Este ano meteorologicamente foi...

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por AndréFrade 22 Dez 2010 às 14:13.

1. AndréFrade

AndréFrade
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Jun 2009
    Local:
    Montijo
    Bom, um tópico para caractrizarmos o ano de 2010 meteorológicamente falando.

Eu caracterizo a margem sul como bom. Só o mês de Dezembro foi exelente.

Ano de muita chuva.

Collapse Signature Expand Signature
  2. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Foi um ano até bem frio no Inverno, houve alguma neve em Janeiro. O verão foi tempestuoso e superquente :calor:. A chuva foi mais ou menos, não gostei nem desgostei. Os meses que se destacaram foram Fevereiro (Depressão tropical), Outubro, Novembro e Dezembro (Depressões). :D

3. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Gostei, muita chuva e frio de Janeiro a Março (só faltou a neve:(), depois muito calor e tempo seco de Abril a Setembro. E de novo chuva e frio de Outubro até agora, ou seja, um ano extremista:D!

4. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Então, este ano foi.....

Janeiro - Extremamente chuvoso, brutal, muita dela a cair com 5ºC.

Fevereiro
    - Muito semelhante a Janeiro mas mais frio e menos chuvoso, também com chuva a cair com 5ºC.

Março
    - Chuvoso e frio.

Abril - Dias primaveris intervalados por belos episódios de precipitação.

Maio - Muito semelhante a Abril com calor de Verão já no final do mês.

Junho - Começou quente, tendo o calor envergonhado-se pelo meio e aqueceu bem pro final.

Julho - Mês extremamente quente e seco, sendo o final tórrido tanto em máxima como mínimas (25ºC).

Agosto
    - O mês mais quente de todos e seco, com noites e dias tórridas.

Setembro - As noites foram ficando mais frescas os dias mais curtos, máximas ainda elevadas no inicio do mês.

Outubro - Tempo ameno e chuvoso.

Novembro
    - Chegou o frio com máximas e mínimas a decair, mês mais seco que Outubro.

Dezembro - Ainda não chegou ao fim.

Conclusão, ano bastante recheado de todo o tipo de fenómenos, não vou estar aqui a explanar o que faltou ou não faltou porque se não andava sempre depressivo, eu gosto de todos os tipos de tempo seja seca ou dilúvio. Foi um Outono e Inverno molhado e frio, uma Primavera amena e Verão tórrido, cheio de adrenalina nos acompanhamento das temperaturas essencialmente há noite, entre o Inverno e o Verão não consigo escolher qual me deu mais prazer de acompanhar se o Verão pelas suas noites quentes 30ºC às 3h se o Inverno com episódios de precipitação a 5ºC.

12 de Fevereiro 2010 - 14h30

6 de Julho 2010 (data americana) - 2h19

Grande 2010 :hehe:

5. SocioMeteo

SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Seixal
    Relativo a este topico so tenho 2 coisas muito simples para dizer por enquanto referente a Lisboa Gago Coutinho:

-)o Valor da percipitação ira ser dos mais elevados dos ultimos 10 anos ira ficar no intervalo dos 900-1000mm;
    -)Temperatura media anual deverá ficar-se entre os 16,5º-17º graus, ou seja igual inferior aos ultimos anos;

Conclusão ano não dos mais quentes mas ao mesmo tempo chuvoso que penso eu seja algo de salientar;
    Más noticias para os defensores mais radicais do aquecimento global que perpetuam o Oeste da penisula Iberica a um clima quase semi-arido e desertico, quando penso com a instablidade das NAOs venha acontecer exactamente o contrario, mas isso é o que acho nada mais que isso.

cumps e

Boas Festas

6. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Duvido muito que seja tão baixo, pois tivemos um Verão muito quente.

7. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Sempre a bater na mesma tecla, irra!!

E não diga que vai dar tudo ao mesmo! Se quer falar de dados da G.Coutinho tem de comparar com as normais para a G.Coutinho e não com o Geofísico!

8. meteo

meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Oeiras
    Este ano meteorologicamente falando foi muito bom..
    As estações diferenciaram-se umas das outras muito bem e assim é que gosto...Verão com muito calor e pouca nortada...:cool: Um final de JUlho e Agosto com anormal falta de nortada. Primavera a intercalar o calor com a chuva. E o Outono(Outubro-Dezembro),e Inverno deste ano(Janeiro-Março) com muita chuva,dias de trovoada e dias com muito vento..;)
    Ano excelente,e diversificado como se quer...

Ainda me lembro dessa noite maluca por ai de 31ºC de madrugada Mário Barros...E aquela noite onde o Cabo da Roca chegou aos 32ºC se não me engano ás 2 da manhã,máxima do dia :D Grande ano mesmo,cheio de fenómenos interessantes.

9. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Não será 6 de Julho?

Este ano meteorologicamente (sem acento) foi... extremo.
    Frio e chuvoso no Inverno, quente no Verão.

Este ano meteorologicamente foi... quase.
    Faltaram, por várias vezes, 1 ou 2ºC a menos para um nevão histórico em Portel. Só deu para ver um chuvisco de neve e água neve sem nenhuma acumulação a 10 de Janeiro.

Este ano meteorologicamente foi... entretido.
    Poucos perídos sem interesse. Grande participação no fórum, aumento exponencial de participantes e visitantes.

Este ano meteorologicamente foi... destrutivo.
    Infelizmente ocorreram muitos danos materiais e humanos causados, em parte, pela meteorologia. Madeira, Tomar, Fajãzinha, incêndios,...

#9 David sf, 23 Dez 2010 às 00:16
    Última edição: 23 Dez 2010 às 08:57
  10. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Pegando num pouco do que o Mário disse, mas agora em imagens. ;)

(Bahh.. Ao converter para gif as fotografias perderam resolução. Ficaram reduzidas a imagens de 256 cores. Fica a intenção.)

11. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Este ano foi bastante produtivo em termos meteorologicos:cold::rain::calor:

Queria só destacar a queda de neve em Bragança (sem acumulação) na madrugada do dia 8 de Março, que é a neve mais tardia que já vi cair:cold: e também a temperatura da água do mar de 26ºC no Sotavento Algarvio em Agosto, que é à água mais quente onde me banhei em Portugal:calor:

12. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    Este ano meteorologicamente (reafirmo o alerta do David, sem acento!) falando, foi memorável e quase quase que podia ter sido brutal, faltou terem estado menos 1 ou 2 graus em determinados dias de Janeiro e Fevereiro, que teria sido algo de loucos mesmo! :cold::D

Destacaria 3 eventos:

Começo pelo fim com uma excelente trovoada, como há muito não via em Elvas, com uma aparato eléctrico digno de registo! Foi a 16 de Setembro:

Outro evento que não me sairá da memória foi o resultado das fortes precipitações e consequentes enxurradas na Madeira a 20 de Fevereiro, com várias pessoas falecidas, histórias de sofrimento e imagens impressionantes... :sad:

Por último o que para mim foi uma das maiores alegrias pessoais e meteorológicas; a queda de neve :w00t: na minha cidade a 10 de Janeiro:

É uma imagem de sonho! Elvas pintadinha de branco!!! :uau:

Tenho grandes esperanças nos 2011... vamos ver :unsure:

13. squidward

squidward
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    4 Abr 2007
    Local:
    Cartaxo, 13kms a sul de Santarém
    para mim foi um ano meteorológico muito bom, quase "perfeito" em tudo...apenas falhou por assim dizer nas trovoadas de Verão, que acabei por não as ter.
    De destacar o Inverno rigoroso que se fez sentir entre Janeiro e Fevereiro, com muita chuva e Frio.
    A Primavera também foi "normal" dias soalheiros alternados com alguns dias de chuva ou aguaceiros com trovoadas.
    O Verão também "cumpriu" e bem, com dias extremamente quentes, tendo eu registado uma máxima próxima dos 45ºC em Julho.
    O Outono também foi animado, principalmente em finais de Outubro e agora no fim em Dezembro.

Espero que o ano meteorológico de 2011 seja tão bom ou melhor que este que acaba.:thumbsup:

Partilhar esta Página