Eclipse Solar de 1 de Agosto de 2008

Tópico em 'Astronomia' iniciado por Gerofil 31 Jul 2008 às 22:42.

  1. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,554
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    [​IMG]

    O eclipse total do Sol que escurecerá a China nesta sexta-feira, uma semana antes da abertura das Olimpíadas, é um fênomeno temido pelos chineses, mas não vai perturbar a grande festa esportiva, garantiram os astrólogos. Esse eclipse será visível por 1 bilhão de pessoas em seu percurso do "nordeste do Canadá (9h30 GMT/6h30 de Brasília), passando pelo noroeste da Groenlândia, oceano glacial Ártico, norte siberiano e o oeste da Mongólia", até ser concluído na China (11h20 GMT/8h20 de Brasília), de acordo com o site do IMCCE (Mecânica Espacial e Cálculo de Efemérides) de Paris.
    "Os eclipses solares sempre foram associados a catástrofes ou à infelicidade. Não existe, porém, nenhuma base científica para esta crença", afirmou Peter So, eminente astrólogo chinês e especialista em Feng Shui em Hong Kong. "Entretanto, parte dos acontecimentos pós-eclipse podem se explicar pelo impacto psicológico do fenômeno sobre as pessoas", ponderou.
    Mak Ling-ling, outro especialista de Hong Kong em astrologia chinesa, acredita que o eclipse possa trazer uma leve instabilidade política assim como problemas nos transportes e nas redes de comunicação em Pequim. "Podemos prever manifestações e caos nas ruas, mas isso não terá conseqüências graves para as autoridades chinesas", declarou.
    A perspectiva do eclipse total uma semana antes do início dos Jogos não perturba os atletas chineses. "As equipes nacionais costumam me consultar para pedir conselhos na hora de escolher os atletas, mas ninguém veio me ver sobbre o eclipse", acrescentou Mak.
    Para descrever um eclipse total de sol, os chineses utilizam a expressão "ri quan shi", que significa "o sol está inteiramente comido". "No passado, os chineses acreditavam que um dragão celeste ou um cão devorava o sol durante o eclipse", explicou So. "Isso explica porque muitas pessoas batem em tambores ou panelas quando vêem um eclipse. A idéia é afugentar o animal", acrescentou.
    O fenômeno também era considerado como um meio de prever o futuro. Reza a lenda que há mais de 4.000 anos, dois astrólogos chineses que não haviam previsto um eclipse foram decapitados. Hoje, as Bolsas parecem reagir ao fenômeno celeste. "Não chega a ser surpreendente. Alguns estão reticentes em investir no dia de um eclipse total", declarou o físico Cheng Kai-ming.
    De um modo geral, So prevê uma grande volatilidade dos mercados financeiros durante as Olimpíadas. Raymond Lo, mestre de Feng Shui, considerou que a data da abertura dos Jogos (8 de agosto) tem, segundo o calendário chinês, tendência a atrair desastres ligados à água, o que a eclipse poderia acentuar. "É o ano do rato, o mês do macaco e o dia do dragão. Tivemos a mesma combinação no dia 26 de dezembro de 2004, quando uma tsunami devastou o sudeste asiático", lembrou Lo.

    AFP
     
  2. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    O eclipse desta manhã bem visível nestas imagens de satélite do Sat24/Eumetsat:

    [​IMG]
     
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    #3 Vince, 5 Ago 2008 às 01:23
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 04:11
  4. Gilmet

    Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    12 Dez 2007
    Mensagens:
    8,738
    Local:
    Mira-Sintra (188 m)
    O filme do avião, é simplesmente... magnífico
    Até se vê as zonas em que o Sol ainda brilha...
    Espantoso!

    Já sabem... se quiserem ver um eclipse... metam-se num avião! Mas fiquem caladinhos...:lmao:
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página