Estação Meteorológica de Bragança (IM) [18/01/2009]

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Aproveito a criação do tópico da Estação Meteorológica de Aveiro para criar também este, que ficou no esquecimento.
Todavia, quando estava em frente à estação fiquei sem bateria e só consegui tirar 2 fotografias até a bateria terminar.
Ainda assim, vêem-se mais alguns sensores na primeira fotografia, pois o panorama favorece essa visualização.
Queria pedir principalmente ao Gil e ao André que completassem este tópico com as suas fotografias, - tiraram bastantes - pois este tópico ficará extremamente incompleto se ficar só com as minhas.
Devo ainda dizer que esta foi a estação mais completa e bem cuidada que já vi de toda a rede do IM e também a nível da variedade e quantidade de sensores para os mais diversos fins.



Destaque para o radiation shield, sensor/detector de chuva, instrumentos de medição da evapotranspiração, sensor de medição dos níveis de ozono/qualidade do ar e ainda o Abrigo de Stevenson, mais à direita - que se encontrava em excelentes condições.





 


Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa reportagem :thumbsup:

Obrigado Z13, estou a ver que os acessos são fracos. Não percebo porque não colocam uma estação no cimo da serra de Nogueira, com estrada alcatroada até ao local!:huh:

Pelo contrário, acho que é muito bom haver algumas estações o mais isoladas possível, longe do homem e do alcatrão.

Já agora, sendo que esta estação faz parte das estações nacionais que contribuem para o GISS e respectivo cálculo da temperatura global, alguém sabe porque é que há 2 series de dados diferentes, entre 1961 e 1981 (Est ID 636085750000), depois não há dados durante 10 anos, seguindo-se outra série entre 1992 e a actualidade (Est ID 636085750002).

A estação terá mudado de local ou terá sido implementado novo equipamento ?

station.gif
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Boa reportagem :thumbsup:

Pelo contrário, acho que é muito bom haver algumas estações o mais isoladas possível, longe do homem e do alcatrão.

Não sei se conheces a região, Vince, mas a serra de Nogueira não deixa de ser isolada. A meu ver, os acessos em melhores condições, principalmente no Inverno, podem facilitar alguma intervenção de técnicos, doutra forma as estações podem ficar inacessíveis por longas temporadas. Esta questão da falta de dados durante 10 anos pode estar relacionada com a degradação da estação, precisamente por falta de manutenção.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Existem várias normais para Bragança, mas a localização não parece ser a mesma para todas elas.

Na normal de 1931-1960 a estação apresenta como localização geográfica:

Latitude: 41º 49' N

Longitude: 6º 46' W

Altitude: 720 m

Nas normais mais recentes a estação apresenta como localização geográfica:

Latitude: 41º 48' N

Longitude: 6º 44' W

Altitude: 692 m

Deve ter havido certamente uma alteração na localização da estação, mas não sei se é por isso que aparece essa descontinuidade no gráfico.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
De 1931 até meados dos anos 40 a estação esteve num antigo quartel militar situado onde existe hoje a CM e os terrenos em volta. Pela altitude a estação poderia estar onde é actualmente o campo do trinta.

A actual estação é de facto muito completa e bem cuidada, só é pena estar no local onde está... :hehe:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)