Formação em Climatologia

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
é chamada a Vingança da Geografia... um bom livro para ler, abordaa econometria também, pq no essencial a Geografia também são numeros mas não só!

bem lembrado Cumulonimbus, essa referência de Koppen;) :D :thumbsup: :thumbsup:
mas são saudáveis estas discussões ressalta a vista para a opinação:)
 


Cumulonimbus

Cirrus
Registo
21 Nov 2006
Mensagens
18
Local
Lisboa
Bem
A meteorologia é feita de....;)
Não me venham com retóricas, pq o que interessa é que em <Portugal não existem climatólogos de jeito, espero que venham a ter,:p nestes últimos 15 anos aprendi muito ás minhas custas e graças a colegas estrangeiros formados na área (devido ao gosto) e não me digas o que é a meteorologia....:p pq se não tiveres reunidos uma interdisciplinariedade de conhecimentos não vais a lado nenhum por isso é que temos o IM que temos e o circuito extremamente fechado ao nível universitário que até enjoa....seja em que área for...:disgust:

se eu não me tivese virado para o estrangeiro duvido que adequirisse os conhecimentos que possuo, agora dizer " vamos esperar e depois falamos" é o discurso de sempre do porteguesinho e suas instituições, salvo algumas:sad:


Grande pretensão a tua!
Será que tivemos de esperar pelo menos 15 anos para termos bons climatologistas (ou climatólogos) em Portugal?
Eu há 15 anos já conhecia pelo menos meia dúzia dos "jeitosos".
E olha que cá também houve gente que se formou na área por gosto.
Em relação à meteorologia, ou sabes física ou não sabes meteorologia.
Não fazes uma previsão meteorológica com base científica, à custa de observação e feeling. :)
Um abraço
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Grande pretensão a tua!
Será que tivemos de esperar pelo menos 15 anos para termos bons climatologistas (ou climatólogos) em Portugal?
Eu há 15 anos já conhecia pelo menos meia dúzia dos "jeitosos".
E olha que cá também houve gente que se formou na área por gosto.
Em relação à meteorologia, ou sabes física ou não sabes meteorologia.
Não fazes uma previsão meteorológica com base científica, à custa de observação e feeling. :)
Um abraço

Onde estão eles, só se for lá fora...:sad:
Salvo Antímio e Costa alves não vejo mais ninguém que aprecie e tenha a consideração neste momento!

Quanto ao teu comentário final nem comento para não a valorizar, pq sei do meu valor, quanto à base científica havemos de falar um dia e, ver quem é que a possui mais ;)

Também és recente neste fórum senão, dá uma olhada a todo o histórico e depois diz-me se é feeling:lol: :lol: :lol:
podemos falar de teleconexões que são a minha especialidade para a previsão sazonal ou isso também será feeling:lmao: , pq para a sinóptica ninguém me dá lições neste país, mas aceito todo o tipo de informação comentada!;) :cool:
pode ser pretensão, mas não me satisfaz aquilo que se faz cá dentro, salvo um ou outro assunto...
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Sim Alex tanto para correlacionar, extrapolar e associar, agora tu tb não sabes calcular o fluxo da corrente do golfo, mas não quer dizer que não possas tecer comentários e análises cientificas e se o quisesse fazer com os dados fazia-lo na máquina de calcular através do uso das fórmulas que existem?
Não me digas que sabes programar satelíte para que as imagens de satélite enviem a informação incriptada para posterior descodificação e exibição da imagem ou sabes?

Tu consegues fazer mapas à mão com cálculo de declives e interpolação de precipitação com os mesmos?

mas se alguém conhecer uma ferramenta informática que efectue tudo isso automaticamente mas que não perceba muito de mapasa, consegueo ou não, isto desde que tenha os dados???
Sabes fazer os cálculos manuais sem máquina para efectuar derivação e definição de probabilidades de ocorrência?
Eu felizmente sei, mas com uma máquina poderá saber fazer qq um que tenha interesse e acesso à formula, desde que tenha dados, percebes agora o meu ponto de vista..;)

Eu os programas que preciso de fazer....Faço-os eu proprio...com as formulas que aprendi durante o curso...E gosto de perceber o que estou a fazer, nao apenas usar progrmas de outros...Quanto a calculos de derivaçao, integracao, rotacionais, divergencias....Mas acho que nao estamos aqui a discutir do que sabemos ou nao sabemos fazer :p :p

Já agora aqui fica leitura para quem nao conseguir dormir....

http://www.fis.ufba.br/ossamu/fis4/textos/Divergente.pdf :p :p :p
 

Cumulonimbus

Cirrus
Registo
21 Nov 2006
Mensagens
18
Local
Lisboa
Onde estão eles, só se for lá fora...:sad:
Salvo Antímio e Costa alves não vejo mais ninguém que aprecie e tenha a consideração neste momento!

Quanto ao teu comentário final nem comento para não a valorizar, pq sei do meu valor, quanto à base científica havemos de falar um dia e, ver quem é que a possui mais ;)

Também és recente neste fórum senão, dá uma olhada a todo o histórico e depois diz-me se é feeling:lol: :lol: :lol:
podemos falar de teleconexões que são a minha especialidade para a previsão sazonal ou isso também será feeling:lmao: , pq para a sinóptica ninguém me dá lições neste país, mas aceito todo o tipo de informação comentada!;) :cool:
pode ser pretensão, mas não me satisfaz aquilo que se faz cá dentro, salvo um ou outro assunto...

Ponto1: Não entrei aqui para beliscar a competência de ninguém.
Ponto2: Não entro em competições de conhecimentos e respeito os dos outros.
Ponto3: Continuo a afirmar que o curso de meteorologia não forma climatologistas, assim como o curso de geografia não forma meteorologistas. Tanto o geógrafo como o meteorologista têm que juntar ciências extra curriculares para adquirirem esses conhecimentos.
Ponto4:Os 2 nomes que apontas-te são meteorologistas, climatologistas não.Além disso são os únicos a que os "media" dão visibilidade.
Ponto5: Penso que já chega de assuntos colaterais ao principal que é a Climatologia.
Que tal abrirmos a discussão sobre o tão badalado e "terrífico" "Aquecimento Global"?;) :D
Um abraço
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Bem...para provar que a Climatologia bem feita nao é assim tao simples e têm muito que se lhe diga, aqui fica um artigo feito na universidade complutense de Madrid.

O tema é bastante actual - climatologia de bloqueios

Download artigo : http://www.box.net/public/tpa38oqfif
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem...para provar que a Climatologia bem feita nao é assim tao simples e têm muito que se lhe diga, aqui fica um artigo feito na universidade complutense de Madrid.

O tema é bastante actual - climatologia de bloqueios

Download artigo : http://www.box.net/public/tpa38oqfif

Sim não é fácil e antes de mencionar uma é mais objectiva (modelação e projecções numéricas) a outra subjectiva (previsão e análise atmosférica passada, presente e futuro a curto e a longo prazo, i.e. semanalmente, mensalmente e sasonalmente), pq para uma são exigidos determinados requisitos e competências e para outra outros skills mais abrangentes na compreensão da dinâmica atmosférica.:unsure:

Agora as duas são um todo, mas temos de efectuar uma separação de objectos de estudo e de análise, que poderão seguir percursos diferentes mas convergir nalguns resultados ou objectivos finais alcançados.:confused: :unsure: não sei se perceberam o meu ponto de vista.

Vou ler o artigo que diga-se de passagem no mínimo interesante e depois coloco a minha opinião sobre o mesmo.
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Vou ler o artigo que diga-se de passagem no mínimo interesante e depois coloco a minha opinião sobre o mesmo.


Ha outro interessante sobre a variabilidade dos bloqueios e a influencia no snow-cover:)

Se achares interessante esse, depois coloco o outro aqui.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Ha outro interessante sobre a variabilidade dos bloqueios e a influencia no snow-cover:)

Se achares interessante esse, depois coloco o outro aqui.

Boas já vou na 10ª página de estou adorar, pq era um tipo de estudos que gostava de fazer sobre o Ant. dos Açores, i.e. o mesmo método de abordagem e análise, tendo em conta a frequência dos eventos e a variabilidade de posicionamento, adequando isso a uma boa correlação de teleconexões e respectivos indicadores :D

Coloca aqui o outro sou ávido por informação é um defeito:malandro: :sweat:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Boas já vou na 10ª página de estou adorar, pq era um tipo de estudos que gostava de fazer sobre o Ant. dos Açores, i.e. o mesmo método de abordagem e análise, tendo em conta a frequência dos eventos e a variabilidade de posicionamento, adequando isso a uma boa correlação de teleconexões e respectivos indicadores :D

Coloca aqui o outro sou ávido por informação é um defeito:malandro: :sweat:

Bem me parecia que ias gostar:) Os 2 trabalhos fazem parte de um douturamento;)

Aqui fica o outro : http://www.box.net/public/nkpro0f3pk
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem me parecia que ias gostar:) Os 2 trabalhos fazem parte de um douturamento;)

Aqui fica o outro : http://www.box.net/public/nkpro0f3pk

Boas,

Já conhecia este artigo do JGR foi mais ou menos em agosto que o li, mas qualquer das formas, obrigado pq não o tinha em minha posse:thumbsup:
Acho mais interessante o 1º e mais fiável nos resultados, contudo ainda não terminei a sua leitura, faltam as conclusões...:rolleyes:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Boas,

Já conhecia este artigo do JGR foi mais ou menos em agosto que o li, mas qualquer das formas, obrigado pq não o tinha em minha posse:thumbsup:
Acho mais interessante o 1º e mais fiável nos resultados, contudo ainda não terminei a sua leitura, faltam as conclusões...:rolleyes:

O artigo so saiu em Novembro...:huh: :huh: :huh: