Futuro da humanidade passa por vivermos no espaço

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Futuro da humanidade passa por vivermos no espaço

"A longo prazo, o futuro da raça humana está no espaço". Quem o diz é o astrofísico britânico Stephen Hawking , que em entrevista ao site "Big Think" alertou para os "grandes perigos na sobrevivência da humanidade num planeta terra em decadência".

Hawking, autor do best-seller de literatura científica intitulado "Uma Breve História do Tempo", traça o cenário do futuro: "Será difícil evitar uma catástrofe no planeta Terra nos próximos cem anos, sem falar dos próximos mil anos ou dos próximo milhões de anos". O cientista lembrou "outras ocasiões do passado em que a sobrevivência humana foi difícil", mencionando em especial "a famosa crise dos mísseis, em 1963, em Cuba".

O aumento da população mundial e os recursos limitados da Terra ameaçarão cada vez mais a espécie humana, afirma o cientista, que é um dos nomes mais respeitados na astrofísica. "Se somos os únicos seres inteligentes da galáxia devemos garantir que sobrevivemos e continuamos".
Viajar no espaço tornou-se numa questão política

A opinião de Stephen Hawking é partilhada pelo Professor Orfeu Bertolami , do Instituo Superior Técnico, em Lisboa. "A colonização do espaço poderá ser uma solução a longo prazo", afirmou ao Expresso o investigador, lembrando contudo que, "com a tecnologia atual, é impossível colocar um homem em Marte".

De acordo com Bertolami, a "propulsão nuclear" poderá ser a chave para o futuro das viagens espaciais. Contra, está o facto de "o espaço se ter transformado numa discussão política", garante. "Só quando houver convergência dos interesses económicos com a necessidade absoluta de irmos para o espaço é que as coisas começam a andar".

Expresso

Dez marcos da presença do homem no espaço

1957
A União Soviética lança "Sputnik", o primeiro satélite artificial a orbitar a terra. Dois meses depois é lançado o "Sputnik 2", com a cadela Laika que viria a morrer no espaço sete dias depois.

1959
A União Soviética lança "Luna 1", o primeiro satélite artificial a orbitar o Sol.

1961
Yuri Gagarin, torna-se no primeiro homem a viajar no espaço, a bordo da nave "Vostok 1", da União Soviética.

1969
A "Apollo 11" torna-se na primeira missão tripulada a descer na Lua. Neil Armstrong é o primeiro homem a pisar a Lua.

1973
Os Estados Unidos lançam a "Skylab", a primeira estação espacial colocada em órbita. Em 1986 seguir-se-ia a "MIR", da União Soviética.

1981
Começa a primeira missão do vaivém espacial americano "Columbia". É a primeira nave reutilizável a viajar ao espaço.

1984
O astronauta americano Bruce McCandless faz a primeira caminhada livre no espaço.

1990
O vaivém espacial "Discovery" leva o telescópio "Hubble" para o espaço.

1998
O módulo espacial russo "Zarya" é lançado, tornando-se no primeiro componente da Estação Espacial Internacional.

2000
A Estação Espacial Internacional recebe seus primeiros moradores.

http://aeiou.expresso.pt/futuro-da-humanidade-passa-por-vivermos-no-espaco=f598461