Galego é Português???

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Flaviense21 25 Jun 2007 às 12:47.

  1. Flaviense21

    Flaviense21
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Jan 2007
    Mensagens:
    3,681
    Local:
    Oeiras /Chaves / Vilardevós - GZ
    Olá amigos! Sendo eu raioto (raiano), ou seja sou de junto à fronteira, este tema não me é estranho! Galego? Português? "Lisboetês"? É verdade que Lisboa está a destruir o Português genuíno que é da região norte??? O Galego é Português!??? Sinceramente acho o galego mais próximo que o Brasuca! Assim sendo, seria! O que acham disto? Reparem nestas reportagens! Gostei da parte do "Lisboetês"...:lmao: :lmao: :lmao:



    Galegos falam Galego Português no Parlamento Europeu! "O Português mais genuíno fala-se na Galiza em Finisterra"! E esta hein???



    Vale a pena ver!
     
    Collapse Signature Expand Signature
    #1 Flaviense21, 25 Jun 2007 às 12:47
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  2. filipept

    filipept
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    11 Out 2006
    Mensagens:
    491
    Local:
    Bico-Amares-Braga
    A galiza não acaba no Minho, estende-se até ao Mondego, assim como Portugal não acaba no Minho, estende-se até ás margens do Cantábrico, no que toca a língua paisagem e cultura.
    Esta é uma luta que começa a ganhar cada vez mais relevo na Galiza e com gente cada vez mais jovem a defende-la. O Galaico-Português perdeu muita importância principalmente no tempo de Franco (por isso toda uma geração não sabe o Galaico-Português, ou Português, pois nós aqui no Minho consideramos português o que eles falam) e ainda hoje é muito pressionada devido a certos fantasmas que existem em Espanha.
    A afinidade é enorme e existe cada vez mais uma maior cumplicidade entre o Norte de Portugal e a Galiza, uma cumplicidade que muitos pretendem ver mais explorada, ou seja passar para um patamar diferente de relacionamento.

    P.S: Este assunto da Galiza faz parte da Politica Externa Portuguesa
     
  3. Zoelae

    Zoelae
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Nov 2005
    Mensagens:
    702
    Local:
    Vinhais (775m),Bragança/Porto
    Collapse Signature Expand Signature
  4. Minho

    Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2005
    Mensagens:
    4,091
    Local:
    Melgaço
    É uma grande discussão as normas linguísticas na Galiza.

    Pelo que sei existem três correntes:
    - A aprovada oficialmente (que para mim é horrível e compreende-se muito mal) pois utiliza muitos termos castelhanos misturados com o galego. Esta língua, nas sua base, foi criada em 1983!

    - A falada pelas pessoas nos meios rurais (para a mim a mais fácil de entender. Ouvir um velhote de Castro Laboreiro e um outro galego parece que falam a mesma lingua, e falam!)

    - E por fim reintegracionistas, que acham que os galegos e portugueses deviam passar a falar a mesma língua, a língua que esta na génese do galaico.português.

    Eu entendo os defensores da língua galega pura pois esta não foi influenciada pelo castelhano. Como é sabido no tempo de Franco era proibido falar as línguas locais, sendo que o castelhano era imposto a todos os espanhóis e quem desafiasse esta regra seria perseguido.
    Infelizmente, esta perseguição, aliada ao mente imperialista de alguns espanhóis, actualmente em Espanha os falantes das línguas regionais principalmente os galegos e os bascos são vistos como parolos ou provincianos. A língua de elite e a evoluída é a castelhana.

    Já agora fica aqui o Portal Galego da Língua
    . Vejam o quão parecido é com o português para não dizer que é praticamente igual....
     
    Collapse Signature Expand Signature
  5. Fil

    Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    3,830
    Local:
    Bragança
    O galego precisa de se ver livre de todos os castelhanismos que a poluem e rumar no sentido de se aproximar do galego rural, o original e que é praticamente o mesmo ao português falado nas zonas rurais do gerês, barroso, montesinho... Acho o galego castrapo horrível, mais parece que o galego tem raízes comuns com o castelhano e não com o português. O meu pai é galego e de galego só entende mesmo, não o sabe falar... É o que dá crescer numa zona urbana onde o próprio idioma nacional era perseguido em prol da homogeneização de Espanha em torno do castelhano :rolleyes:
     
  6. MiguelMinhoto

    MiguelMinhoto
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    25 Jan 2007
    Mensagens:
    2,573
    Local:
    Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
    Como historiador apenas posso dizer, que pelo menos até aos inícios do século XV, no Norte de Portugal e na Galiza falava-se uma única língua, o chamado "Galaico-Português". A partir dessa data as duas línguas separaram-se e evoluíram sozinhas, embora sempre muito próximas.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  7. Zoelae

    Zoelae
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Nov 2005
    Mensagens:
    702
    Local:
    Vinhais (775m),Bragança/Porto
    E o nosso português!?
    Detesto este mentalidade de português que se instaurou e que se tem acentuado nas últimas décadas de que os da "província" falam mal e que os da capital é que falam bem. Acho que todos os dialetos das várias regiões têm uma razão de ser, não surgiram por acaso, são resultado de uma evolução no tempo, como qualquer língua. É pena que reine esta uniformidade resultante da ignorância dos que se gabam de falar "bem" o português, assim estamos a perder esta diversidade que enriquece a cultura portuguesa. Na Espanha já não ocorre o mesmo.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    #7 Zoelae, 26 Jun 2007 às 02:12
    Última edição: 27 Jun 2007 às 17:02

Partilhar esta Página