Earth Observatory by NASA

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por belem 7 Ago 2014 às 19:35.

  1. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,262
    Local:
    Sintra
    Collapse Signature Expand Signature
    rbsmr e CptRena gostaram disto.
  2. rbsmr

    rbsmr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    6 Ago 2007
    Mensagens:
    555
    Local:
    Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
    Collapse Signature Expand Signature
  3. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Sanxito gostou disto.
  4. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    4,547
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Boa tarde.
    Hoje que mais parece um dia algures de outono ou primavera, suave mas com chuva fraca e com o sol escondido durante todo o dia, acordo este tema:

    "Se você mora no hemisfério norte, as últimas semanas têm sido estranhas. Em locais onde deve ser sazonalmente quente - leste e sul dos Estados Unidos e Europa Ocidental -tem sido apenas morna. Em lugares onde o clima é geralmente suave na Europa -verão do hemisfério norte, na costa do Pacífico da América do Norte, tem sido ridiculamente quente." (tradutor google)

    [​IMG]
    [​IMG]


    Como vemos o padrão é extensivo a todo o hemisfério norte, mostrando um padrão de ondulação do "jet-stream" ou corrente de jacto mais típico de inverno do que de verão:

    "Os meteorologistas viram várias causas possíveis e relacionadas para as ondas de calor e padrões de resfriamento. Sistemas de alta pressão sobre a Escandinávia e norte da Rússia, bem como sobre o noroeste do Pacífico da América do Norte, permitiu massas de ar estáveis ​​para construir cúpulas de calor e "bloquear" frentes de entrada que poderia trazer mudanças na ventos, precipitação e temperaturas. Esses padrões de bloqueio trabalharam em conjunto com curvas e meandros incomuns na corrente de jato, que assumiram um padrão gangorra (?!) norte-sul ao longo do hemisfério norte. O jato de ar moveu para o norte sobre o Oceano Pacífico e aquecido a noroeste do Canadá e da costa oeste de os EUA; ele mergulhou sul das áreas mais frias do Canadá para os EUA Central e Oriental; e dirigiu o ar quente do Atlântico norte, para o norte da Europa. O jato tomou um norte-sul zig-zag semelhante na Sibéria Ocidental e Oriental. Este padrão é mais comum no inverno do que no verão." (tradutor google).

    Fonte: Earth Observatory
     
    Collapse Signature Expand Signature
    CptRena e Thomar gostaram disto.

Partilhar esta Página