Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Tópico em 'Tempo Tropical' iniciado por Vince 15 Ago 2012 às 22:01.

  1. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    No Atlântico a 1600 milhas a oeste-sudoeste dos Açores formou-se o oitavo ciclone tropical da temporada, para já com pressão mínima de 1013mb e ventos de 30 nós, o que o classificam como depressão tropical, a categoria mais baixa da escala de Furacões Saffir-Simpson.

    O NHC (Centro nacional de Furacões de Miami) responsável pela supervisão da temporada tropical no Atlântico, prevê que se intensifique em breve para Tempestade Tropical, se assim for terá o nome de "Gordon", curiosamente o nome de um outro ciclone tropical que passou pelos Açores em Setembro de 2006.

    Apesar de não constar na previsão actual, o NHC refere que o ciclone tenha uma janela de oportunidade de chegar a furacão categoria 1 entre as 48 e 72 horas, a partir das quais começará a ser afectada por piores condições, mais shear (cisalhamento do vento) e água mais fria.
    A previsão do NHC relativamente à intensidade está abaixo do que o conjunto de modelos que usam sugerem, porque o NHC pensa que o sistema continuará a ser afectado por ar seco da região que tenderá a limitar a convecção por ciclos como tem acontecido até aqui.

    Este sistema tropical poderá chegar aos Açores ou imediações, entre o final do próximo Domingo e Segunda-feira, como tempestade tropical ou como sistema já em transição extra-tropical.


    [​IMG]

    [​IMG]




    A previsão do NHC, e respectivo cone de incerteza, é a seguinte:

    [​IMG]


    Nota:

    Escusado será repetir que previsões de trajecto e intensidade de ciclones tropicais tem sempre bastante incerteza e podem mudar nalguns casos consideravelmente, noutros casos menos, a situação deve ser acompanhada com atenção mas sem stress. Esta área do Atlântico em Agosto não é propriamente um ambiente muito favorável para ciclones tropicais. Por outro lado mesmo um sistema em transição pode ainda deixar bastante chuva se tiver um movimento lento sobre alguma ilha e ter ainda ventos relevantes, ou mesmo a interação dos restos com algum cavado também pode alimentar mais instabilidade.

    Seguimento
    O seguimento do sistema será feito neste tópico, e apenas e só se chegar aos Açores, passaremos a seguir a situação local no tópico das Ilhas.



     
  2. Flaviense21

    Flaviense21
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Jan 2007
    Mensagens:
    3,677
    Local:
    Oeiras /Chaves / Vilardevós - GZ
    re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    Ainda falta muito tempo e a temperatura da água do mar é preponderante para a evolução da tempestade e neste caso ainda bem... contudo há modelos que arriscam muito perto de cat2 num caso extremo, isto antes hipotetica chegada aos Açores.

    [​IMG]

    A passagem pelos Açores parece-me quase assegurada como depressão extra tropical, agora se vai atingir terra e se, qual grupo, temos de aguardar e seguir a situação.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    O NHC explica na discussão porque é que a sua previsão não é de um furacão categoria 1 como um conjunto de modelos sugerem, apesar de admitir que tenha uma curta janela de oportunidade para o ser. Tem a ver com o ambiente de ar bastante seco que afecta o Atlântico (ar seco que ainda recentemente vimos a destruir ao fim de poucos dias a depressão tropical nº7 e a Tempestade Tropical Florence).

    E importa também referir, que pode chegar a furacão no percurso, mas nos Açores pode já não o ser. É ir seguindo a evolução das coisas.

     
  4. Kamikaze

    Kamikaze
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Mai 2012
    Mensagens:
    239
    Local:
    Angra do Heroísmo- Terceira - Açores
    re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    Aloha kakou,

    Fui informado deste sistema há cerca de uma hora, mas, apesar do alarmismo com que fui informado, parece-me ser demasiado cedo para traçar quaisquer cenários extremos sem saber com precisão a sua rota e, sobretudo, força.

    Neste caso, as próximas 48 a 72 horas, conforme referido pelo NHC, serão cruciais para averiguar possíveis cenários.
    Reparei que, nos serviços meteorológicos da Força Aérea Portuguesa, a previsão é ligeiramente diferente, mas fico-me por aqui, dado que, como já escrevi, ainda é demasiado cedo. Além disso, como hoje é feriado, o tipo pode ter tido uma noitada mais longa e, se calhar, ainda poderá estar a ressacar...:cheers:

    Muito bem referiu o Azor que a orografia pode contribuir para uma "catrefada de água" consoante o movimento e velocidade do "Gordon" (entre aspas, caraças!), mas vamos ser sinceros, em São Jorge, por exemplo, chove sempre em grandes quantidades e não é preciso muito para nestas ilhas ficar tudo em pantanas...

    Vamos acompanhar e aguardar...

    Cordiais cumprimentos,
     
  5. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    O sistema para já não se intensificou, mantém-se como depressão tropical, no último aviso (das 04h00) ainda não foi feito o upgrade para Tempestade Tropical, o que está previsto que possa ocorrer durante o dia de hoje se de facto se intensificar um pouco como previsto.

    [​IMG]

    O NHC neste 2º aviso ainda não lançou qualquer alerta (nem "watch" nem "warning") mas pela primeira vez recomenda que nos Açores se comece a monitorizar o sistema.

    Pressão mínima: 1012mb
    Ventos máximos sustentados: 55km/h


    Previsão cone de incerteza e intensidade do NHC:

    [​IMG]

    Notas:
    * Não se foquem nos pontos centrais, mas sim no cone de incerteza.
    * As horas são EST (de Miami), para horas locais nos Açores adicionar 4 horas, para Portugal continental adicionar 5 horas, ou seja, na previsão da imagem anterior, estaria nos Açores por volta da meia noite local de Domingo como Tempestade tropical (embora provavelmente já numa fase inicial de transição extra-tropical afectada por shear).



    Tradução minha da última discussao técnica do NHC:


    Notas da tradução:

    (*1) Outflow dos niveis altos é um vento que gira de forma anticiclónica no topo dos ciclones tropicais que favorece a "ventilação" do sistema. A sua presença significa um sistema estruturalmente bastante saudável e é essencial num ciclone intenso. No caso desta depressão esse outflow é para já discreto e limitado, um sinal de um sistema relativamente fraco com alguns problemas.

    (*2) T-Numbers refere-se a uma escala duma técnica chamada DVORAK. É um técnica para estimar a intensidade de um ciclone tropical através de imagens de satélite, técnica essencial em alto mar quando não existem outras formas disponíveis de medir a intensidade do vento num ciclone tropical.

    (*3) Shear ou cisalhamento do vento, neste contexto refere-se a diferencial da velocidade e/ou direcção do vento na vertical da atmosfera. Um ciclone tropical não pode enfrentar muito shear, precisa de manter-se como uma coluna o mais vertical e estável possível. Se por exemplo o vento nos niveis altos for muito forte e/ou de direcções distintas ao movimento tende a quebrar essa verticalidade e pode mesmo "decapitar" o ciclone, separarando a convecção e circulação de niveis médios e altos da circulação em superficie, o que acabará por enfraquecer e destruir o ciclone, que é o que geralmente acontece quando os ciclones tropicais sobem muito de latitude e começam a encontrar a corrente de jato em altura ou encontram por exemplo uma ULL(depressão em altura) próxima.
    Neste caso concreto está previsto que o cisalhamento comece a aumentar após o 3º dia, ou seja, quando se aproxima dos Açores.




     
  6. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    7,151
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    Os níveis de precipitação previstos pelo GFS para os Açores são muito concentrados/elevados:

    [​IMG]

    localmente, e em especial no grupo oriental ( Santa Maria) seriam possíveis acumulados de 80/90mm ou mais em apenas 6 horas , oxalá não se cumpra, e o sistema seja mais ligeiro..
     
    Collapse Signature Expand Signature
  7. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    O ciclone tropical já tem ventos estimados de 35 nós, pelo que é oficialmente a Tempestade Tropical «GORDON», que se encontra agora a 1615 milhas/2600km a Oeste dos Açores.
    Pressão mínima: 1011mb
    Ventos máximos sustentados: 65 km/h

    A previsão da intensidade do NHC foi ligeiramente ajustada para cima dado que a maioria dos modelos tem o Gordon a tornar-se furacão categoria 1 ou próximo disso.

    O NHC prevê assim que Gordon se torne Furacão categoria 1, mas refira-se que a maioria dos modelos sugere que quando o sistema chegar aos Açores já seria como sistema extra-tropical.

    [​IMG]

    [​IMG]


     
  8. Sheisak

    Sheisak
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    1 Mar 2012
    Mensagens:
    7
    Local:
    Espanha
    Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    Ola a todos, esperemos que el GFS acerte e que venha algo para aqui para Galicia...;)
     
  9. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    8,032
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    Deste tufo não chegará nada aos Açores. É um ciclone muito pequeno. Saudades da Helen 2006.
     
  10. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    Boa tarde

    Já principiou a fazer eco pela internet as primeiras notícias sobre esta tempestade tropical.

    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/t...po-vento-acores-chuva-tvi24/1368372-4071.html
     
  11. HotSpot

    HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Nov 2006
    Mensagens:
    3,613
    Local:
    Moita, Setubal
    Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    Previsão na Run 06 do GFS para a Ilha de S. Maria:

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expand Signature
  12. fablept

    fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    12 Nov 2008
    Mensagens:
    1,060
    Local:
    Ponta Delgada - Açores
    Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    Não houve uma tempestade tropical que passou tb entre S.Miguel e Santa Maria aí à uns anos? Já não me recordo do nome..

    Edit: Foi o Gordon, como o Vince diz no primeiro post :)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  13. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    7,151
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    Acabei agora de ouvir na Rádio ( RR ) , a meteorologista dos serviços meteorológicos dos Açores ,a dizer que a depressão Gordon deverá atingir na madrugada da próxima segunda-feira os Açores, em especial o grupo oriental, deverá chegar ao arquipélago como tempestade tropical, causando ventos de 100 Km/h com rajadas de 120 Km/h, e chuvas muito fortes.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  14. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    Boa tarde

    Sim foi o Gordon Fablet. A tempestade esgueirou-se entre as ilhas centrais para vir em cheio ás ilhas orientais e em especial Santa Maria onde houve alguns pequenos prejuízos, mas estou confiante que dessa vez não será nada de mais a que os açorianos não estejam mais ou menos já familiarizados até porque o vento não vai ser assim uma coisa nunca dantes vista. Há invernos que por vezes conseguimos apanhar com ventos muito mais fortes.

    O que me preocupa mesmo é a chuva e não tanto o vento :huh:

    Cumprimentos
     
  15. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    6,687
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

    Não deixa de ser bastante curioso o facto de ser de novo um sistema de nome GORDON a ameaçar o Arquipélago dos Açores. ;)

    Para já o GORDON é apenas um pequeno ciclone, o anterior GORDON chegou a alcançar a categoria 3 uns dias antes de passar entre as ilhas açorianas, onde chegou ainda como furacão.

    Deixo aqui a rota do GORDON 2006 apenas como curiosidade

    [​IMG]

    Veremos até onde vai este novo GORDON e com que intensidade, vai ser interessante acompanhar ;)
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página