Época Tropical - Pacífico



kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Boas,

Mais fotos dos estragos do Xangsane no Vietenam do colega do TWO

http://theweatheroutlook.com/twocommunity/forums/5/89607/ShowThread.aspx#89607

Ui, ui. Não era eu que ia para lá, primeiro porque naquilo não há lei nem ordem, é daqueles países onde entras mas nunca se sabe se sais e como sais :rolleyes:.
E depois porque estudar um fenómeno destes in loco é um grande risco :unsure:, mas pronto é sempre bom haver quem goste, eu preferia arriscar o pescoço a estudar grandes nevadas e avalanches ou os clímas nos pólos, por exemplo :w00t: ;)
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
O super tufao Cimaron chegou às Filipinas:

TRCCimaron302_MT.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
As Filipinas voltam a estar amaeçadas por mais uma tempestade tropical...

A tempestade tropical "Trami", com ventos de 65 km/h, ameaça castigar a parte leste da ilha de Luzon, principal do arquipélago filipino, que sofreu com quatro tufões nos últimos quatro meses.

O meteorologista Bobby Rivera, da Administração de Serviços Atmosférico, Geológico e Astronômico das Filipinas (Pagasa), indicou que o "Trami" foi localizado 1.690 quilômetros ao leste de Luzon na madrugada desta segunda-feira.

Rivera acrescentou que se a tempestade tropical ganhar força e se transformar em um tufão, poderá entrar no território filipino dentro de três ou quatro dias.

No entanto, o meteorologista assegurou que "por enquanto, não há motivo para sustos, já que a probabilidade de o ´Trami´ se transformar em um ciclone tropical é incerto".

A região leste de Luzon ainda não se recuperou dos danos causados no final de novembro pelo tufão "Durian", que em sua passagem por esta ilha deixou mais de 1.300 mortos e desaparecidos, a maioria em um desmoronamento na província de Albay.

Outro tufão, o "Utor", com ventos de até 120 km/h, ocasionou a morte de 30 pessoas e o cancelamento da 22ª Cúpula de Nações do Sudeste Asiático (Asean) na cidade de Cebu, após arrasar na semana passada as ilhas Visayas, no centro do país.

Uma média de 20 tufões e tempestades tropicais passam pelas Filipinas a cada ano durante a estação chuvosa, que normalmente começa na terceira semana de maio e acaba em outubro.

FEF