Eventos meteorológicos raros na zona de Lisboa

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por cdm 25 Jan 2009 às 22:18.

1. cdm

cdm
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    25 Jan 2009
    Local:
    Mafra, 217 metros
    Boa Noite, e olá a todos do fórum, pois é a minha estreia. :)

Sabem-me fazer uma lista (não muito exaustiva, só por curiosidade) de eventos climatéricos raros na zona de Lisboa (refiro-me a mini-tornados, neve [mesmo que com pouca expressão], trovoadas grandes, quedas violentas de granizo, etc.).?:rolleyes:

2. iceworld

iceworld
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    coimbra ( 85m )
    Re: Eventos climatéricos raros na zona de Lisboa

Bem vindo :thumbsup:
    Se calhar também tu sabes fazer essa lista se fizeres umas pesquisas!
    Tanto no fórum como no google encontras muita informação.
    Quando tiveres algo coloca ai !!:thumbsup:
    Boa sorte

3. cm3pt

cm3pt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    24 Jan 2009
    Local:
    Vila Real (Pombal nas ferias)
    Bem ,aqui vai um ajudinha, pelo menos no que diz respeito a fenómenos ocorridos ha pouco tempo (ou seja, desde há 30 anos):

Neve: :cold:- Ocorreu nos dias 29 de Janeiro de 2006 e 28 de Janeiro de 2007 (por curiosidade dois domingos, separados de um ano menos um dia). Não chegou a fixar-se por muito tempo na cidade, mas chegou a cobrir de branco vários pontos da região, tendo chegado a haver acumulações consideráveis em Sintra, Pero Pinheiro, Loures e Tojal, por exemplo.

Noutro episódio, caiu chuva gelada durante alguns minutos na zona norte de Lisboa, no mês de Março (o que é extremamente raro), tendo nesse dia a temperatura atingido 0ºC :cold:

Quedas intensas de granizo: :w00t:a pior que há registo ocorreu a 29 de Outubro de 2002. A cidade, bem como muitos outros pontos do litoral centro ficou coberta por uma camada de mais de 10 cm de granizo. Nesse dia ocorreu também uma violenta trovoada.

Temperaturas altas: a máxima ocorreu a 14 de Junho de 1981, com 41,6ºC. No dia 1 de Agosto de 2003 a mínima foi de 26,6ºC, a maior de sempre.

Trovoadas: as piores ocorreram a 16 de Setembro de 1979 (caíram raios em vários pontos da cidade), 6 de Agosto de 1983, 26 de Outubro de 1983 (caiu um raio no Palácio Foz), 16 de Junho de 1989 (a pior de todas:eek:, uma coisa pavorosa, a cidade e todos os arredores tiveram o céu iluminado constantemente, à razão de um relâmpago a cada 5 seg., das 0h30 a 1h00 ocorreram estrondos piores que bombas, enfim, algo nunca visto. Se já houvesse detectores de raios ter-se-ia batido o record), e 29 de Outubro de 2002.

4. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Lisboa
    Isso foi quando? Chuva gelada em LX? uau! :eek: Sabes data?

Essa lembro-me bem! Foi fantástica!! Linda!! :w00t::shocking:

Nessa onda de calor de 2003 penso que foi batida a anterior marca de máxima.. Chegou aos 42º em Lisboa, dia 1.. Certo? :)
    E essa mínima não é do dia seguinte? Dia 2, depois do record de máxima de dia 1? :)
    Nesse dia estavam 35º à noite aqui na praia, e pessoal lá a tomar banho à noite, com relâmpagos no céu ao longe..
    Surreal esse dia...

5. cm3pt

cm3pt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    24 Jan 2009
    Local:

Sei, perfeitamente, foi na noite de 1 para 2 de Março, mas durou muito pouco tempo.

Segundo os dados do IM nesse dia a maxima foi de 40.6ºC no aeroporto, eses 42ºC devem ser da est meteo do Jardim Botânico. Essa mínima de facto e de 1 para 2, nessa noite houve uma trovoada seca. Dentro de casa estavam 32ºC .

Para quem gosta de trovoada e estudar situações do género, tenho aqui umas imagens sobre a sit metereológica dos dias das piores trovoadas, tenho é algumas dificuldades em pô-las. Se alguém souber ajudar, agradeço.

6. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Lisboa

Sim, mas de que anO? :)

7. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Lisboa
    Já agora..
    Em que ano foi aquele temporal de Inverno que fez rajadas de cerca de 120km/h em Lisboa?
    Foi uma madrugada, lembro-me da trovoada, de acordar com ela, mas nessa altura já tinha passado o vendaval, nem soprava nada quase..
    Sei que fecharam a ponte e tudo..
    No dia seguinte havia muitos estragos..

Andava no secundário, portanto, deve ter sido por volta de 96/97....

8. Nuno

Nuno
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    2 Dez 2006
    Local:
    Setúbal
    Aproveito para dizer que no dia 1 de Agosto de 2003 eu registei 46 graus em Setúbal numa parte da serra da Arrábida junto ao castelo de S.Filipe, fui a uma matança de um porco no meio da serra, só vos digo era quase impossível respirar;) A temperatura foi registada pelo o termómetro do carro, que para mim é muito fiável, tem sempre a mesma temperatura igual a da minha estação;)

9. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança
  10. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Lisboa
  11. cm3pt

cm3pt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    24 Jan 2009
    Local:
    Penso que sim. Alias, e provavel, pois a temperatura chegou abaixo de zero. Vou tentar inserir o mapa metereológico desse dia. Não sei se o tamanho ficará bom, mas pode ver-se bem a dimensão do núcleo frio:surprise:

12. cm3pt

cm3pt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    24 Jan 2009
    Local:
    E esta certo.. foi mesmo de 1996, mais concretamente no dia 21 de Dezembro. Nesse dia o vento rebentou janelas nalgumas casas e fechou a ponte 25 de Abril (na altura a única). Tenho aqui o mapa de superfície desse dia. Uma enorme depresão com uma presão muito baixa no centro (asim estilo Erica, mas penso que ainda mais forte.:w00t:

#12 cm3pt, 1 Fev 2009 às 12:57
    Última edição: 1 Fev 2009 às 12:58
  13. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Lisboa
    Ena, terrivelmente parecida com a de ontem, até o facto da acalmia depois da tempestade, lembro-me perfeitamente que não vi vento algum nessa altura! Acordei por volta das 6 da manhã com um enorme trovão, e chovia, com o vento parado.. Quando minutos antes o vento tinha andado nos 120km/h..
    Mas certamente mais forte essa de 96.. ;)

14. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Bom achado. Não tenho memória deste temporal, se calhar não estava cá.

Criei uma animação de satélite da mesma, entre a meia noite do dia 18 e a meia noite do dia 22 Dezembro de 1996.

A mesma animação mas com data e hora:
    http://i217.photobucket.com/albums/cc44/lx2000/dez1996.gif

15. Lousano

Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    12 Out 2008
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    Num blog, umas fotos assinadas por um indivíduo com iniciais H. R. afirma que nevou em Sintra em 1954, colocando as seguintes fotos:

Partilhar esta Página