Furacão Wilma (Atlântico 2005)

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Birlao disse:
É verdade que é o maior furacão de sempre no atlantico?
Deu origem ao mais baixo valor de pressão atmosférica, ao nível do mar, até hoje registado no Oceano Atlântico.
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Aqui veêm Cancun do Space Shutle, com um storm surge de 8-10m a ultima barreira será o recife de coral mas, mais uma vez, assitimos a uma densidade de edificado em cima da costa e depois não querem sofrer as consequências. Espero que estes desastres naturais sirvam de alguma coisa para melhorar o ordenamento em áreas de risco.

http://www.celestiamotherlode.net/c...s/earth/Mexico_Cancun_L6-9_BM32k_VT__jdou.jpg
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
GranNevada disse:
Aqui un "loop" com todos os furacões desta temporada :

http://www.nasa.gov/mpeg/136417main_hurricanes2005_Wide_320x240.mpeg


é dos meus olhos ou a temp. da àgua do Mar desce sempre que um furacão passa por cima ...???

Sim não é dos teu olhos :) a temperatura arrefece pq o sol é impedido durante 24/36h por uma espessa massa de nuvens com um raio de 500 a 800 km e que qto mais intenso mais lentamente se move. penso que será a razão principal, acho eu :confused:
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Correndo o risco de dizer uma asneira, penso que um furacão também será uma forma de regulação da temperatura da agua do oceano, daí que a tendência de furacões seja em agua mais quentes, evitando o aquecimento em excesso das aguas, e promovendo sua evaporação. Daí penso eu será uma das razões para os furacões deixarem um rasto de aguas mais frias por onde passam.
:wacko:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)

A esta altura o Wilma ainda é um furacão de categoria 4, com ventos superiores a 220 km/h, mas as previsões apontam para um progressivo enfraquecimento.
 
Última edição:

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)


Um novo sistema a sul da República Dominica. Por enquanto, ainda só depressão tropical, mas é previsível que evolua para Tempestade Tropical.