Homem vs Natureza

Tópico em 'Media' iniciado por criz0r 2 Nov 2009 às 19:49.

  1. criz0r

    criz0r
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Abr 2008
    Mensagens:
    1,678
    Local:
    Almada - Cova da Piedade (Altitude: 25m)
    A capital da China amanheceu hoje coberta por um grande nevão, o primeiro da temporada, que foi provocado de forma artificial para aliviar a aguda seca sofrida pelo país, segundo informou a agência oficial "Xinhua".

    Uma camada branca cobre hoje a maior parte da cidade depois que o Observatório Meteorológico Municipal da capital chinesa emitiu uma advertência de forte frio para ontem à noite.

    Esta não é a primeira vez que a China recorre a métodos artificiais para provocar ou aumentar a neve, já que o mês passado de Fevereiro, depois de mais de 100 dias de seca, o Exército foi mobilizado para que um avião da força aérea liberasse 400 litros de nitrogénio líquido.

    Enquanto outros 200 soldados lançaram foguetes de iodeto de prata, um catalisador que gera uma reacção química em contacto com as nuvens, liberando hidrogénio, e este por sua vez, ao combinar-se com o oxigénio da atmosfera, produz água ou neve, segundo a temperatura.

    Para a neve de hoje, a imprensa oficial não informa dos métodos utilizados, enquanto os meios de comunicação locais a chamam de "presente", embora espera-se que traga problemas ao trânsito da cidade.

    "Os nevões e as estradas molhadas definitivamente causam engarrafamentos na cidade", disse um motorista de táxi local.

    "Mas, felizmente, hoje é domingo, quando a maioria de pessoas não tem que ir trabalhar", acrescentou o taxista.

    -> http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/11/01/ult1766u33934.jhtm
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. joseoliveira

    joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    18 Abr 2009
    Mensagens:
    2,889
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Muito provavelmente o deserto de Gobi poderá ser o principal responsável por tal seca extrema!

    Desde o planalto desértico da Ásia central e sendo uma vasta área climaticamente exposta a grandes rigores térmicos, as temperaturas por esta altura já poderão atingir níveis bastante baixos dado também à existência quase constante de massas de ar extremamente seco.

    A Estepe é a paisagem dominante e a areia é um elemento que por aquelas paragens não falta, o que para além de ser transportada desde esta região até vastas áreas do Noroeste da China, reflectindo-se no preocupante avanço deste deserto em áreas antes bastante férteis e de alto índice produtivo. Actualmente muitas localidades na região já sucumbiram ao poder das areias e presentemente encontram-se abandonadas.

    Resta saber qual o saldo actual do mega projecto de reflorestação levado a cabo pelo governo Chinês que envolveu e ainda envolve um elevadíssimo número de voluntários (tem sido um trabalho contínuo) no cultivo de espécies arborícolas adaptadas a condições como as que por lá se verificam, com vista a travar o avanço das dunas deste deserto que teima em aumentar de área! :shocking:
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página