Estado do mar ?

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por Sandie 20 Nov 2014 às 22:14.

  1. Sandie

    Sandie
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    5 Jan 2014
    Mensagens:
    17
    Local:
    Lisboa (Alcântara)
    Boa noite,

    qual é a "melhor" forma de saber o estado do mar (junto à costa) ... ? Por exemplo, consulto o Windguru e indica ondas de + 3 metros para este fim de semana, no IPMA o mar estará relativamente calmo ...

    Podem-me ajudar ? Gostava mesmo de perceber um pouco mais ...

    Obrigada.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    644
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    O Windguru é uma ferramenta útil, mas tem algumas "nuances" que é preciso saber interpretar. Antes de mais é preciso saber distinguir dois tipos de ondulação: o Swell e o Windsea.

    O parâmetro que melhor distingue estes dois tipos é o período. O Swell é caracterizado por períodos longos por ser uma ondulação gerada muito longe, algures no Oceano. Que teve tempo de se organizar em grupos (as tais famosas 7 ondas), e rebenta na nossa costa mesmo quando não há vento. O Windsea, pelo contrário, tem períodos curtos e o mar tem um aspecto muito irregular. Este tipo de mar é gerado apenas pelo vento local. Obviamente há situações onde podemos ter as duas componentes ao mesmo tempo, quando recebemos um swell de longe e existe ao mesmo tempo vento na costa. Por isso é que o período na ondulação é muito importante, e no windguru está facilmente disponivel.

    Depois é sempre preciso saber a direcção da ondulação e conhecer como se comporta o local onde quer fazer a previsão perante tal direcção e tamanho da ondulação. Como resumo, posso dizer que em cerca de 90% dos dias do ano Portugal recebe ondulação de W/NW, pelo que será a Costa Ocidental a ser muito mais atingida pelas ondas. A Costa Sul algarvia (de Sagres a Vila Real S. António) e certos trechos de costa virados mais a sul (Costa de Sesimbra/Arrábida e Linha do Estoril/Lisboa) estarão mais protegidos da ondulação de NW e recebem ondulação preferencialmente de SW, ou mesmo no caso do Algarve, de SE em situações de Levante.

    No Sábado, a ondulação será de 1 a 1,5 m na Costa Ocidental, essencialmente swell. No entanto, Domingo entra uma ondulação maior, com cerca de 3 a 4 m de altura, também swell na sua maioria, mas com uma pequena componente de windsea devido ao vento moderado que se deverá sentir.

    Este tipo de mapas são sempre úteis na previsão de ondulação na nossa costa: http://www.hidrografico.pt/agitacao-portugal-continental.php
     
    Sandie, StormRic, CptRena e 3 outras pessoas gostaram disto.
  3. Sandie

    Sandie
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    5 Jan 2014
    Mensagens:
    17
    Local:
    Lisboa (Alcântara)
    Obrigada !

    O local onde quero fazer a previsão é em Sesimbra, essencialmente. Acabo de me certificar como mergulhadora e irei mergulhar para lá.

    O que tenho verificado é que as condições em Sesimbra são geralmente mais amenas que o previsto ... mas isso provavelmente é porque eu não sei interpretar a informação ...
     
    Collapse Signature Expand Signature
    StormRic gostou disto.
  4. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    644
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    Então está explicado. O windguru para Sesimbra falha redondamente porque não tem resolução suficiente para introduzir nas equações as características morfológicas de cada local, como cabos, batimetria do fundo, etc. Digamos que considera que a Praia de Sesimbra está virada a Oeste, como quase todas as praias ao longo da Costa Ocidental, do Norte até Sagres. Logo, qualquer ondulação de NW é colocada na previsão de Sesimbra do Windguru, daí as condições serem muito mais calmas que o previsto.

    Como sabemos, a costa de Sesimbra/Arrábida está virada para Sul, logo só receberá ondulações que tenham uma direcção de W/SW. Ondulação mesmo de sul é muito raro acontecer. Poderá acontecer, numa situação de um swell muito energético de NW, haver energia suficiente para contornar o Cabo Espichel e chegar alguma coisa a Sesimbra. Mas essas situações são raras. Aconteceu, por exemplo, o ano passado na Tempestade Hércules.

    O meu conselho, para fazer previsões para Sesimbra e utilizando na mesma o Windguru, é olhar para a direcção da ondulação:

    1. Se for NW não vai haver ondas em Sesimbra. Possiveis excepções só com ondulações sempre superiores a 5 metros e períodos de 15 ou mais.

    2. Se for de W poderá já haver alguma agitação, mas será inferior à indicada no Windguru. Porém, se a ondulação for superior a 2/3 metros de W, poderá ser mais complicado fazer mergulho.

    3. Se for de SW, a ondulação indicada no windguru estará próxima da realidade, e normalmente não será viável mergulhar nessas condições.
     
    Sandie gostou disto.
  5. Sandie

    Sandie
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    5 Jan 2014
    Mensagens:
    17
    Local:
    Lisboa (Alcântara)
    Wow, fantástico .... obrigada mais uma vez :) :)
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página