Estações Meteorológicas no Gerês

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por covenant 2 Nov 2007 às 11:52.

1. covenant

covenant
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    2 Nov 2007
    Local:
    Castêlo da Maia
    Olá a todos,
    Sou um amante da natureza, e um curioso sobre os fenomenos meteorologicos.
    Costumo caminhar pelo Gerês, acabando por vezes pernoitar na montanha.
    Gostaria de saber se existe alguma estação por esses lados para me poder precaver melhor em relação às condições atmosfericas.
    Um abraco a todos e obrigado

2. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança
    Re: Gerês

Olá e bemvindo!

Em relação à tua questão, a estação que o IM usa para caracterizar essa zona é a estação de Lamas de Mouro, entre os 700 e 800 m. Podes consultá-la com uma hora de atraso nesta página do site do IM.

3. covenant

covenant
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    2 Nov 2007
    Local:
    Castêlo da Maia

Olá Fil, obrigado pelas boas vindas e pela tua resposta.
    Estive a consultar a página que me indicaste. É possivel obter mais alguma informação além da temperatura actual?
    Um abraço

4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Covenant, bem vindo ao Forum

Para além da estação de Lamas que o Fil indicou, tens ainda a de Cabril:
    http://www.meteo.pt/pt/observacao/s...nal.jsp?regiaoRadio=14&regiao=11&tipoObs=temp

Quer numa quer noutra, no site do IM logo por cima do mapa podes clicar nos link's que dizem «Pressão (hPa)| Temperatura (ºC) | Humidade (%) |Vento (km/h) | Precipitação (mm)».
    Infelizmente não temos acesso à evolução horária destas estações, o que limita e muito a utilidade desta informação fornecida pelo IM ... :(

Já agora, a localização e altitude das estações:

Lamas de Mouro: 42° 2'33.14"N/ 8°11'58.63"O - 870 m.(localização exacta)
    Cabril (S.Lourenço): 41° 42' 0"N / 8° 1' 0" - 585 m. (localização aproximada)

Se tiveres fotografias das tuas caminhadas para partilhar, são sempre bem vindas ao forum. E registos meteorológicos ainda mais :)

5. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal

Bem vindo...devo dizer que também tinha marcada uma caminhada a um dos montes do Gêres para o próximo Domingo, mas infelizmente não vou poder fazer...enfim espero que a malta de Braga que vai rumar ao Gerês Domingo bem cedo tenha uma grande caminhada;)
    Se calhar ainda te vais cruzar com eles...
    O Gerês é concerteza a zona mais explorada de Portugal por amantes da natureza.

6. covenant

covenant
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    2 Nov 2007
    Local:
    Castêlo da Maia
    Olá, bom dia a todos e mais uma vez obrigado pelo bom acolhimento.
    Este Domingo infelizmente também não me vai ser possível ir para o Gerês por motivos profissionais (Novembro e Dezembro irei trabalhar fins de semana) :(
    Quanto a fotos, realmente tenho mais que muitas, cerca de 8Gb desde 2004. Estou neste momento a preparar um album no Flickr e brevemente colocarei aqui.
    O Gerês é a minha segunda casa digamos assim, sempre que tenho um tempinho livre lá vou eu. Tenho também feito algum hicking por Arouca, e constatei que é também um local lindissimo.
    Agora estou voltado para caminhadas longas, entre 3 e 4 dias, daí o meu grande interesse na meteorologia. É sempre bom poder contar (ou ter uma ideia) do tempo que irei ter pela frente, para deste modo me preparar melhor.
    Procuro também adquirir a minha primeira "estação" caseira, e reparei que o supermercado Plus irá ter uma à venda: http://www.plus.pt/cmspublic/system/modules/de.getit.plus/frameset/index_33477.html
    O que acham deste equipamento para um puro principiante?

Estou em vias de formar também um grupo de caminhantes. Se alguém quiser experimentar e conhecer lugares únicos podemos conversar.
    Um abraço grande e mais uma vez obrigado

7. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    É um produto interessante para casa, a um preço excelente para principiantes, mas claro, limitada e simples, não se pode por exemplo ligar a um computador. Dá também uma olhadela no tópico das estações e no das lojas.

Mas no teu caso, se calhar o ideal era teres um "brinquedo" destes para as caminhadas, por uns 70/80€

Ou então um relógio tipo os SUUNTO VECTOR, infelizmente carotos... a partir dos 150€.

Há um relógio da La Crosse, mais barato, mas não parece ser tão bom (link)

Partilhar esta Página