Energia Eólica: Que impactos causa ao ambiente

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Só venho referir que as minhas considerações neste tópico são apenas no ponto de vista do rendimento de aproveitamento de recursos renovaveis. Nada para além disso. Não tenho nem nunca hei-de ter um parque eólico.

Contudo tenho de alertar que como iram ver a uma altura de 1600m ou 850hpa normalmente temos mais vento, também como irão verificar 90% das zonas nessa cota ou acima, é área protegida. Agora decidam-se :cold:
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Só venho referir que as minhas considerações neste tópico são apenas no ponto de vista do rendimento de aproveitamento de recursos renovaveis. Nada para além disso. Não tenho nem nunca hei-de ter um parque eólico.

Contudo tenho de alertar que como iram ver a uma altura de 1600m ou 850hpa normalmente temos mais vento, também como irão verificar 90% das zonas nessa cota ou acima, é área protegida. Agora decidam-se :cold:

São tão poucas as áreas com 1600m ou mais em Portugal, se mesmo assim não as queremos preservar então que raio de país somos?
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Dados técnico.
Dos 5 a 12 m/s os aerogeradores têm produção expoencial e com muita oscilação prejudicando principalmente a qualidade da energia eléctrica através de oscilações da frequencia que se assimilam por vezes a avarias.
Dos 12 aos 25 m/s têm produção estável e eficaz...
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá a todos

Poderia cair na tentação em dizer que é só mais um ponto negativo a acrescentar à longa lista de irregularidades ao nível estrutural no nosso Portugal no que toca a questões ambientais, neste caso devido à implementação de meios que eventualmente dariam resposta a uma (tão necessária) maior eficiência energética. Como se sabe, a nível europeu, o nosso País não é o único a agir desta forma!


Só venho referir que as minhas considerações neste tópico são apenas no ponto de vista do rendimento de aproveitamento de recursos renovaveis. Nada para além disso. Não tenho nem nunca hei-de ter um parque eólico.

Contudo tenho de alertar que como iram ver a uma altura de 1600m ou 850hpa normalmente temos mais vento, também como irão verificar 90% das zonas nessa cota ou acima, é área protegida. Agora decidam-se :cold:

São tão poucas as áreas com 1600m ou mais em Portugal, se mesmo assim não as queremos preservar então que raio de país somos?

São duas abordagens distintas que revelam claramente a inexistência, a meu ver, de um equilíbrio na gestão das condições da morfologia existentes em algumas regiões que por sorte ou falta dela, propiciam a continuidade destes projectos.

Sem querer adoptar uma atitude resignada pelo facto de tais estruturas de obtenção de energia surgirem como cogumelos, independentemente do valor da factura (ainda sem redução visível) que pagamos sobre o nosso consumo de energia, podemos estar certos que os Parques eólicos vieram para ficar tal como a conhecida marca de automóveis; sim essa!

Será disparatado pensar que já faltou mais para que as antenas de captação de sinal de TV, ainda instaladas nas habitações, venham a ser substituídas por aerogeradores de pequenas e adaptadas dimensões e de modo directo usufruírem das suas alegadas vantagens? Se certas paisagens infestadas com estas estruturas disseram adeus à sua beleza natural, imaginem a aberração que seria milhões de telhados com este tipo de equipamentos! Veremos… :rolleyes:
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
É um belo ponto de vista, no outro lado temos a energia nuclear ou térmica. Basta uma central para "colmatar" o problema nacional!!!
Como te disse nós vamos perder em alguma coisa é todo uma situação onde é que queremos apostar. E atenção que a termica está cada vez mais cara. :rain:

A campanha da EDP das barragens vem já no sentido de formatar a mente a que se temos esses recursos não os vamos desperdiçar e têm muita razão nisso, se tivessemos petroleo eramos ricos e não pobres, temos alguma água e algum vento teremos de os aproveitar ao máximo esses recursos são inesgotaveis.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não percebo porque é que desapareceu o meu comentário ao post de Icewordl. Gostava de uma resposta.

Vários utilizadores reportaram o comentário como ofensivo ou desproporcionado, só agora é explicou que se referia à notícia do Iceworld, pelo que está explicada a sua origem que muitas pessoas não entenderam. Quando responde a alguém tenha o cuidado de utilizar o botão "citar" em vez do "responder" porque uma curta frase como a que estava na sua mensagem desenquadrada do respectivo contexto pode ser mal interpretada, que foi o que aconteceu.