Estudo dos Oceanos ajuda Climatologia

Tópico em 'Media' iniciado por Vince 30 Ago 2007 às 02:20.

  1. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Estudo dos oceanos ajuda climatologia

    Fonte: DN
     
  2. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Falar de 10 ou de 100 anos os dados utilizados para estas previsões são idênticos, embora em larga medida, os dados referidos a um século não serão muito mais do que ampliar no tempo previsões a 10 anos ou 20 anos.
    Utilizados de outra forma, mas estes dados de atmosfera e oceanos já eram tidos de certa forma em conta, não sei é se da melhor forma.
    Mas atendendo às variáveis que se pressupõem estudar, como os vulcões ou até o El-niño, o ponto de partida da previsão ou tem por base alguma ocorrência em concreto ou então se pressupõe dar uma mais alargada margem de erro nas possibilidades da evolução do clima com base nos efeitos resultantes dos vulcões na atmosfera, por exemplo.
    Pessoalmente nao dou grande credibilidade a previsões climatologicas a 100 anos, margem demasiado longa que não toma em consideração, ou não pode levar mesmo em consideração osilações no clima com prazos de decadas, por exemplo. Mas tudo depende da margem de dados estudados e em que se baseiam as previsões, acho mais sensato e mais realistas, previsões de evolução do clima a 5 ou 10 anos, por razões obvias de proximidade no tempo.
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página