Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris)

M

Membro excluído 274

Fotos de esquilo na minha aldeia, creio ser o vermelho:

DSC01157.jpg


DSC01153.jpg


DSC01155.jpg


Em plena aldeia, no Bairro do Souto, lá andava o D. Esquilo à procura de alimento e, aquelas ameixas “caranguejas” estavam mesmo a pedi-las…

Blog Fidalgos de Paradela

Eles andam aí!;)
 


M

Membro excluído 274

Mais foto na minha aldeia:

SAM_2848.JPG


SAM_2846.JPG


Castanho, felpudo e saltitando de árvore em árvore, eram características de um esquilo . Aproximei-me lentamente sem afugentar o bicho e, como de facto, tirei as minhas dúvidas . Era um esquilo ! Andava ele a saltar de amieiro em amieiro no ribeiro aos pinheiros . Acompanhei-o durante algumas dezenas de metros, ribeiro acima . Era esquivo e mais rápido do que o tempo em que eu demorava a focar a criaturinha . Bem... mas lá consegui !

Blog Fidalgos

http://fidalgosdeparadela.blogspot.com/2010/10/que-bichinho-e-este.html
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Depois de alguns séculos de interrupção, aí está mais um duelo de volta aos bosques portugueses



Este video é espanhol, mas não interessa :lol:
 
Editado por um moderador:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
No fim de semana passado quando estava a passear a minha cadela na Mata do Estádio Nacional (Oeiras) encontrei diversas pinhas roídas, que tenho quase a certeza que é obra de esquilos.:)

A Mata do Estádio Nacional está completamente cercada de prédios e outras Construções a toda a volta, por isso acho pouco provável que os esquilos do Parque Florestal de Monsanto conseguissem chegar ao Estádio Nacional, acredito mais que alguém os tenha lá ido introduzir:huh:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, alguém pode ter lá ido reintroduzi-los. Mas as pinhas também podem ter sido abertas por cruza-bicos ( que existem nessa zona) ou por roedores mais pequenos do que o esquilo.
O único corredor ecológico significativo que conheço nessa zona, é o do Rio Jamor e suas margens.
Mas não me parece que haja grandes hipóteses de haver colonização assim tão rápida desde Monsanto, pois o Rio Jamor, não passa por Monsanto.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^
Esse corredor poderia ligar à Matinha de Queluz, mas também aí tenho a certeza que não existem esquilos. Os milhões de bolotas de Sobreiro que estão no chão desse parque são uma coisa indescritível. :shocking:


Quanto às pinhas, tenho ideia de ter visto num site uma forma de distinguir que tipo de animal tinha roído determinada pinha. A forma como fica uma pinha roída por um esquilo é diferente do "trabalho" feito por um outro roedor ou uma ave.

A ver se encontro essa explicação
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
^^
Esse corredor poderia ligar à Matinha de Queluz, mas também aí tenho a certeza que não existem esquilos. Os milhões de bolotas de Sobreiro que estão no chão desse parque são uma coisa indescritível. :shocking:


Quanto às pinhas, tenho ideia de ter visto num site uma forma de distinguir que tipo de animal tinha roído determinada pinha. A forma como fica uma pinha roída por um esquilo é diferente do "trabalho" feito por um outro roedor ou uma ave.

A ver se encontro essa explicação

Sim, é verdade que existe uma ligação entre as margens do Rio Jamor e a Matinha de Queluz ( apenas separados por uma estrada e um muro).
Tenho estudado alguma da fauna dessa floresta espectacular e confirmo que a quantidade de bolotas excedentária é impressionante.
Talvez um dia se combine com alguns dos membros aqui do forum que possam estar interessados, em fazer uma visita a essa floresta e semear algumas das bolotas que se estão a estragar à sombra de muitos dos seus sobreiros centenários...
Nem precisava de ser um encontro oficial de membros do forum, podia ser apenas uma iniciativa particular.

Relativamente às pinhas, sim, claro que existem diferenças, mas pela descrição fornecida não é possível discernir esse aspecto... Só com fotos.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Posso estar enganado mas acredito mesmo que foram esquilos a roer as pinhas, de qualquer das formas, quando voltar a Lisboa, (neste momento estou em Bragança) vou voltar à mata do Estádio Nacional e vou tentar recolher algumas das pinhas roídas, vou tirar fotos e publica-las aqui pode ser que algum de vós saiba dizer se foram esquilos ou não a roer as pinhas;)
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Tenho estudado alguma da fauna dessa floresta espectacular e confirmo que a quantidade de bolotas excedentária é impressionante.
Talvez um dia se combine com alguns dos membros aqui do forum que possam estar interessados, em fazer uma visita a essa floresta e semear algumas das bolotas que se estão a estragar à sombra de muitos dos seus sobreiros centenários...

Nem imaginas as centenas de bolotas que já apanhei por lá e espalhei por outros sítios, nomeadamente serra de Sintra e Monsanto. É um desperdício a quantidade de bolotas que apodrecem naquele terreno.

Neste momento tenho num vaso quatro pequenos sobreiros de bolotas que apanhei lá. Queria transferir para um sitio definitivo lá para o Outono, mas as raízes estão a crescer tanto, que parece que vou ter de antecipar essa plantação :)

A matinha de Queluz não parece ser muito rica em mamíferos. Pelo menos dá ideia que se houvessem muitos roedores talvez não se acumulassem assim tantas bolotas. Em Monsanto isso seria quase impossível.

Muitas dessas bolotas nem apodrecem, muitas conseguem germinar e criar pequenos sobreiros. O problema é que aquele sobral é tão concentrado que não há grande espaço para novas árvores. Muitos desses pequenos sobreiros acabam por não ter grande futuro.

Em vez de centenas, acho que no próximo Outono vou lá com sacos recolher uns bons milhares e espalhar em zonas onde haja espaço para novas árvores.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Fizeste muito bem.
Eu também já apanhei milhares de bolotas e já as semeei.
A Matinha de Queluz ainda está em bom estado ( até pode ser catalogada como climácica), só tem umas ou outras exóticas ( pitósporos) que deviam ser retiradas já e em seu lugar, plantados sobreiros.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Tinha impressão de ter lido em algum lado que a forma como esquilos roíam as pinhas era diferentes dos outros roedores.

No caso dos esquilos a pinhas ficavam mais como os exemplos que se seguem:

DSCN19334.jpg


esquilosfogocontrolado4.jpg


Ou seja, a pequena parte que não fica roída é a ponta final da pinha e não a inicial como nas tuas fotos.

Não tenho grande certeza disto, ou se as pinhas são roídas sempre da mesma forma. Mas tenho ideia de a maior parte das pinhas em Monsanto ficarem neste estado.