Humidex

Leonel

Cirrus
Registo
17 Jan 2013
Mensagens
2
Local
Tomar
Olá

"ah lá fora o frio aguenta-se melhor que aqui em portugal" é uma frase comum. E não apenas por causa de a sopa ser melhor na casa da vizinha.

Quanto tentei investigar o tema, encontrei o indice de conforto (?) HUMIDEX. Há muitas tabelas que relacionam a Temperatura acima dos 20ºC com a humidade relativa.

humidex043.jpg


De facto, em temperaturas acima de 24 ou 25ºC, com aumento da humidade aumenta a sensação de calor (dando sensação de 28 ou 30ºC, pois diminui a capacidade de evaporação da pele e a consequente sensaçao de frescura associada ao vento (wind chill factor, pode ser visto aqui).

O que se constata é que quando a temperatura baixa dos 17 ou 18ºC, o aumento da humidade relativa resulta num aumento da condutibilidade térmica do ar. Se a derme está a 37ºC, arrefece mais quanto mais calor conduzir o ar sobre a pele, dentro das roupas, etc. Portanto, com elevados valores de humidade, a sensação de calor baixa para 15 ou 16ºC.

Aqui até ha conflito de valores, se olharmos para esta tabela a seguir. Como sabemos, estes dados nao são com origem académica, onde por vezes ha conflitos, quanto mais pela net.

humidex-easierventilation.bmp


Pois infelizmente, não encontro tabelas para valores abaixo dos 20ºC. Gostava de comparar especificamente estes indices de conforto.

Nos dominios da higiene e segurança no trabalho, os países nordicos tem estudos academicos muito exaustivos (subsidiados pela UE) sobre o isolamento e taxa de transferencia de calor do vestuario para trabalhadores no exterior, porém, nao ponderam a humidade, que é reduzida. Por cá é que complica...

Em resumo, alguem conhece tabelas de HUMIDEX ou equiparados para valores abaixo de 20ºC?