Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por Daniel Vilão 26 Mar 2008 às 22:17.

1. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Moscavide / Degracia
    Hoje, dia 26 de Março de 2008, reuniram-se vários membros do fórum para visitar a estação meteorológica e aerológica de Gago Coutinho, em Lisboa.
    A nossa anfitriã foi a observadora meteorológica Ilda Carvalho do Instituto de Meteorologia, que nos recebeu com muita simpatia e profissionalismo, e nos fez uma instrutiva visita guiada às instalações e aos diversos equipamentos, explicou-nos o seu trabalho de meteorologia sinóptica e finalmente pudemos todos assistir aos diversos passos da preparação e envio da sondagem aerológica que diariamente sobe aos céus em Lisboa e fornece os preciosos dados que depois alimentam os diversos modelos numéricos globais.

Estiveram presentes: Eu, o Gil, o André e o Vince.
    Como o Vince não pôde ir à tarde, não ficou na fotografia. :lmao:

Mais à esquerda: Eu
    Ao meio: André
    À direita: Gil

:lmao:

Collapse Signature Expand Signature
  2. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Películas digitais da nossa visita!

Termómetros de Solo: 20cm, 10cm e 5cm de profundidade.

Termómetros de solo: 1m e 50cm de profundidade.

Estação Meteorológica Clássica - abrigo.

Estação Meteorológica Clássica - Interior: Higrotermógrafo ( Regista simultaneamente, a temperatura (°C) e a humidade relativa do ar (%)), Termómetros de temperatura máxima e minima, higrómetro e evaporimetro de piche.

Termógrafo de medição de temperatura.

Pluviometro ou Udómetro

Anemómetro

Heliómetro

Activação, calibração e preparação da Sonda aerológica

Sonda aerológica

Receptor e pocesador de dados provenientes da sonda aerológica

Enchimento do balão com hidrogénio.

Sonda preparada.

"...o menino muito simpático..."

Contagem decrescente.

Aí vai ele.

VIDEO:

Resultados:

#2 AnDré, 26 Mar 2008 às 22:32
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  3. Gilmet

Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    12 Dez 2007
    Local:
    Mira-Sintra (188 m)
    Realmente foi um belo dia... Aprendemos imenso!:w00t: Foi-nos explicado o funcionamento de variados instrumentos

De facto, muito cativante foi a simpatia da Dr Ilda Carvalho e da Dr Luisa Andrade, que nos receberam muito bem:thumbsup:

Sem Duvida um dia para recordar!

A Dr. Luisa Andrade até disse que eu era "muito simpatico":lmao::lmao:

No fim da visita á estação Aerológica, assistimos ao lançamento do Balão Meteorologico, sem duvida, um experiencia fascinante!!;) (e é tão facil!:p)
    Mas.. como se pode ver pelos dados recolhidos, parece que o balão não foi muito alto, visto que já chegaram a ir, por vezes aos 36000m, dependendo das condições do estado do tempo... mas não nos culpem a nós:lol: (e eu só toquei no balão:p)

Mais umas fotos: (Balão Meteorologico)

(O nosso querido IM:D)

4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Eu só fui à Gago Coutinho onde tive o prazer de conhecer o André, o Daniel e o Gilmet. Foi de facto uma hora muito bem passada, e agradeço a simpatia e disponibilidade da Ilda Carvalho do Instituto de Meteorologia para tão bem nos ter recebido e nos ter explicado tantas coisas interessantes de como é o dia a dia de trabalho das pessoas que estão do lado de lá da meteorologia.

O meu principal interesse e curiosidade era a sondagem e foi muito interessante assistir a todo o processo de configuração da sonda, o pedido de autorização ao tráfego aéreo do aeroporto para o lançamento, o enchimento do balão, uma pequena espera porque se aproximava da cabeceira da pista 03/21 um avião para aterrar, o lançamento, e depois assistir ao equipamento a receber os dados em tempo real. :thumbsup:

Percebemos agora já à noite que pelos vistos esta sonda não foi muito longe, ficou-se pelos 319hPa, parece que demos azar, mas a gente jura que não fez nenhuma sabotagem para esconder o arrefecimento global que vem aí :D Só se foi o Gilmet quando pegou nela. Se os modelos falharem nestes dias já sabem quem foi o culpado :D Estou a brincar :D

Dados da sondagem que testemunhamos

PS: Estamos inocentes, pois a sonda da Corunha lançada à mesma hora ainda finou mais cedo, aos 375hpa :) O Jet hoje acordou mal disposto.

5. Diogo.lis.vpa

Diogo.lis.vpa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    Vale de Figueira
    Que fixe, pena a minha actividade profissional n me ter deixado ir a visita :sad:.
    Mas ainda bem que a meteopt foi representada :D
    va cumps e que venham mais visitas destaas XD

6. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
  7. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Bem, acho que não é de mais salientar a forma acolhedora como nos trataram. Fiquei estupefacto com tanta simpatia.
    A Dr. Ilda Carvalho estava encantada ao saber de pessoas que adoravam o trabalho que ela fazia, e até nos incentivou a fazer-lhe companhia em alguns dos seus turnos. Fiquei de escrever um e-mail para o Boss do IM para ver se ele dá autorização a que hajam voluntários a ajudar os observadores meteorológicos nos seus trabalhos. Assim até aprendiamos a manusear aqueles instrumentos. Quem sabe se da próxima vez o balão não voa mais alto!:D:D:D

Quanto à Dr. Luisa Andrade, fez questão de repetir varias vezes que sempre que tivermos alguma duvisa, não hesitemos em lhe perguntar. Foram extremamente simpáticas!
    Obrigado.

E até a tia do Gilmet, que também embarcou nesta visita, confessou estar feliz por saber que afinal existem mais pessoas como o seu sobrinho. Afinal ele não tem de ir ao psicólogo tratar da maluqueira que é acordar de noite para ir pescar com o termómetro para a janela!:lmao:

Aproveito também para salientar um aspecto importante desta visita. Ao contrário do que pensamos, a estação da Gago Coutinho está numa boa localização. Quem passa na 2ªcircular, ou no aeroporto, tem uma sensação errada do que aquilo realmente é. É que todos os instrumentos estão instalados numa posição mais elevada em comparação com todoas as obras urbanas em Lisboa. Aquilo foi mesmo um lugar escolhido a dedo!:thumbsup:
    E convido todos aqueles que ainda tiverem duvidas quanto à posição duvidosa da estação, a passarem por lá e a verem com os seus próprios olhos!:thumbsup:

PS: Na foto de "grupo" a pessoa mais fotogénica é sem duvida o Vince! Para a próxima tiro eu a foto!:hehe::hehe:

8. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora
    assino por baixo!

9. lsalvador

lsalvador
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Alhos-Vedros / Tomar
    Parabens a todos pela iniciativa :thumbsup::thumbsup:

10. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    Ah que inveja rapaziada! :sad:

Mas mais oportunidades surgirão :D

Obrigado pela partilha que fizeram aqui com a malta da vossa visita! E obrigado também ao IM por serem tão prestáveis aqui com a tropa :thumbsup:

11. jpmartins

jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Out 2007
    Local:
    Vila Nova da Palhaça (Aveiro)
    Obrigado pessoal por partilharem a vossa aventura no IM e obrigado tb ao IM.:thumbsup:

12. HotSpot

HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Nov 2006
    Local:
    Moita, Setubal
    Pessoal, do melhor.

Pena como outros de não poder ir. Fica para uma próxima oportunidade.

Grande foto-reportagem :D

13. DeltaDirac

DeltaDirac
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    1 Jul 2009
    Local:
    Oeiras
    Bom dia,

Interessantes as vossas fotos.

confirmem-me por favor a ideia que tenho: o local de lançamento da sonda do IM é em frente ao antigo bar "O Avião" e não no edificio do IM, correcto? Ou seja, é num local mais isolado nas coordenadas: 38.766132° / -9.128408°. Estou certo?

Obrigado e cumprimentos,

DD

14. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Moscavide / Degracia
    Exacto.

O lançamento da sonda é feito junto às estações clássica e automática de Gago Coutinho, junto à cúpula que se vê junto à 2ª circular.

Uma imagem de satélite, onde se vislumbra o antigo «avião», actualmente inexistente.

15. DeltaDirac

DeltaDirac
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    1 Jul 2009
    Local:
    Oeiras
    Estava certo então. De qualquer forma, pensava que a sonda era lançada junto à cúpula, pelos vistos é cá fora mesmo, onde assinalou com o circulo amarelo.

Há aqui alguém que faça o acompanhamento diário das sondas?

Obrigado,

DD

Partilhar esta Página