Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Então o animal terá roído as pinhas? Os coelhos acho que não o costumam fazer:huh:, existem alguns coelhos na Mata do Estádio Nacional, já os vi algumas vezes. Terão sido os coelhos:huh:
 


Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Não sei. Terão sido ratos?

Outra forma de identificar se um local tem esquilos é procurar por pequenos buracos na terra, com um montinho de terra ao lado.

É realmente uma situação muito característica, o parque de Monsanto está cheio deles.

Os esquilos são conhecidos por enterrarem as sementes na terra para comerem mais tarde. O problema é que muitas vezes se esquecem dos sitios onde esconderam a comida. O resultado é que com isso ajudam à geminação de muitas arvores :lol:
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Passei pela Mata do Estádio Nacional, na encosta oposta ao estádio. Não encontrei nenhum esquilo, nem vi grandes indícios da sua possível presença. No entanto encontrei alguns dos tais buracos que tinha falado no post anterior.

foto0455z.jpg


Numa determinada área de pinhal, haviam uns quantos buracos deste tipo. Agora se foram esquilos a fazê-los...:huh:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Passei pela Mata do Estádio Nacional, na encosta oposta ao estádio. Não encontrei nenhum esquilo, nem vi grandes indícios da sua possível presença. No entanto encontrei alguns dos tais buracos que tinha falado no post anterior.

Numa determinada área de pinhal, haviam uns quantos buracos deste tipo. Agora se foram esquilos a fazê-los...:huh:

Os coelhos também fazem buracos desse género, e existem alguns na mata, já os vi varias vezes;)
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Já aqui tínhamos falado na Matinha de Queluz e hoje encontrei lá umas pinhas roidas daquela forma típica dos esquilos (e junto aos buracos tb típicos deles).


foto0483t.jpg


Mesmo assim não estou muito convencido, já lá fui tanta vez e nunca vi nenhum e tb só vi uma pinha roída desta forma. É possível que outras espécies tb as "descasquem" desta forma (a parte final da pinha não fica roída).
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
A distribuição indicada na wikipedia já está muito desactualizada.

A recolonização tem continuado com sucesso e o limite mais a sul da população deve andar pela linha horizontal que vai da Nazaré ao zona do Tejo Internacional.

Exemplos:

Nazaré (2008): http://oslugaresdoescritor.blogs.sapo.pt/422.html

Vila de Reis: http://www.cm-viladerei.pt/co.php?pp=cxaf

Vila Velha de Rodão: http://www.cm-vvrodao.pt/principal.php?cont=9&sub=31&letra=p&lg=1

Bem, já passou sensivelmente um ano desde que abri este tópico. Durante o ano a "reconquista" do esquilo continuou mais para sul e entretanto encontrei uma nova referência que já coloca a espécie uns bons km mais a sul que a anterior.

Se a referência anterior era a Nazaré, entretanto encontrei uma indicação de que os esquilos já são vistos na parte sul do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Foi visto especificamente na zona de Alcobertas.

http://www.biodiversity4all.org/index.cfm?event=getps&urln=/waarneming/view/56668210

Como é óbvio são boas notícias, não só a espécie continua a sua expansão mais para Sul, como colonizou mais um parque natural. Parque esse muito fraquinho em termos de mamíferos diga-se de passagem (com a honrosa excepção dos morcegos).

A tal linha horizontal que ia da Nazaré até à zona de Vila Velha de Rodão já baixou cerca de 20km no litoral do país. E no interior? Será que os esquilos já passaram o Tejo e já andam pelas zonas de Niza, Castelo de Vide?
 

Lisboa001

Cirrus
Registo
25 Nov 2009
Mensagens
70
Local
Lisboa, Loures, Vale de Figueira
Bem, já passou sensivelmente um ano desde que abri este tópico. Durante o ano a "reconquista" do esquilo continuou mais para sul e entretanto encontrei uma nova referência que já coloca a espécie uns bons km mais a sul que a anterior.

Se a referência anterior era a Nazaré, entretanto encontrei uma indicação de que os esquilos já são vistos na parte sul do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Foi visto especificamente na zona de Alcobertas.

http://www.biodiversity4all.org/index.cfm?event=getps&urln=/waarneming/view/56668210

Como é óbvio são boas notícias, não só a espécie continua a sua expansão mais para Sul, como colonizou mais um parque natural. Parque esse muito fraquinho em termos de mamíferos diga-se de passagem (com a honrosa excepção dos morcegos).

A tal linha horizontal que ia da Nazaré até à zona de Vila Velha de Rodão já baixou cerca de 20km no litoral do país. E no interior? Será que os esquilos já passaram o Tejo e já andam pelas zonas de Niza, Castelo de Vide?

Passo os verões em castelo de vide, e nunca vi nenhum esquilo ou indicios de presença de esquilos... Mas quem sou eu :lol:
Tambem pode ser que tenham ido para outras áreas da serra que rodeia castelo de vide, pois eu faço sempre o mesmo percurso
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Há uns tempos aqui na zona de Abrantes passou me um animal a frente do carro e mal saiu da estrada subiu um pinheiro com uma grande velocidade, uma cauda grande. Disse a uns colegas que seria um esquilo, será que podia mesmo ser? É que nunca mais o vi e passo lá todos os dias
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Há uns tempos aqui na zona de Abrantes passou me um animal a frente do carro e mal saiu da estrada subiu um pinheiro com uma grande velocidade, uma cauda grande. Disse a uns colegas que seria um esquilo, será que podia mesmo ser? É que nunca mais o vi e passo lá todos os dias

É bem provável que tenha sido um esquilo.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Há uns tempos aqui na zona de Abrantes passou me um animal a frente do carro e mal saiu da estrada subiu um pinheiro com uma grande velocidade, uma cauda grande. Disse a uns colegas que seria um esquilo, será que podia mesmo ser? É que nunca mais o vi e passo lá todos os dias

Pela descrição parece ser e a zona de Abrantes segue a tal linha horizontal de expansão da espécie, de que falava há uns posts atrás.

É bem possível que comecem a aparecer casos desses com mais frequência :thumbsup:
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Pela descrição parece ser e a zona de Abrantes segue a tal linha horizontal de expansão da espécie, de que falava há uns posts atrás.

É bem possível que comecem a aparecer casos desses com mais frequência :thumbsup:

Pode não ser relevante, mas é só para informar que era no concelho de Abrantes mas já a sul do Tejo

Não sei se esta informação servirá para alguma coisa:p
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Pode não ser relevante, mas é só para informar que era no concelho de Abrantes mas já a sul do Tejo

Não sei se esta informação servirá para alguma coisa:p

Claro que é!!! Bom saber que já passaram o Tejo. Os grandes rios são sempre barreiras relevantes para espécies como estas.

É uma excelente notícia já termos esquilos a sul do Tejo. Não seria na área de Lisboa que fariam a travessia de certeza :lol:

Mas será que há vestígios na zona? Pinhas roídas por exemplo. Ou buraquitos escavados no chão com cascas de pinhões ou bolotas por perto.

Já agora, o animal que viste era vermelho acastanhado? Há outros mamíferos com caudas grandes e felpudas que facilmente subiriam a árvore e que ao longe podem dar a ideia de poder ser um esquilo. Por exemplo animais da família das doninhas.

images