Grande simulacro em Faro dia 29 de Novembro

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por algarvio1980 17 Nov 2007 às 13:15.

  1. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    7,151
    Local:
    Olhão (24 m)
    Um grande exercício/simulacro, a decorrer em 24 cenários espalhados pelo concelho de Faro, está previsto para o próximo dia 29 de Novembro, no âmbito das comemorações do 125.º aniversário dos Bombeiros Municipais de Faro.
    O exercício – que se realiza pela primeira vez a nível nacional, com esta dimensão – contará com participação de corporações de todo o país.
    A iniciativa vai ser apresentada esta segunda-feira, 19, em conferência de imprensa.

    Fonte: Região Sul
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    8,048
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    24 cenários? Tipo cai um avião no aeroporto como em 92, um acidente na 125 na entrada de olhão, um incêndio no depósito de combustíveis do bom joão, um terremoto a meio da manhã, inundações da parte da tarde, contaminação terrorista nas condutas de água das águas do algarve... Eu vou meter férias nessa quinta-feira porque já tou a ver o espírito tuga nos similacros. :confused:
     
  3. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    7,151
    Local:
    Olhão (24 m)
    Deve ser lindo se de manhã sem simulacros já é lindo entrar em Faro vindo de Olhão, quando mais com um acidente/simulacro na 125:lmao::lmao::lmao:, nesse dia faço greve:lmao::confused::shocking:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    7,151
    Local:
    Olhão (24 m)
    FARO: Bombeiros organizam simulacros

    Os Bombeiros Municipais de Faro comemoram 125 anos e vão assinalar a data com o Simulex 2007. Trata-se de um conjunto de 24 simulacros no concelho de Faro, onde participam várias corporações do país.
    O Simulex 2007 acontece no dia 24 e consiste num conjunto de exercícios, no âmbito da protecção e socorro, cujo objectivo é exercitar os bombeiros, além de promover uma troca de experiências entre os membros de diferentes corporações.
    “Pretende-se uma interacção dos bombeiros neste teatro de operações ficticiamente criado”, explicou aos jornalistas Vítor Afonso, Comandante dos Bombeiros Municipais de Faro.
    O grande exercício envolve catorze, das dezasseis, corporações de Bombeiros do distrito de Faro e Corpos de Bombeiros de Lisboa, Coimbra, Torres Vedras e Lourinhã, num total de 150 a 160 homens.
    Em 22 locais do concelho vão acontecer 24 simulacros, divididos por nove cenários de incêndios urbanos, busca e salvamento e matérias perigosas; nove cenários de emergência médica; três cenários de mergulho; e três cenários de grande ângulo.
    Nas diversas acções vão estar presentes observadores que depois irão reunir-se no dia 25, no Museu Municipal de Faro, para apresentarem e debaterem os resultados do Simulex 2007.

    Quartel de portas abertas
    De 19 a 23 de Novembro, o Quartel vai estar de portas abertas, recebendo visita de escolas do concelho.
    “Estima-se que 1300 crianças do concelho de Faro vão passar pelo Quartel”, avança João Marques, vereador da autarquia farense com o pelouro da Segurança, Protecção Civil e Bombeiros.
    As comemorações oficiais do125º aniversário dos Bombeiros Municipais de Faro, a corporação mais antiga a sul do país, acontecem no dia 29, o mesmo dia em que é inaugurada a ExpoSocorro, no espaço ExpoFaro.

    ExpoSocorro
    A ExpoSocorro – Feira de Materiais, Equipamentos e Serviços de Protecção, Segurança e Socorro vai estar patente na ExpoFaro a par com a Algardecor – Feira de Decoração, Móveis e Equipamentos do Lar, de 29 de Novembro a 2 de Dezembro, numa organização da Alentexpo.
    O auditório da ExpoFaro acolhe palestras relacionadas com o tema do evento. A primeira acontece às 18h00, dia 30, e diz respeito a “ISN – Passado, Presente e Futuro”. Segue-se o colóquio técnico “Formação e Segurança na perspectiva do Socorro”, dia 1, às 16h00.
    No dia 2 de Dezembro, a ExpoSocorro termina com a palestra “Protecção Civil no Algarve” (16h00) e, às 17h00, é realizada uma demonstração de desencarceramento, no espaço contíguo à Feira.

    Fonte: Observatório do Algarve
     
    Collapse Signature Expand Signature
  5. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    7,151
    Local:
    Olhão (24 m)
    Simulex 2007

    Sirenes invadem Faro

    O som de sirenes não parou durante todo o dia, no concelho de Faro. Ou não fosse este o dia do Simulex 2007, que juntou cerca de 250 bombeiros.

    “Isto é a sério, ou é só um exercício?”, perguntava, distraído, um dos muitos bombeiros presentes no Quartel dos Bombeiros Municipais de Faro. É que o som das campainhas soou hoje mais do que o habitual, no Quartel dos Bombeiros Municipais de Faro. O início dos exercícios estava previsto para pouco antes das nove da manhã, mas só perto das onze teve início um dos maiores testes dos Bombeiros a nível nacional, o Simulex 2007. A ideia partiu dos Bombeiros Municipais de Faro, que este ano comemoram 125 anos de existência: fazer um grande simulacro que pusesse à prova os meios e corporações em 24 cenários prováveis de acidentes.

    Entre eles três de grande ângulo (escalada, rappel), 9 cenários de emergência médica, dois cenários de mergulho e 9 cenários de incêndios urbanos (busca e salvamento), um deles com a utilização de produtos químicos. Este último teve de esperar pela chegada do veículo de Intervenção Química da Corporação de Bombeiros Sapadores de Setúbal, um dos quatro existentes em todo o País.

    No Cais Comercial de Faro, um dos cenários já está montado: um condutor choca acidentalmente com um pipeline que transporta gás. O condutor fica inconsciente, deflagra um incêndio e os bombeiros são chamados a intervir. Há que resgatar a vítima e extinguir o incêndio o mais rápido possível.

    “Bom, precisamos de vocês para fazer uma segunda linha de segurança” – diz um dos operacionais dos Bombeiros de Setúbal ao Comandante local, envergando o uniforme de protecção especial para combate a incêndios químicos. “Façam o que fizerem, não coloquem água no chão, porque isto é suposto ser uma fuga de gás líquido, e a água aumentará a evaporação do gás e aumentará o risco de explosão”, acrescenta.

    Este exercício não é, aliás, inédito. Vasco Jorge, um dos responsáveis da BP, a empresa petrolífera responsável pelos pipelines, adiantou ao Observatório do Algarve que anualmente a empresa realiza um destes simulacros (ainda que com menos meios) e quatro outros de acidentes mais pequenos.

    Ao todo, são descarregadas por ano no Cais Comercial de Faro 18 mil toneladas de gás butano e propano, a maior parte proveniente do Norte da Europa e do Mediterrâneo.

    “Em 40 anos, nunca houve, felizmente, nenhum acidente”, acrescentou Vasco Jorge.

    Apenas um dos 24 simulacros que envolveram, para além de Bombeiros de 14 corporações algarvias, de Lisboa (incluindo mergulhadores), Setúbal e da Lourinhã, efectivos do INEM, PSP, Autoridade Marítima, ICN, GNR, IPTM, Cruz Vermelha e claro, a Protecção Civil.

    A análise das falhas detectadas nos exercícios, relativa à capacidade de resposta perante cenários reais, fica reservada para um “debriefing” que ocorrerá no domingo, no Museu Municipal de Faro, onde serão apresentados e debatidos os resultados do Simulex 2007.


    Fonte: Observatório do Algarve

    Afinal realizou-se hoje e não no próximo dia 29, esta manhã foi a Faro e aquilo era um pandemónio era só sirenes por todo o lado, mas a maioria das pessoas pensavam que era verdade, algumas até referiram será que não foi um atentado terrorista, porque era evidente os Bombeiros fora do Algarve, principamente de Setúbal e de Lisboa:D
     
    Collapse Signature Expand Signature
  6. logic

    logic
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    27 Mar 2010
    Mensagens:
    1
    Local:
    almancil
    Fui informado pelo 1º CODIS que a festa vai começar as 8.00

    os meios vao estar concentrados no MARF.

    Venha a confusao

    cumpr,s
     

Partilhar esta Página