Estação Meteorológica da Serra do Pilar [IM] (18/07/2009)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
No recém-passado dia 19 organizámos um encontro conjuntamente com o Veterano, visto nós - eu e o André - estarmos no Grande Porto na companhia do João Soares e assim aproveitámos para conhecer a estação do Serra do Pilar.

Encontrámos uma estação recentemente lá montada, desde Dezembro, segundo disse quem nos recebeu no Observatório da Serra do Pilar.

Os abrigos de Stevenson, dois, estão em excelente estado mas ainda sem qualquer instrumento no seu interior, ainda para mais num local onde não há observadores e a estação é totalmente automatizada é caso para perguntar o porquê de um abrigo, quanto mais dois.

A estação pareceu-nos bastante representativa da cidade do Porto, muito mais do que a estação de Pedras Rubras, num local totalmente diferente da zona da cidade.

Na minha opinião esta estação devia receber o título de EMA, pois está instalada de tal modo que cumpre todas as normas da Organização Meteorológica Mundial e encontra-se num local ajardinado de grandes dimensões, embora dentro do perímetro urbano, mas muitas estações que conhecemos também funcionam nestas condições e são EMAs, por isso seria justo.

Destaque para a excelente tarde de convívio com o Veterano e, claro, com o grupo desde há muito familiarizado: eu, o João Soares e o André, os únicos por lá presentes em conjunto com ele. :D



Vista geral









Vistas de pormenor




















 


Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Belas fotos! Tive pena de não poder ter ido :(

Também acho que deveria ser EMA e substituir a de P.Rubras como a principal estação. É só avarias, já chega. Merecemos melhor. Aliás, deveria haver uma no interior do distrito, mas essa é outra história.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Os abrigos de Stevenson, dois, estão em excelente estado mas ainda sem qualquer instrumento no seu interior, ainda para mais num local onde não há observadores e a estação é totalmente automatizada é caso para perguntar o porquê de um abrigo, quanto mais dois.

Esperemos que eles não fiquem ali a apodrecer vazios.
Eu, não me importava de acolher um, para levar para a terra dos meus país na zona de Montemurro. :p

E já agora levava também um daqueles pluviometros.
Embora esses precisassem primeiro de umas reparações. Não havia nenhum que não estivesse entupido.




De referir ainda que aquele lugar, se encontra um pouco abandalhado. Parece que ninguém quer saber daquilo para nada. O senhor que toma conta daquilo lá vai cuidando do jardim, mas quanto aos instrumentos e ao próprio observatório, é o que se vê. :(

Será por ter acabado a ditadura?



(Edifício construído sob o governo da Ditadura Nacional, Ano de 1931).