Dúvidas

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por Aspvl 13 Ago 2010 às 20:35.

1. Aspvl

Aspvl
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    31 Dez 2009
    Local:
    Lisboa, Marinha Grande
    Como não encontrei um tópico adequado para escrever a minha dúvida criei um tópico novo.

Não acham um pouco estranho esta temperatura nesta altura do ano[​IMG], eu sei que é uma previsão a longa distância mas mesmo assim...

2. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
  3. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Nada do outro mundo, o ano passado apanhei 8 graus em Sernancelhe no início de Setembro, e de dia estiveram quase 30. Se não houver vento e as isos não forem muito altas é totalmente possível.

4. Aspvl

Aspvl
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    31 Dez 2009
    Local:
    Lisboa, Marinha Grande
  5. 4ESTAÇÕES

4ESTAÇÕES
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    30 Dez 2010
    Local:
    Marinha Grande/Leiria/Fátima/Lisboa
    Como vi que este tópico foi criado com a designação "Dúvidas", espero que a minha questão também se enquadre aqui:

Porque ao calibrar a pressão atmosférica na consola, ao aumentar a altitude a pressão sobe em vez de descer??
    E vice-versa?

6. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    Sem conhecer os detalhes da estação. Se se trata da pressão relativa ao nível do mar, ela deve fazer um ajuste ao valor real a determinada altitude corrigindo-o.

7. Z13

Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Bragança - 690m

Numa rápida análise aos gráficos do mês de Agosto para a RUEMA de Vinhais (Temperatura do ar), verificamos que dos 31 dias deste mês que normalmente é o mais quente do ano, em 4 deles a mínima ficou inferior a 7ºC

Collapse Signature Expand Signature
  8. Z13

Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Bragança - 690m
    Com já referiu o Vitamos, ao fazer o ajuste de altitude, a estação transforma a pressão atmosférica na correspondente ao nível do mar. O que é que isto significa? O barómetro que vem incluído na tua estação mede a Pressão Atmosférica do local onde se encontra. Ora como tu sabes, e por isso a tua dúvida, quanto maior for a altitude menos ar temos em cima das nossas cabeças e por isso menor a pressão atmosférica. O problema é que para que todos possamos analisar os mesmos dados (utilizando os mesmos referenciais) teve-se que estipular que quando se fala de Pressão Atmosférica se deve falar na Pressão relativa ao nível do mar. Se assim não fosse, eu aqui em Bragança estaria sempre a relatar pressões de 930mb (mais coisa, menos coisa!)
    Portanto, assim que introduzes a tua altitude, o que a estação faz é dizer "se neste local a pressão é de 970mb, então ao nível do mar estará 1010mb" (ou seja, mais alta!)

Espero ter ajudado! ;)

9. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Boas pessoal, tenho uma duvida sobre as inversões térmicas. Esta imagem retrata um modelo digital de terreno (feito no Arcgis ( Software Sig)) da zona onde resido. A minha duvida é basicamente, saber se o ar frio depois de descer as encostas e acumular-se nos fundos de vale, se movimenta atraves daquela especie de fluxo representadas pelas setas vermelhas?

Obrigado.

Uploaded with ImageShack.us

10. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Moscavide / Degracia
    Se admitirmos que o mapa está numa orientação Norte - Sul e é nesse sentido que se desce em altitude ao longo do vale, dado que o ar frio se vai acumulando nas áreas mais profundas do mesmo, faz sentido que ele escoe ao longo desse canal. Para além disso, depende muito também da pressão atmosférica, sendo o ideal para esse tipo de fenómenos uma pressão atmosférica mais alta e vento nulo, para além de céu completamente limpo. Vão haver maiores perdas de energia por parte do solo se as condições forem o mais próximas possíveis a estas. O ideal é também que a inversão térmica se inicie com ar o mais seco possível, pois ao longo do seu arrefecimento, mesmo com a manutenção da humidade absoluta, a relativa irá subir ao longo da descida da temperatura, pois a coluna de ar fica cada vez mais próxima de reter o máximo de humidade que consegue suportar. O arrefecimento é tanto maior até ao pico da inversão quanto maior for essa margem até ser atingido o ponto de orvalho, mas pode nem sempre ser atingido. Se isso ocorrer, nos fundos de vale será visível uma camada de nevoeiro, que normalmente se distingue por ser a camada de inversão.

11. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Grande Daniel:thumbsup: fiquei esclarecido,obrigado!

12. 4ESTAÇÕES

4ESTAÇÕES
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    30 Dez 2010
    Local:
    Uma coisa que não me sai da cabeça:rolleyes::

Como é que um pluviómetro mede a queda de neve? Será que a regista normalmente em mm como a chuva, ou é necessário um instrumento específico.

É que não me parece possível que toda a neve que cai, entre no pluviómetro imediatamente. E mesmo se isso acontece-se iria registar-se uma quantidade abismal de precipitação:lol:

Meteoloucos transmontanos e beirenses:D, alguma coisa a dizer?

Alguém que me esclareça esta dúvida?:)

13. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures/Campo Grande (Lisboa)
    Eu já ouvi dizer que certos pluviometros possuem um sistema de aquecimento para fazer derreter as neve/granizo, e aí acumular a água no estado líquido.

Alguém que seja mais entendido, que complete:)

14. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    É exactamente isso, estações em climas mais frios e com neve têm um tipo de aquecedores nos pluviómetros para derreter a neve e contar como precipitação. Estações amadoras, apenas as Davis têm um kit desses.

15. 4ESTAÇÕES

4ESTAÇÕES
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    30 Dez 2010
    Local:

Partilhar esta Página