Episódio de precipitação intensa em Lisboa - 22 setembro 2014

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por SpiderVV 23 Set 2014 às 19:27.

1. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Criei este tópico no seguimento de uma actualização publicada pelo IPMA, espero que dê para concentrar a informação pós-acontecimento um pouco melhor aqui.

Loop do radar LIS_MAX

Comparação entre Fev 2008 e o evento desta semana

O IPMA procedeu também à actualização da notícia que já tinha no website, agora a servir de relatório preliminar. Dado que o IPMA por vezes elimina as notícias e há então dados perdidos, peço desculpa por violar as regras práticas do fórum em colocar uma notícia na íntegra.
    http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...ia/noticias/textos/precipitacao-20140922.html

Collapse Signature Expand Signature
  2. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    LX diz que não foram avisados a tempo, em 1755 também não deve ter sido avisados

3. Thomar

Thomar
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Dez 2007
    Local:
    Ponte de Sôr (125m)
    Excelente post SpiderVV! :thumbsup: Belo apanhado das imagens de radar.
    Eu estive presente nestes 2 eventos em Lisboa.
    O evento de 2008 foi muito intenso, possivelmente com rain rates absurdos como podes verificar neste video
    [
    que eu coloquei na altura no seguimento, estava a residir na altura em Arroios/Penha de França na Calçada Poço dos Mouros.
    O que me recordo do evento de 2008 era de que a chuva foi mesmo muito intensa e muito mais grave as consequências do que ocorrido nesta segunda-feira, em que "apenas" choveu intensamente durante duas horas mas com menos intensidade do que à seis anos atrás.
    Desta vez estava nas Olaias em frente à estação de metro á espera que ela passasse.
    Ainda no evento de 2008 os acumulados de precipitação em Lisboa eram superiores a 70mm e depois em setúbal cairam mais de 100mm!

Collapse Signature Expand Signature
    CptRena e SpiderVV gostaram disto.

Partilhar esta Página