Furacão Otto

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Depois de enfraquecer por um breve período ontem, Otto passou por uma rápida intensificação durante a madrugada chegando na categoria 2.
Otto agora se tornou o furacão mais forte para fins de novembro desde 1934.
O ciclone pode ainda bater outro recorde, o de ser o primeiro a fazer landfall na Costa Rica, desde o começo dos registros no Atlântico.
Milhares foram evacuados na Costa Rica e Nicarágua, onde o ciclone deve fazer landfall entre hoje e amanhã, causando ventos de mais de 150 km/h e grandes acumulados de chuva, superiores a 200 mm nos dois países e nas Ilhas San Andres e Providencia. Alguns locais isolados, poderiam registrar acumulados de até 500 mm.
No Panamá, as fortes chuvas causaram deslizamentos de terra e inundações, que já provocaram entre 9 e 19 fatalidades.

ejKfnDe.jpg
 


Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Otto fez landfall em San Juan de Nicarágua, na fronteira com a Costa Rica, como um poderoso ciclone, no limite para categoria 3. Pode ser atualizado em reanálises pós temporada.
Otto deve se tornar o quinto ciclone, a sair do Atlântico e adentrar no Pacífico Leste, os outros foram Irene/Olivia ('71), Fifi/Orlene ('74), Joan/Miriam ('88) e Cesar/Douglas ('96).
Há registros de deslizamentos de terra na Nicarágua e Costa Rica, devido as fortes chuvas e também reflexos do sismo registrado hoje de tarde.
A energia ciclônica acumulada de 2016 até o momento chega a 133, sendo a temporada mais ativa desde 2010.

Landfall
77OPZ3Y.gif