Evolução Climática na Serra da Estrela

Tópico em 'Climatologia' iniciado por AnDré 12 Abr 2008 às 02:34.

1. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Mais uma vez, e por uma questão de organização, resolvi trazer para este novo tópico, alguns posts desta tarde que foram escritos no tópico do seguimento, e que acho importante o seu destaque. Além disso, penso que no fórum ainda não havia nenhum tópico relacionado com a climatologia na Serra da Estrela.

Em relação ao que foi dito por CidadeNeve, posso referir que também a minha professora da primária, (isto há 15 anos atrás), dizia que haviam lugares abrigados no planalto da Serra da Estrela, onde a neve se conseguia manter nos meses de verão. Ora, qual a razão para não se manter agora? Não creio que isso se deva apenas ao facto destes últimos anos termos tido temperaturas algumas décimas mais elevadas, relativamente aos anos de 1961.1990. Haverá mesmo alterações microclimáticas na serra?

Um amigo meu da localidade de Cabeça, bem perto de Loriga, comentou comigo que desde que a barragem da Aguieira encheu, a neve tem sido cada vez menos na serra. De facto a data da inauguração da barragem, corresponde mais ou menos ao inicio do reduzir dos nevões na Serra. Mas será que o microclima mais húmido e quente (no inverno), criado por essa barragem será suficiente para alterar assim tanto os padrões de neve na serra?
    Mais quentes ou mais frios, penso que todos estamos de acordo que não cai agora um terço da neve que caía há 30-40 anos atrás. No entanto, não há significas alterações nos parametros da precipitação média, nem na temperatura média, que levem a tal redução de neve. Digo eu...:confused:

CidadeNeve referiu também o desaparecimento das manchas florestais, como causa forte para haver agora menos neve. Será que alguém me pode explicar esta relação?

De facto os incêndios no parque natural são cada vez mais uma constante. Bem me lembro do grande incêncio em 2005, quando a serra ardeu de Cabeça a Piódão:(

Collapse Signature Expand Signature
  2. Zé Carapau

Zé Carapau
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Mai 2014
    Local:
    Galamares
  3. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Na minha opinião, o factor essencial para a permanência de neve até o fim de julho na serra, é basicamente ter caído metros de neve durante o inverno. Este ano, foi bem visível a presença de "geleiras" até praticamente julho.

As geleiras são camadas espessas de gelo (neve acumulada) que sobrevivem em locais abrigados/sombrios, mesmo com temperaturas nos 20C, mantêm o mesmo aspecto, pois a água derretida passa por baixo, moldando como que arcos ou pontes.

Há muito tempo que tal não acontecia e até houve queda de neve, embora pouca, julgo que no princípio de junho acima dos 1400m.

Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página