Estação Meteorológica Covilhã



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Muitos parabéns Spiritmind! :w00t:

É com alegria que relembro a tua página inicial. Como bem sabes és um dos membros mais bem localizados da nossa comunidade, logo à partida e por isso mesmo a tua estação foi, é e será sempre de grande interesse (muito em especial para os doentes do frio e da neve, como a minha pessoa! :p). Interesse esse que é extensivo aos milhares de pessoas que vão à Serra da Estrela e através do teu excelente trabalho têm uma perspectiva mais ampla das condições meteorológicas por essa zona, podendo assim planificar melhor um passeio na serra mais alta de Portugal continental.

E se de algum modo restassem dúvidas do teu profissionalismo e empenho, a confirmação veio no momento em que se plasmou a parceria com as Estradas de Portugal em Dezembro de 2010, incluindo eles a tua estação no seu site e tu as condições do acesso ao maciço central no teu website. Confesso que apesar de ser a tua estação, eu, como certamente muitos membros da nossa bela comunidade, nos sentimos gratos e honrados com tamanho feito. Foi como sentir que começamos a ser levados a sério por várias instituições de cariz nacional e simultâneamente uma maior responsabilidade no momento de expor uma opinião ou publicar um dado meteorológico.

Tu estás entre um restrito grupo de "culpados" que me levaram a mim e certamente tantos outros a não desistir e seguir o vosso exemplo, colocando uma estação (por mais modesta que seja) a debitar dados para Portugal e para o mundo da forma mais séria que podamos, pois só assim faz sentido e tem uma utilidade real.

Recordo ainda tantas horas a espreitar pela tua webcam, que qual janela aberta ao mundo, já foi testemunha de tantos flocos caídos e tanta alegria partilhada como se fosse à nossa porta que o branco manto pousasse. :w00t:

Obrigado!!! E continua sempre com a qualidade que nos tens habituado!

Grande abraço!
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
O meteocovilha resolveu inovar e fazer um upgrade a sua estação tendo assim adquirido uma Davis :D.

Agora só falta instalar a mesma e desfrutar ;)

536385_531778993530101_1603949165_n.jpg
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa noite,

É com muito gosto e através de uma nova parceria com a Turistrela, o meteocovilha vai colocar uma DAVIS na Torre a 1903m em pleno maciço central da Serra da Estrela.


Muito boa notícia!:thumbsup: Parabéns! No fim-de-semana estive lá na Torre e senti a falta de uma estação que me indicasse exactamente as condições que lá estavam, com muito frio e muito vento!:D
 
  • Gosto
Reactions: ACalado

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Muitos parabéns pelo conseguido! Sem dúvida um marco na meteorologia amadora nacional! :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boa noite,

É com muito gosto e através de uma nova parceria com a Turistrela, o meteocovilha vai colocar uma DAVIS na Torre a 1903m em pleno maciço central da Serra da Estrela.


Grande boa nova! Parabéns pelo trabalho!

Agora, será que vem a tempo de levar com os primeiros flocos de neve da temporada?

:D
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
E a estação vai aguentar neve forte? será que vamos ter medições fiáveis no inverno sem que o RS fique congelado ou completamente coberto de neve e gelo?

E a medição de precipitação...o Pluvi terá de ser aquecido senão não medirá nada quando houverem aqueles dias seguidos de temperaturas bem abaixo de 0ºC.

E o vento...por vezes temos ciclones extratropicais com v850 que pode andar plos 100-150km.h sustentados...

Uma Davis aguenta isso?

Eu fico muito contente com a noticia mas estou um pouco céptico só isso.. :s
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
E a estação vai aguentar neve forte? será que vamos ter medições fiáveis no inverno sem que o RS fique congelado ou completamente coberto de neve e gelo?

E a medição de precipitação...o Pluvi terá de ser aquecido senão não medirá nada quando houverem aqueles dias seguidos de temperaturas bem abaixo de 0ºC.

E o vento...por vezes temos ciclones extratropicais com v850 que pode andar plos 100-150km.h sustentados...

Uma Davis aguenta isso?

Eu fico muito contente com a noticia mas estou um pouco céptico só isso.. :s

Xico entendo a tua interrogação, se não te dissesse que também já pensei nisso estava a mentir, mas esta certamente não será a primeira Davis Vue em altitude e certamente não será a ultima, mas lá está se não se tentar nunca se irá saber ;) Mas acredito que aguente. Agora pergunto preferes não ter dados na Torre como até aqui? Se me quiseres ajudar na compra de uma Vaisala estas a vontade :D

 
Editado por um moderador: