Estação Meteorológica CT1ETE - Guimarães

CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Olá a todos,

Em primeiro lugar, um agradecimento especial ao Daniel Vilão pelo apoio.

Hoje finalizei, com a ajuda de um radioamador amigo (CT1EYN, Costa...nas fotos) a montagem da estação Davis Vantage Pro2.

A altura da base dos sensores ao telhado elevado é de 1,70m. Não há nada por cima do copo e existe abertura total para todos os pontos cardeiais (a vantagem de morar a 358 metros de altitude). O único ponto negativo consiste na impossibilidade de evitar os aparelhos de ar condicionado. O que está mais próximo, situa-se a cerca de 3 metros. Todos os outros estão a mais de 6 metros. Até que ponto poderá influenciar a temperatura? Penso que estarão suficientemente longe.

Agradeço opiniões.

davis001.jpg

O Costa nas operações finais

davis003.jpg

Panorâmica Norte

davis004.jpg

Panorâmica Nordeste

davis005.jpg

Panorâmica Este

davis006.jpg

Panorâmica Sudoeste - O sol estava no sítio errado
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Muito boa instalação, CT1ETE. :) Muito boa estação, também. :w00t:

Com essa montagem vais ter dados muito fiáveis, com bastante qualidade. Toca a meter os dados on-line.

Só uma dúvida... O ferro não oscila na ponta? :unsure:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
A montagem está excelente, parabéns. ;)

Como te disse numa das primeiras PM's - em que referi alguns pontos importantes da instalação - certifica-te apenas que o tubo não oscila, de resto a instalação está perfeita.

O painel solar (ISS do módulo principal) parece rodado para Sudoeste - o ideal seria Sul - mas desde que apanhe sol o dia todo não há problema e não necessita de mais alterações; é já o suficiente para alimentar a estação.


Vais colocar a estação online ?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá a todos,

Em primeiro lugar, um agradecimento especial ao Daniel Vilão pelo apoio.


O único ponto negativo consiste na impossibilidade de evitar os aparelhos de ar condicionado. O que está mais próximo, situa-se a cerca de 3 metros. Todos os outros estão a mais de 6 metros. Até que ponto poderá influenciar a temperatura? Penso que estarão suficientemente longe.


Ora essa, sempre às ordens. ;)

Os aparelhos de ar condicionado parecem estar a uma distância mais que suficiente, isso não deverá ser problema, até porque a circulação do ar - o próprio vento - não vai permitir que as massas de ar provenientes desses aparelhos cheguem até à estação, pelo menos de forma perceptível.
 

CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Obrigado pela vossa opinião.

À partida, o tubo não oscilará. No entanto, se verificar alguma mediação errada percipitação em dias de vento forte, reforçarei a estabilidade do tubo com espias.

Colocarei dados online logo que possa, pois estou ainda em época de exames.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
O painel solar (ISS do módulo principal) parece rodado para Sudoeste - o ideal seria Sul - mas desde que apanhe sol o dia todo não há problema e não necessita de mais alterações; é já o suficiente para alimentar a estação.


Quando estava a tentar perceber o que era aquela peça junto ao pluviometro e vi o que era, também me perguntei sobre isso.
Se pudesse ser rodado um pouco mais não lhe fazia mal ;).

A montagem está muito bem feita e também penso que o ferro não irá oscilar muito:thumbsup:.

Agora com essa grande máquina vai ser só "brincar" :D:D
 

CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Na altura da orientação do painel solar, ponderei virá-lo mais para sudoeste por uma razão: o zénite não coincide nesta época do ano exactamente com o sul. Fica um pouco mais para sudoeste. E como no inverno o sol incidente aquece menos a terra, aproveito um pouco melhor a energia solar. Se verificar que não funciona, recoloco-o para sul.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
A mim parece-me uma excelente montagem!
A única coisa que pode perder, não se prende com a montagem, mas sim com o local em si, e quanto a isso nada se pode fazer, que será alguma perda nas mínimas e máximas em dias de pouco vento, devido à distância ao solo! Quanto ao trabalho em si, óptimo!

Parabéns! :thumbsup:
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
A mim parece-me uma excelente montagem!
A única coisa que pode perder, não se prende com a montagem, mas sim com o local em si, e quanto a isso nada se pode fazer, que será alguma perda nas mínimas e máximas em dias de pouco vento, devido à distância ao solo! Quanto ao trabalho em si, óptimo!

Parabéns! :thumbsup:


Totalmente de acordo :thumbsup:
É também o que acontece com a minha estação :huh:



Parabéns pela estação e pela montagem.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Totalmente de acordo :thumbsup:
É também o que acontece com a minha estação :huh:

Isso é geral e acontece um pouco por todas as estações amadoras que não estão instaladas junto ao solo, pois quer o ar frio, quer o ar quente juntam-se muito mais e em camadas mais homogéneas até cerca de 1,50m acima do solo.
Como muitos de nós montam as suas estações em telhados, estamos sujeitos a isso, mas a diferença também não há-de ser muito significativa.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Parabéns :thumbsup:
É a segunda estação meteorológica em Guimarães no espaço de um mês e meio.