Espelho nos Alpes...

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Rog 18 Dez 2006 às 22:54.

  1. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Espelho capta sol no alto dos Alpes e ilumina vila italiana


    O espelho, que custou cerca de 100.000 euros e reflete luz solar para a praça de um vilarejo que fica na sombra de grandes montanhas, foi exposto no domingo

    Uma vila nos Alpes italianos está finalmente se aquecendo no sol de inverno, graças a um espelho gigante instalado no topo de uma montanha, para refletir os raios solares para a praça central.

    Viganella, com uma população inferior a 200 pessoas, fica em um vale tão profundo que a cada ano, entre 11 de novembro e dois de fevereiro, quase não recebe sol.

    Isso foi antes do prefeito Pierfranco Midali decidir fazer algo sobre o assunto. Agora, um espelho de cinco metros de altura por oito metros de largura rastreia o movimento do Sol e reflete seus raios para a praça histórica de Viganella.

    O espelho, que custou cerca de 100.000 euros, foi exposto no domingo, para o prazer de seus habitantes.

    "Aqui é muito frio no inverno e os moradores, muitos dos quais são idosos, costumavam ficar dentro de casa todo o tempo. Agora as pessoas estão aproveitando para sentar em bancos na praça e bater papo", disse Maria Velona, que trabalha na prefeitura. Midali foi procurado por autoridades locais com problemas parecidos no Canadá, Estados Unidos e França.

    Reuters
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. dj_alex

    dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Dez 2005
    Mensagens:
    1,913
    Local:
    Lisboa
    Collapse Signature Expand Signature
  3. kimcarvalho

    kimcarvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Nov 2005
    Mensagens:
    1,775
    Local:
    Elvas
    Vi uma reportagem... acho que no canal Odisseia, sobre este interessante e útil aproveitamento de tecnologia acessível para melhorar a qualidade de vida e levar o Sol onde ele não chega! Nota 20 para projectos assim. :thumbsup:
     

Partilhar esta Página