Funnel Cloud em Rio de Mouro, Sintra 22/04/2010

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Boas,

Hoje tive a oportunidade de assistir a um fenómeno que nunca tinha assistido na minha vida.. :surprise:

Formou-se uma Funnel Cloud por volta das 15h, tava a sair de casa a caminho da escola, quando olhei para o Sul, e reparei na Funnel Cloud(pensava que tava a sonhar:shocking:), corri para casa e fui fotografar e filmar.

Digo-vos, quase que foi um tornado(foi mesmo o quase) senti receio, mas ao mesmo tempo adrenalina!:w00t:

Notava-se perfeitamente a rotação da Funnel Cloud, deixo aqui algumas fotos, mais tarde colocarei o vídeo!:thumbsup:

O início:






E já quando começou a recolher:




Espero que gostem, fiquei completamente estupefacto com isto.. :surprise:
Nunca pensei em ver nada do género aqui, foi mesmo quase um tornado pelo que pareceu(foi mesmo o quase :D) e pelo que percebi, teve origem numa pequena célula que se formou, e ainda deixou uma boa quantidade de precipitação a Este..

:thumbsup:
 


JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Tal como prometido, está aqui o vídeo (peço desculpa mas o vídeo não tem som).

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=JbUr-CcjupY"]YouTube- Funnel Cloud em Rio de Mouro, Sintra, 22/04/2010[/ame]

Peço desculpa pela qualidade, mas acho que dá para perceber.

:thumbsup:
 

tomalino

Cumulus
Registo
12 Out 2006
Mensagens
219
Local
Lisboa e Torre de Moncorvo (só em férias)
Ontem vi uma nuvem que realmente parecia uma funnel cloud, até tirei uma fotografia, mas não tinha rotação. Até comentei na altura que podia enganar as pessoas e dizer que parecia um tornado:D
Agora fiquei surpreendido com esta notícia, porque é de facto muita coincidência! Esta foto foi tirada às 16h39 da FCUL, Campo Grande:



Acrescento ainda esta notícia, com mais fotos e um vídeo da funnel cloud:
http://diario.iol.pt/sociedade/tvi24-tornado-monte-abraao-leitor/1157223-4071.html
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há imensas nuvens que parecem funnels que não o são. Tenho recomendado por exemplo esta página que é um bom ponto de partida:

-> The Non-Tornado Home Page

Estas coisas só quem está ao pé para ver a rotação é que pode mesmo confirmar, por fotografias ou vídeo é normalmente difícil.

De qualquer forma já vi muita gente a reivindicar funnels muito menos consistentes que esta. Acho particularmente interessante a cor da nuvem nas fotos do JFPT , cor bastante clara parecendo mesmo um verdadeiro vórtice de condensação.

Seja o que for, é um excelente registo :thumbsup: