Estação Meteorológica - orizicultura

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por marco_cruz 5 Dez 2014 às 23:18.

1. marco_cruz

marco_cruz
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Nov 2014
    Local:
    Figueira da Foz
    Pretendo adquirir e instalar uma estação meteorológica para monitorizar o clima numa exploração agrícola, para ajudar a determinar o estado fenológico das plantas - arroz, neste caso - e determinar condições de vento, temperatura e humidade favoráveis à ocorrência de fungos. A temperatura do solo e da água também seriam úteis.
    Sou novo nestas andanças mas penso ter know how para instalar e fazer as alterações necessárias (radiation shield por exemplo) e ligar a estação a um PC (raspberry pi por exemplo).
    Nesta altura a grande questão é: para as finalidades que indiquei que estacões devo considerar..?
    Também seria bem vinda uma forma de determinar as horas de céu descoberto (durante o dia )

Agradeço desde já a vossa ajuda e sugestões!

#1 marco_cruz, 5 Dez 2014 às 23:18
    Última edição: 5 Dez 2014 às 23:51
  2. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
  3. marco_cruz

marco_cruz
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Nov 2014
    Local:
    Figueira da Foz
    Agradeço a rapidez de resposta!
    Sim, realmente a solução ideal passaria pela Davis, no entanto para uma primeira estação e para ganhar experiência talvez seja melhor começar com uma estação mais barata mas fiável, de modo a que possa confiar no histórico de dados colhidos.
    Para temperatura da água talvez pudesse utilizar um sensor daqueles próprios para piscinas que veem com algumas estações, para temperatura do solo é que não estou a ver nenhuma solução...

Mário Barros gostou disto.
  4. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Tenta investir então numa PCE. Pesquisa pelo fórum, há pessoal com uma, ou então uma Oregon.

marco_cruz gostou disto.
  5. Furby

Furby
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Out 2008
    Local:
    Portugal
    Se for a nível "Profissional" tem a "Watson W-8681-PRO" que custa 242€ - Ver na loja "AstroRadio" - http://www.astroradio.com/514040.html .

A nível de gama média / semiprofissional e entrada no mundo das estações meteorológicas, então ai recomendo a "Watson W-8681-Solar" que custa 123,35€ - Ver na loja "AstroRadio" - http://www.astroradio.com/514031.html .

E caso de futuro necessite de acessórios para a "Watson", estão disponíveis em:

"AstroRadio" - http://www.astroradio.com/search.ht...0&tf=category&to=r&tf=price&to=nr&id=Tc4P9syo .

"Waters & Stanton Ltd" - http://wsplc.com/weather-stations.html .

:)

marco_cruz gostou disto.
  6. marco_cruz

marco_cruz
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Nov 2014
    Local:
    Figueira da Foz
    A W-8681-pro parece ser adequada, no entanto se um dos instrumentos avariar não sei se será fácil substitui-lo.
    A parte de não ter de a ligar fisicamente a um PC é ótima, da minha experiência quanto mais aparelhos se ligam em cascata maior é a chatice.
    Não vejo é radiation shield nesse estação... Mas isso também não será um problema.
    Entretanto vi esta WS-1001-WIFI http://www.ambientweather.com/amws1000wifi.html , parece um clone mas mais avançada

#6 marco_cruz, 9 Dez 2014 às 13:56
    Última edição: 9 Dez 2014 às 14:08
  7. marco_cruz

marco_cruz
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Nov 2014
    Local:
    Figueira da Foz
    Bem, depois de muito pesquisar terá de ser Davis Vantage pro 2 wireless.
    Alguém me pode dizer qual a melhor loja (preço / rapidez de entrega / serviço pós venda) para comprar a estação?
    Para ligar isto a um raspberry pi tenho mesmo de comprar o weather link da Davis?!
    Obrigado
    ...
    Escavando mais um pouco
    Wireless Vantage Pro2™ Integrated Sensor Suite + Wireless Weather Envoy, parece-me uma boa solução, pois no meu caso a consola é desnecessária.
    Ainda tenho uma dúvida: o Wireless Weather Envoy torna desnecessário o weather link para fazer a ligação ao PC?

#7 marco_cruz, 10 Fev 2015 às 11:01
    Última edição: 10 Fev 2015 às 15:36
  8. marco_cruz

marco_cruz
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Nov 2014
    Local:
    Figueira da Foz
    Parece que não há forma de escapar ao weather link para ligar o envoy ao PC :(

9. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    Sim confirmo, é mesmo necessário Marco! :(

Mas é uma opção interessante para quem não tiver um orçamento muito elevado. Eu sabia da sua existência,mas nunca lhe tinha dado muita atenção. E a consola, para muitos de nós que temos uma estação 24h/24h na net e ligada a um PC não é lá algo que seja essencial. ;).

Collapse Signature Expand Signature
  10. marco_cruz

marco_cruz
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Nov 2014
    Local:
    Figueira da Foz
    Sim, ainda me falta ver melhor essa parte, mas conto utilizar um raspberry pi model b (512 ram), assim sempre poupo uns trocos valentes em eletricidade e tenho um ali a ganha pó

11. marco_cruz

marco_cruz
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Nov 2014
    Local:
    Figueira da Foz
    Pedi preços do material à naucom (pelo que soube são os importadores para Portugal) , recomendam outra loja em Portugal ou Espanha?

12. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    Na página da Davis apenas consta a Gestel:

http://www.davisnet.com/weather/dealer_find.asp

Collapse Signature Expand Signature
  13. marco_cruz

marco_cruz
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Nov 2014
    Local:
    Figueira da Foz
    Obrigado
    Vou contactalos, estou à uma semana à espera de orçamento da naucom ( não vou esperar mais, se demoram tanto tempo a dar preços nem imagino qto tempo demorará a entrega...)
    Entretanto um utilizador sugeriu-me duas lojas espanholas: darrera e tienda fotovoltaica, pedi orçamento a esta última é os 3 componentes base ficam em €745 + €16 de portes, o problema é que a garantia é de um ano e a fatura não vai dar para deduzir IVA.
    Alguém já comprou numa destas lojas?

14. Joaopaulo

Joaopaulo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Dez 2013
    Local:
    Rechousa - VNGaia (174m)
    Eu comprei a minha Davis na tienda fotovoltaica .

#14 Joaopaulo, 19 Fev 2015 às 11:56
    Última edição: 19 Fev 2015 às 13:08
  15. Joaopaulo

Joaopaulo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Dez 2013
    Local:
    Rechousa - VNGaia (174m)
    Na altura de comprar a minha estação , estive a pesquisar em várias lojas. Deixo aqui algumas com os preços os equipamentos:

GESTEL
    :
    -Davis 6152: 733€ + 23%IVA -> 901€ com IVA
    -WeatherLink: 203€ + 23%IVA -> 249€ com IVA

TIENDA FOTOVOLTAICA:
    -Davis 6152: 549€ com IVA
    -WeatherLink: 164€ com IVA

DARRERA:
    -Davis 6152: 476€ + 21%IVA -> 575€ com IVA
    -WeatherLink: 132€ + 21%IVA -> 159€ com IVA

TERMO MED:
    -Davis 6152 + WeatherLink: 883€ com IVA