Guincho Velho - Parque natural Sintra Cascais

Tópico em 'Natureza e Viagens' iniciado por jonas_87 28 Jul 2015 às 20:27.

1. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Boas,

No passado Domingo fui até à costa selvagem do parque natural Sintra Cascais, a escolha foi visitar o Guincho Velho, como é apanagio desta linha de costa, paisagens deslumbrantes.

Ficam as fotos:

Collapse Signature Expand Signature
  2. Vitor TT

Vitor TT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Jan 2014
    Local:
    .
    Como já tenho referido, belo "trecho" de costa mesmo ao lado de Lisboa que vale a pena visitar :thumbsup:, e eu ando em falta, só não desço ás praias, porque sozinho não me atrevo, a não ser que tenha condições de segurança para o fazer.

jonas_87 gostou disto.
  3. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Boas Vitor

O caminho para esta praia faz-se bem, embora longo , o desnível passa os 200 metros, mas vale a pena. :cool: A próxima caminhada será a enseada de assentriz e Foz do touro.

Vitor TT gostou disto.
  4. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Carcavelos (praia) alt.20m / Póvoa de Sta.Iria
    :palmas: deslumbrantes sem dúvida as paisagens e estas belas fotos apresentam-nas com uma belíssima luz e cores de verão, com o sol da manhã bem alto! Que lindo o mar e o contraste de cores com as rochas e os nevoeiros ao longe!
    Os meus passeios a estes lugares sempre foram feitos ao fim da tarde e à noite, por isso maravilho-me com esta luminosidade das tuas fotos.

São mesmo 260m desde a estrada do Cabo da Roca, por aquelas ruas de terra batida e nomes poéticos. Os últimos troços deviam estar um pouco abarrancados. O ribeiro final, que o trilho atravessa, estava seco?
    Provavelmente continua lá o lixo e os destroços na praia, mas há mesmo uma ruína do velho cais de pedra que devia ser preservada. E deve lá continuar, claro, o velho guincho mecânico ferrugento que varava as embarcações na praia de calhaus rolados. Vejo que a água estava uma maravilha de transparência e cor, as imagens mostram-no bem, que lindas fotos! :thumbsup:

jonas_87 gostou disto.
  5. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Obrigado.
    Sim a linha de agua que se precipita arriba abaixo estava seca, por acaso assim que a vi, pensei logo que no inverno deve dar uma bela cascata.
    Ainda dei um mergulho, água estava gélida, a rondar os 15,5ºC certamente. :cold:
    A qualidade da mesma é algo brutal, mesmo limpida, mais qualidade do aquilo é impossivel.
    Olha, ainda trouxe uns burries para casa, estavam bem bons. :cool:

StormRic gostou disto.
  6. Vitor TT

Vitor TT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Jan 2014
    Local:
    .
    Tenho mesmo de o fazer, preparar mochila e a máquina claro :)

StormRic gostou disto.
  7. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Força!
    Olha este maluco...o trilho é pessimo , mas aventurou-se.

ALBIMETEO, Mr. Neves e StormRic gostaram disto.
  8. Vitor TT

Vitor TT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Jan 2014
    Local:
    .
    :thumbsup: não estou a ver onde é. mas seguramente não sei se vou a tanto, apesar de já ter vasculhado o bing.maps ( gosto mais deste, ortofotos mais recentes ) por alguns trilhos, alguns sim feitos a pé.

jonas_87 gostou disto.
  9. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Quem estava comigo garantiu-me que nunca viu jeeps a irem la abaixo, o caminho está muito mau para isso, talvez o @StormRic possa partilhar mais dados sobre isso.
    Sim Bingmaps é muito bom, um amigo meu chegou a ver os helicopetros a tirarem ortofos na zona de Cascais, isto ha coisa de 2/3 anos atras.

StormRic e Vitor TT gostaram disto.
  10. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Os 4x4 vão até à casa em ruínas. Mas depende dos barrancos que possam ter sido abertos no estradão recentemente, já lá não vou há mais de um ano. Para poupar a viatura costumam deixar cá em cima no largo da última propriedade, mas daí para baixo continua a ser praticamente 95% do esforço necessário.

É essencialmente pedregoso, mas para quem está habituado a provas de todo-o-terreno não deve ser nada de especial:

Daqui para baixo só a pé, claro, não puxa pelo fôlego, é curto comparado com o resto para cima, mas é preciso cuidado e paciência nos passos.

11. Vitor TT

Vitor TT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Jan 2014
    Local:
    .
    Já vi onde é, e pensava que já tinha chegado na parte de cima mas não, pois estive a analisar os "tracks" GPS, onde estive foi num vale um pouco mais abaixo e num caminho acima deste acesso, mas estive quase lá, não dei foi com o acesso, humm, acho que já sei onde vou amanhã a tarde :w00t:

está aqui uma das fotos que tirei, no acesso um pouco mais a norte,

ALBIMETEO, StormRic e jonas_87 gostaram disto.
  12. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    É linda esta vista não é? Eu podia dar mais dicas, mas... bem sei que estragava o prazer da descoberta.;)

Vitor TT gostou disto.
  13. Vitor TT

Vitor TT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Jan 2014
    Local:
    .
    Podes crer :D;), eu que adoro navegação/orientação, pena que os meus joelhos me retirem um pouco este prazer na forma pedestre devido ás dores e é por isto que receio andar sozinho por este tipo de trilhos,
    ainda ontem (Sábado ) estive a "porta" desse trilho, já era tarde e não levava a viatura indicada, mas certamente o farei provávelmente a pé e alias não fosse levar as ortofotos no GPS não era fácil descobrir a entrada, já está algo tapada de vegetação.

StormRic gostou disto.

Partilhar esta Página