Furacão OTTO (Atlântico 2010 #AL17)

Tópico em 'Tempo Tropical' iniciado por Rog 6 Out 2010 às 22:04.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. AnDré
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    9,465
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)

    Ensemble do GFS.

    [​IMG]
     
    #16
  2. Vince
    Staff

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,833
    Local:
    Braga


    Seria o verdadeiro Tugacane :D
     
    #17
  3. rozzo
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    1,645
    Local:
    Lisboa

    Realmente parece que foi "a pedido de muitas famílias portuguesas" esta saída do GFS, até me ri quando a vi há bocado.
    "Ora vamos lá então andar aos S's para fazer a vontade a todos!" :p

    Quanto a chegar aos Açores, ainda com alguma força, começa-me a parecer altamente provável já, embora não seja um sistema muito largo, o que reduz bastante a chance de um determinado local ser atingido.

    Em relação ao resto.. Vamos ver, mas curiosamente a saída do ECMWF também tem esse padrão de "visita às capelinhas", e também termina na península, um nada mais a Sul.

    [​IMG]
     
    #18
  4. Pirata Cirrus

    Registo:
    18 Set 2010
    Mensagens:
    80
    Local:
    Ipswich - UK

    Acho altamente improvavel o Otto conseguir chegar ao continente com forca suficiente, ate mesmo depois dos acores.

    So se essa tempestade tropical ou mesmo depressao, aquando chegar a estas latitudes, passar perto da costa sul do algarve e dai apanhar alguma corrente quente do mediterraneo para ganhar mais um pouco de forca.

    Mas ja nao digo nada, isto este ano tem sido muito interessante de seguir as cartas de pressao no atlantico, parece quase um carrocel de depressoes e algumas muito cavadas.
     
    #19
  5. adiabático Cumulus

    Registo:
    19 Nov 2007
    Mensagens:
    295
    Local:
    Oeiras e Nisa

    :thumbsup:

    Só é pena chamar-se Otto... Um nome que não nos diz nada! Podiamos estar a falar de um Nicole ou de um Paula, mas um Otto? Não dá para assimilar! Vai ser como uma visita de um dignatário estrangeiro. Quantos Ottos é que vocês já cumprimentaram pessoalmente, na vossa vida? ;)
     
    #20
  6. rozzo
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    1,645
    Local:
    Lisboa

    Mas à partida ninguém está à espera que chegue ao continente como sistema puramente tropical!

    Se cá chegar, naturalmente (salvo uma enorme surpresa) será como extra-tropical já, com características mais normais das nossas latitudes, e quando muito, como um "meio-híbrido" como disse o Vince.
     
    #21
  7. Climat Cirrus

    Registo:
    10 Mar 2010
    Mensagens:
    28
    Local:
    Moncarapacho, a 7 kms de Olhão

    O OTTO é o sistema tropical que referi na previsão para o mês de Outubro que ía atingir o Continente. Pode não atingir, mas os modelos já o prevêem que chegue. Vou dar a minha opinião, este sistema vai chegar aos Açores como depressão tropical, passa os Açores ruma à Madeira e depois ruma ao Continente que chegará cá como depressão extratropical e entrará no Algarve ou pelo Golfo de Cádiz, uma trajectória muito parecida à do Vince. Atenção, principalmente aos Açores e depois à Madeira onde se atingir em cheio vai causar estragos principalmente a precipitação e não o vento.
     
    #22
  8. HotSpot
    Staff

    Registo:
    20 Nov 2006
    Mensagens:
    3,612
    Local:
    Moita, Setubal

    Mas quem precisa de modelos se temos o Climat. Tudo o que referiste é o que está nos modelos excepto duas opiniões muito pessoais e não concordo com elas.

    "este sistema vai chegar aos Açores como depressão tropical" - Para já é muito mais provável que que chegue como Tempestade Tropical.

    "vai causar estragos principalmente a precipitação e não o vento." - Isto mostra um pouco de desconhecimento sobre o comportamento de um sistema destes. Pode num local a precipitação causar mais estragos e bem perto desse local ser o vento a fazer das suas.
     
    #23
  9. Pirata Cirrus

    Registo:
    18 Set 2010
    Mensagens:
    80
    Local:
    Ipswich - UK

    os modelos que o stormpulse usa tambem estao a apontar para a possibilidade de que o Otto venha na nossa direccao, e pelo que tenho seguido dos furacoes desta temporada nao falham muito nos modelos deles.


    [​IMG][/URL][/IMG]
     
    #24
  10. MSantos Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    5,332
    Local:
    Santo Estêvão - Benavente(25m)

    Muito interessante a rota prevista para o OTTO:D, situação a acompanhar pois este sistema pode vir a ser muito perigoso para Portugal Continental e Insular:unsure:

    Para já este sistema ainda está a milhares de quilómetros, não sabemos como vai resistir à travessia do Atlântico, Para já as previsões indicam que pode evoluir para furacão...
     
    #25
  11. Vince
    Staff

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,833
    Local:
    Braga

    Como previsto OTTO tornou-se Furacão, o 8º da temporada, categoria 1 com ventos sustentados de 120 km/h
    .

    [​IMG]

    [​IMG]


    O NHC mantém a previsão oficial do OTTO iniciar a transição extra-tropical daqui a 48 horas chegando ao grupo ocidental daqui a 72 horas, mas reconhece haver incerteza quanto à transição, pelas razões que já discutimos aqui. Pelo menos os Açores terão provavelmente pela frente um sistema tropical eventualmente em transição ou talvez não. Previsão oficial tem o OTTO como "POST-TROPICAL" com 50kt (90km/h) junto ao grupo ocidental na 2ªfeira pelas 12 utc.


     
    #26
  12. Vince
    Staff

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,833
    Local:
    Braga

    Saída das 12z do GFS, continua algo de meio surreal a correr as capelinhas da nação, deixando 80mm no Funchal ou 100mm em Faro por exemplo.

    (clicar)
    [​IMG]
     
    #27
  13. Lousano Cumulonimbus

    Registo:
    12 Out 2008
    Mensagens:
    3,547
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal

    Com mais esta, está a ser um Outubro de muita emoção.
     
    #28
  14. stormy Cumulonimbus

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    4,955
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André (1km do ma

    Caso o Otto consiga manter ou aumentar de categoria até ás 72h é provavel que atinja os Açores como TS ou cat1, e tambem, sendo um sistema mais forte, tenderá a aguentar a transição para aguas subtropicais ( 20-25º), podendo mesmo realizar o precurso que o GFS propõe, chegando ao Algarve em TS e dissipando-se logo a NE de lisboa, ao interagir com os sistemas montanhosos do norte e com ar/aguas mais frias.
    Quando chegar aos Açores o Otto será apanhado pelo extremo W da circulação da depressão que está no mediterraneo ( a que vai cruzar o continente neste fim de semana), sendo arrastado para SE/ESE até perto da madeira e depois para N, chegando á nossa costa S/SW na 6f..

    É caso para acompanhar..mas sem alarmismos, pois se ele chegar cá ou á madeira será um sistema não extremamente perigoso ( por exemplo, a situação do oeste, o passado dezembro, foi bem mais forte).
    Só nos Açores é que talvez seja mais perigoso, mas tambem o arquipelago tem um historial que leva as populações a terem muito mais cuidado do que as gentes desabituadas da madeira ou do continente:thumbsup:
     
    #29
  15. João Soares Super Célula

    Registo:
    23 Ago 2007
    Mensagens:
    6,113
    Local:
    Canidelo, Vila Nova Gaia

    Furacão OTTO

    in: IM
     
    #30
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página