre meteorologia em Portugal

Jomacov

Cirrus
Registo
13 Abr 2012
Mensagens
1
Local
Amadora
No outro dia tive uma discussão com o meu pai sobre o seguinte: ele diz que o tempo que faz em Portugal continental é igual ao que fez nas ilhas (Açores e Madeira) dois dias antes. Diz até que o tempo que faz no norte do país "veio" da Madeira e o que faz no centro e sul dos Açores. Eu disse-lhe que não acreditava ou pelo menos que não podia ser assim tão linear e simplista mas ele insiste que ouvio isto da boca de um meteorologista (não sei quem, mas dúvido que tenha ouvido. Provavelmente percebeu mal a questão). Seja como for gostaria de ver esta dúvida esclarecida se alguém me puder ajudar.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
No outro dia tive uma discussão com o meu pai sobre o seguinte: ele diz que o tempo que faz em Portugal continental é igual ao que fez nas ilhas (Açores e Madeira) dois dias antes. Diz até que o tempo que faz no norte do país "veio" da Madeira e o que faz no centro e sul dos Açores. Eu disse-lhe que não acreditava ou pelo menos que não podia ser assim tão linear e simplista mas ele insiste que ouvio isto da boca de um meteorologista (não sei quem, mas dúvido que tenha ouvido. Provavelmente percebeu mal a questão). Seja como for gostaria de ver esta dúvida esclarecida se alguém me puder ajudar.

Normalmente as depressões que se movem no Atlantico movem-se de oeste para leste, portanto é normal que depois de passar uma depressão, ou uma frente nas ilhas, ela acabe por vir cá parar.
Mas nem sempre é assim...primeiro porque por vezes as depressões ou frentes podem-se debilitar e "morrer" pelo caminho, mas tambem porque nem sempre a atmosfera se comporta desse modo dito "normal".

Por vezes há situações em que as depressões ficam "presas" a oeste, situação de bloqueio, outras vezes há em que elas se desviam para norte...

Mesmo quando nos atingem, por vezes veem debilitadas, mas tambem pode ocorrer o oposto e chegarem mais vigorosas..

Logo....o aconselhavel é não acreditar cegamente nesse dizer..mais vale ir consultando o IM ou aqui o forum:p

Ah...que sejas muito bem vindo:thumbsup:
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
É por isso que acredito ser muito importante os radares nas ilhas isoladas, normalmente o mau tempo severo é linhas de instabilidade que fazer esse percurso.

Este ano tem sido um pouco diferente sendo que este ano só houve uma passagem do género e muito fraca.

Mas nem sempre é. Por exemplo hoje nas Ilhas estão sobre alta pressão e tem uma entrada de baixa vinda dos polo.