Enhanced Fujita Scale: nova escala para Tornados

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Vince 6 Fev 2007 às 10:48.

1. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    No dia 1 de Fevereiro entrou em vigor uma nova escala de classificação de tornados, a Enhanced Fujita Scale, baseada na anterior escala Fujita que classifica os tornados consoante os estragos.

Esta escala passa a usar as designações EF0 a EF5. Mais informações podem ser lidas no artigo da Wikipedia e neste post com algumas explicações sobre a mudança no blogue do Jeff Masters.

Os violentos tornados de sexta-feira passada na Florida que provocaram 20 mortos já foram classificados desta forma.

2. Seringador

Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2005
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia
    Re: Nova classificação de Tornados

Granda Vince foste o unico que te lembraste dessa importante actualização ocorrida em Outubro do ano passado:thumbsup:

Aqui podem ver o documento mais detalhado, este já está guardado;)

http://www.wind.ttu.edu/EFScale.pdf

Collapse Signature Expand Signature
  3. kimcarvalho

kimcarvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Nov 2005
    Local:
    Elvas

Uma coisa que não entendi bem, esta nova escala de medição é de uso e aceitação internacional ou apenas para os cowboys? :unsure:
    Não vi nada nela que merecesse tal alteração a não ser para os meninos dos EUA serem diferentes.

É que como eu sou claramente anti-americanices ainda mais me custa ver quando eles decidem por si sós as regras :angry:.
    Enfim e depois temos de nos adaptar a eles :disgust:

4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Acho que é uma escala americana, mas não tens que te adaptar se não quiseres. Por isso é que eles decidiram usar o EF0,EF1, etc, em vez do tradicional F0, F1, etc. Ninguém está a impôr nada a ninguém. Como os tornados mais devastadores costumam ser sobretudo um problema dos americanos, é natural que eles se preocupem mais com o assunto do que outros países.
    Naquele blogue que eu citei o Jeff Masters resume o porquê da mudança:

5. Seringador

Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2005
    Local:

Não é bem assim Kim;)
    Esta actualização identifica de uma melhor forma os efeitos e danos provocados pelos tornados e é por etses que a identificação da intensidade de um tornado é tida em conta, isto já era efectuado, mas as estrutiras desenvolveram-se, assim como arquitectura e os materiais usados e para quantificar os prejuízoa, tanto para o estado como para os seguros e o cidadão comum.
    Aconselho a uma leitura atenta do documento de 111 paginas.
    Acho-o importante pq nesta actualização a responsabilização e a identificação de ene situações danosas são salvaguardadas, enter outras coisas, pq o seguro morreu de velho, aqui quem é que é responsável pelos danos as seguradoras tentam sempre manipular e fugir ás suas responsabilidades,
    Lá definem áreas de risco, nomeadamente de viulnerabilidade, e se uma estrutura estiver incluída nessas áreas o seguro é diferente no preço no âmbito e no pagamento dos danos e além disso serve para delinear tabelas de diferentes prémios de seguros, assim ninguém fica desportegido pelos custos dos danos e parece que não, incute um melhor ordenamento do território ou pelo menos acautela mais o meio e a ocupação do solo...
    e como existe cada vez maior área ocupada e utilizada é necessário identificar todas as correlações daí inerentes face aum susceptibilidade de ocorrência de determinado fenómeno, que sendo aliado a um melhor conhecimento da vulnerabilidade, poderá ajudar a encontrar a responsabilização...

desculpem mas entusiasmei-me:hehe:

6. kimcarvalho

kimcarvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Nov 2005
    Local:
    Elvas

Mas eu não discuto que não seja um problema maioritáriamente americano, ou que a nova clasificação não seja melhor que a anterior. Mas daí a reunirem-se decidirem e o resto do mundo que se adapte. Lá este fen
    omeno é em maior escala, pelo menos é o que me é transmitido pelos media :unsure:, mas tornados existem em toda a partre e ao que vejo cada vez com maior frequência! :mad: Esperem lá que isto é típicamente cowboy. Estas decisões arbitrárias são a cara chapada do que são os EUA no mundo e se como eu, todos fizessem o mesmo eles morriam era de abandono e isolamento!

7. Seringador

Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2005
    Local:

Boas Kim,
    Não estou a discutir o imperialismo americano, estou a falar, no documento em si e, eles não estão à espera que o mundo os adopte, estão é a olhar pelo interesses, pq existem tornado F2 que fazem mais estragos que um F4 e aí é que reside actualização, pq nestes últimos anos conseguiu-se saber mais sobre os tornados, tanto ao nível de formação como de causadores de avultados prejuízos.:assobio:
    Não quero discutir o que o resto do mundo vai fazer em relação às novas designações eles fizeram-no a pensarem neles e em tudo o que se relaciona com a identificação, catalogação, cálculo e custos desses eventos;)
    E se europa também começasse a catalogar, classificar e sobretrudo responsabilizar as pessoas não estariam à espera de 3/4 anos de indemenizações estatais e/ou seguros...

8. mocha

mocha
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    Barreiro

sem duvida pra ler com atenção quando tiver masi tempo, este assunto interessa me:D :D :D

9. Santos

Santos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    -------

Para não estar a abrir novos tópicos vou aproveitar este para informar o facto de se terem registado dois tornados em França no passado dia 11 .

Foram nas localidades de Soulosse-sous-Saint-Elophe, tendo este feito 8 feridos e o outro na localidade de Équeurdreville.

10. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
  11. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Entre Mortágua e Tondela
    EF5: you wake up and you see white walls around you. You wondered where you are. You realize you are at a hospital. You were one of the few lucky ones to be rescued alive. Your entire town was levelled.

EF6: you don't wake up. Your body was never found because you were dismembered.

Obviamente estou a brincar com coisas sérias. Mas a violência é tal dum EF5 que provavelmente é um risco de vida estar dentro de uma casa, mesmo numa cidade. Felizmente os EF5 são bastante raros.

As vezes pergunto-me qual é a velocidade máxima de um vento na Terra, ao longo da história do nosso planeta. Noutros planetas, como Saturno, mas também por motivos diferentes, os ventos chegam a atingir 1000km/h.

Partilhar esta Página