Estação Meteorológica de Corroios (Oregon WMR200)



Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Pessoal, venho dar-vos as boas novas :w00t:

A estação já está a enviar dados para a net :w00t:

Apesar de não poder ter o computador ligado dia e noite, sempre que posso deixo-o ligado e em ocasiões "extremas" ou "especiais", por isso se em certas alturas virem dados estranhos, não se preocupem. Podem ser os últimos dados transmitidos do PC para a net antes de este ser desligado. ;)

Está no site do Wunderground, ->aqui<-

Muito obrigado ao Rog, ao Hotspot, ao Miguel e ao Minho por toda a ajuda que me deram. :thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Pessoal, venho dar-vos as boas novas :w00t:

A estação já está a enviar dados para a net :w00t:

Apesar de não poder ter o computador ligado dia e noite, sempre que posso deixo-o ligado e em ocasiões "extremas" ou "especiais", por isso se em certas alturas virem dados estranhos, não se preocupem. Podem ser os últimos dados transmitidos do PC para a net antes de este ser desligado. ;)

Está no site do Wunderground, ->aqui<-

Muito obrigado ao Rog, ao Hotspot, ao Miguel e ao Minho por toda a ajuda que me deram. :thumbsup:

Parabéns :)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Parabéns pelo recente progresso. ;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Hoje, não esquecendo todos os detalhes, conclui finalmente a instalação completa da estação. Dei uma pintadela :D (com uma tinta especial para evitar ferrugem) nas partes mais importantes da estação, parafusos, porcas, tudo isso. :)

Amanhã vou colocar aqui mais fotos desse melhoramento e da instalação do painel solar também.

Cumps
Lightning
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Tal como prometi, aqui vão mais fotos da minha estação. Desta vez tiradas mesmo perto dos instrumentos, para terem uma ideia diferente da instalação. Adicionei o painel solar à montagem, e virei-o para sul (dada a minha localização) de maneira a conseguir apanhar o maior número de horas de sol / claridade.

Consegui também apanhar mais de perto o RS da Davis. Prendi melhor o sensor no seu interior.

img0415hy2.jpg


img0416mj3.jpg


img0418yy6.jpg


img0422qs3.jpg


img0424ri3.jpg


img0423ll8.jpg


Amanhã já estarão disponíveis os dados em tempo real, de novo, na página do Wunderground.

:thumbsup: :w00t:
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,


Tendo em conta que a substituição de pilhas será mais complicada no anemómetro (implica deitar o mastro) deverias, talvez, ter deixado o painel solar nesse mastro.
Assim, a duração de pilhas no cata-vento/anemómetro seria maior.
predfl7.jpg






Já agora, porque é que deixaste mastro acima dos aparelhos


pluvth0.jpg




e não instalaste tudo até ao topo :confused:...não é que tenha influência, mas ficava mais "bonito" :D

pluvqc0.jpg




abraço
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas, Tendo em conta que a substituição de pilhas será mais complicada no anemómetro (implica deitar o mastro) deverias, talvez, ter deixado o painel solar nesse mastro.
Assim, a duração de pilhas no cata-vento/anemómetro seria maior.

Já agora, porque é que deixaste mastro acima dos aparelhos

e não instalaste tudo até ao topo :confused:...não é que tenha influência, mas ficava mais "bonito" :D

abraço

Olá Kraliv.

Pensei nisso, em deixar o painel solar no mesmo ferro que o catavento/anemómetro. Mas preferi colocá-lo no ferro do sensor, a alimentar o sensor. Deixei mastro acima dos aparelhos porque na altura da montagem pensei em tudo: se por exemplo quiser meter o painel solar no topo do ferro posso lá metê-lo sem problemas. Como o suporte do pluviómetro está mesmo aparafusado ao ferro, jã não posso mechê-lo, a nao ser que faça furos no ferro, mais acima, e o suba mais. Mas de qualquer maneira penso que está bom assim, também não há qualquer problema com esse pormenor. ;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Os dados online no wunderground estão em testes? Como tem uns saltos marados! :D

Não propriamente. Eu é que não tenho possibilidade de deixar o computador ligado o dia todo, e o facto de estar sempre a ligar e desligar faz esses "saltos" nos dados. :(

Mas assim que puder resolvo isto, de maneira a que os dados fiquem correctos e sem "saltos". :)

As minhas desculpas a todos os utilizadores que visitam a página com os meus dados online, mas neste momento as condições que tenho só permitem isto. :unsure:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Ah! :)

Então mas é assim, são as limitações! hás de arranjar uma solução ;)

Uma coisa interessantíssima, a temperatura sobe sempre ao longo da madrugada!! Porquê? Já tou a fazer filmes e associações com a acesa discussão que tivemos no tópico sobre a estação do IM da Praia da Rainha!
:rolleyes:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Ah! :)

Então mas é assim, são as limitações! hás de arranjar uma solução ;)

Uma coisa interessantíssima, a temperatura sobe sempre ao longo da madrugada!! Porquê? Já tou a fazer filmes e associações com a acesa discussão que tivemos no tópico sobre a estação do IM da Praia da Rainha!
:rolleyes:

Porquê não sei.

Mas acredita que já são algumas as vezes que me levanto para ir à rua (de madrugada) e observo isso, a temperatura durante a madrugada vai subindo lentamente. :confused:

Ou seja, o que eu quero dizer com isto é que já observei esse fenómeno. Não estou a afirmar que acontece todos os dias, mas esse facto tanto pode ser devido ao erro dos dados como pode corresponder à verdade, se é que percebeste. :)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pois!
Antes de mais, tenta ver se é erro!
Se não for é interessante, especialmente porque é um comportamento semelhante, apesar de não totalmente igual, ao da estação da Praia da Rainha, o que a ser verdade era muito interessante, pois quereria dizer que o fenómeno lá afinal não é assim tão local, e que a zona de Corroios estaria ali algures numa zona de "transição"..
Mas claro, são só suposições, ainda sem saber se isso está certo! :p ;)