Elaboração de monografia. Tema: Telecomunicações ao serviço da meteorologia

tarlex

Cirrus
Registo
6 Mar 2010
Mensagens
1
Local
aveiro
Boas noites comunidade,

Sou estudante de engenharia de electrónica e telecomunicações na universidade de aveiro e na minha cadeira de projecto, de terceiro ano, foi proposto o tema de redes de novas gerações. Basicamente, o alvo de estudo é encontrar, potencialidades, utilizações, para as novas tecnologias de comunicação que começam a surgir, como por exemplo, as fibras ópticas.

Bem, como tema, escolhi a meteorologia e as telecomunicações ao serviço desta ciência e nas minhas pesquisas sobre o assunto encontrei este fórum!

O que eu vinha aqui pedir, era uma opinião, dicas ou sugestões, de quem está bem a vontade no assunto, sobre os conteúdos do meu trabalho.

Passo a expor então a ordem do meu trabalho:

titulo: Redes de Comunicação ao Serviço da Meteorologia

Na primeira parte do trabalho faço uma abordagem à meteorologia, com uma breve descrição do desenvolvimento desta ciência e da intimidade da mesma com as telecomunicações. Explico a necessidade de recolher vários registos de EMA's, radares, satélites, para aplicar os modelos numéricos. Explico o volume de informação que é necessário para o bom sucesso da aplicação de um modelo. (aqui, as redes de nova geração tem que prestar provas dos seus bons serviços)

Agora vou falar dos tipos de comunicações e protocolos usados na meteorologia. Já constatei que o IM utiliza o sistema SADIS e um sistema de faxes automáticos. já li sobre protocolos seedlink (penso que estes são mais usados na sismologia).Sei que são utilizadas comunicações por satélite, radio comunicação, utilização das antenas de telemóvel, protocolos vsp3, etc. Vou tentar falar um pouco sobre estas tecnologias e tentar engloba-las numa via de comunicação que potencialize as suas aplicações e utilizações. (espero não estar a falar chinês :p :rain:)

Também já li sobre telemetria... Alguém pode me dar umas luzes sobre este assunto?

Também ainda não percebi a diferença entre um satélite geoestacionário e geoestático? O geoestacionário está fixo num ponto e a rotação da terra é que o faz varrer observações? e o geoestático tem a mesma velocidade rotacional da terra mantendo-o fixo? Quais são as diferenças e para que é usado um e o outro?

Já agora falando deste assunto, quais são as grandes potencialidades de um satélite para a meteorologia (já li algumas, mas gostava de ler as palavras dos experts :P)

Na ultima parte do trabalho vou mostrar os fins e destinatários das informações meteorológicas e os meios de divulgação das mesmas, mais uma vez tentando enquadrar com as novas tecnologias (aqui as coisas tornam-se mais fáceis, pois os conteúdos multimédia da meteorologia são solicitados em todo o lado)

Bem, resumidamente a ordem do meu trabalho é esta. Eu quero me focar mais nas comunicações internas. O que é usado, como é que é usado, porque e como melhorar o que existe.

Quero aproveitar este trabalho para me introduzir numa área que me suscita grande motivação e que na qual consigo me imaginar a aplicar os meus conhecimentos!! :P

Bem, qualquer coisa que comentem, acrescentem, ou critiquem é bem vinda, pois penso que encontrei aqui uma oportunidade muito boa para enriquecer esta minha monografia


Obrigado pela atenção dispensada,

Vitor Soares