Estrelas com nuvens

Tópico em 'Astronomia' iniciado por Rog 24 Jun 2007 às 20:44.

  1. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Astrônomos afirmam que estrelas podem ter nuvens

    Uma equipe internacional de cientistas descobriu a formação de nuvens de mercúrio em uma estrela que não tem campo magnético, publica hoje a revista científica britânica Nature.
    Até agora, os astrônomos acreditavam que os responsáveis pela criação de nuvens de gás e outras mudanças meteorológicas nas estrelas, como é o caso do Sol, eram seus campos magnéticos. No entanto, os astrônomos observaram nuvens de mercúrio na superfície de Alfa de Andrômeda, estrela que não possui campo magnético e, por isso, a variação da meteorologia não poderá no futuro ser atribuída apenas aos campos magnéticos.

    Dirigida por Oleg Kochukhov, do Departamento de Astronomia e Física Espacial da Universidade de Uppsala (Suécia), a equipe de cientistas estudou durante sete anos as nuvens de mercúrio da estrela Alfa de Andrômeda, a mais brilhante da constelação de Andrômeda, situada ao sul de Cassiopéia e a noroeste da constelação de Pégaso. A construção de imagens das manchas estelares em duas dimensões permitiu aos cientistas descobrirem que as nuvens de mercúrio apresentavam mudanças e evoluíam.

    A equipe, formada por astrônomos suecos, americanos e canadenses, descobriu que o processo de formação da estrutura da estrela é semelhante ao que experimentam a Terra e planetas como Júpiter e Saturno, conhecidos como os planetas de gás gigantes.

    Os cientistas atribuem as oscilações das nuvens de mercúrio a uma evolução desequilibrada e dinâmica dos elementos pesados das nuvens, devido à difusão atômica, processo de transporte de matéria através de movimentos atômicos ou moleculares que tende a igualar as concentrações.

    Segundo a descoberta, as mudanças sofridas pelas nuvens poderiam ser determinadas pela mesma física subjacente que guia as condições meteorológicas da Terra.
    Agência EFE
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página